Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 A sarna nas ratazanas

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

A sarna nas ratazanas  Empty
MensagemAssunto: A sarna nas ratazanas    A sarna nas ratazanas  Icon_minitimeQui Abr 19, 2012 9:57 pm

Citando a Joana Búzio:

"A sarna sarcoptica nas ratz comporta-se de maneira totalmente diferente de nos restantes animais. Caso encontre umas borbulhinhas em forma de pêra nas orelhas siga urgentemente para o veterinário para que o animal possa receber o tratamento adequado.
A sarna sarcóptica nas ratazanas apenas afecta as orelhas, nariz, cauda e por vezes as patas. Num estado avançado as orelhas parecem rendilhadas com feridas e, ao contrário do efeito nos restantes mamíferos, só dá comichão numa fase avançada.
A sarna nas ratz é rápida a tratar desde que seja feito o tratamento adequado.

Passo a transcrever um artigo de um sítio que conheço."

Figure 2: Sarcoptes mites
Case history and photos

PATIENT: Sunny, a male rat born November 1, 1996, owned by RMCA member, Lisa Westplate.

Clinical Signs
First visit: February 2, 1997.
Sunny is a nice rat, very alert, eats and drinks normally; only his ears seem to be a bit irregular. There are many little, papillome-like irregularities on both ears. The rat is not bothered by any pruritus (itching). The rest of the body is perfect.

Second visit: February 25, 1997.
It is getting worse. Now the rat has pruritus (the ears are crusty). The rest of the body is still completely normal.

Third visit: February 28, 1997, University of Utrecht.
The rat is anesthetized and little parts of the ear are examined under the microscope. Surprise - there are a lot of sarcoptes mites. This is a rather unique phenomenon among rats.

A sarna nas ratazanas  Sunny1Lisas
Sunny Before Treatment

A sarna nas ratazanas  Sunny2
Sunny After Treatment

in http://ratguide.com/health/figures/ectoparasites_figure_2.php

Continuando a abordar o assunto.
As ratazanas podem ser afectadas por vários tipos de sarna (Demodex spp; Notoedres muris; Sarcoptes scabiei). Esta é causada pela presença de ácaros, parasitas. Apesar de não afectar apenas as ratazanas, esta sarna não se transmite aos humanos, nem aos nossos cães ou gatos. No entanto é transmissível entre as ratazanas, pelo que os animais afectados devem ser de imediato postos em quarentena.

Os parasitas que causam sarna não são facilmente eliminados com uma simples desparasitação. É necessário fazer um tratamento de pelo menos quinze dias, mas que se pode estender de caso para caso. O tratamento é feito recorrendo a um medicamento à base de ivermectina (ivomec ou ivomectrin), um antibiótico e um anti inflamatório. É crucial que seja o veterinário a analisar e medicar o animal, e de preferência um veterinário especializado em exóticos, pois como já foi dito, a sarna afecta as ratazanas de uma maneira muito particular.

A sarna pode ser mortal, afectando os animais mais frágeis, os muito pequenos ou idosos, de uma maneira terrível.
Mas iniciando o tratamento cedo e seguindo-o escrupulosamente durante o tempo necessário, a doença pode ser curada Wink
Ir para o topo Ir para baixo
alvespaula

avatar


Feminino Mensagens : 31
Data de inscrição : 18/05/2012
Idade : 46
Localização : | lisboa |

A sarna nas ratazanas  Empty
MensagemAssunto: Re: A sarna nas ratazanas    A sarna nas ratazanas  Icon_minitimeSáb Jun 02, 2012 10:06 pm

obrigada pelas informações...

cá em casa as sarnas são uma constante mas não faço a minima ideia que tipo de sarna será pois nunca foi testada.
mas observei uma coisa curiosa:

a texuga e a nina foram adoptadas de uma loja de animais. a nina vinha grávida.

o biggy, filho da nina, com 4 meses, em fevereiro 2011, foi o primeiro caso de sarna cá em casa e depois de uma consulta num determinado hospital decidi na semana seguinte mudar para outro, o da faculdade de medicina veterinária em lisboa, e informaram-me que todas as ratazanas que tinha cá em casa teriam de fazer tratamento independentemente de terem ou não sintomas. também teria de deitar todos os brinquedos e camas fora e aquilo que não podia substituir, gaiola, tubos, etc, desinfectar com lixívia e água a ferver. assim andei durante 3 semanas e respeitei a desinfecção dos materiais, que ainda mantenho.

passado 2/3 meses o biggy aparece novamente com os sintomas de sarna mas desta vez desloquei-me a uma vet aqui ao pé da minha casa, que já conhecia de uma situação de salvamento, mesmo que ela não fosse vet de exóticos. mas decidi não levar as fêmeas... disse á vet que as manteria sob observação diária. o biggy fez o tratamento e as fêmeas nada de sarna.

em setembro de 2011 o biggy apanha sarna novamente... repetiu-se a mesma história: fêmeas nada de sarna.

em fevereiro 2012 aparece a mini , que é também filha da nina, com sarna. e o biggy aparece com sintomas logo no mesmo dia. mas as outras duas fêmeas nada de sarna.

observei então que apenas os filhos da nina é que têm sarna e não sei que sarna é mas não se pega ás outras. bom, ou se se pega o organismo delas trata disso sozinho.

arrisquei conscientemente mas decidi que se as duas ratazanas mais velhas NUNCA tiveram sarna porque razão haveriam de andar a levar injecções de ivomec? sendo um desparasitante fortíssimo e dolorosa a injecção para quê submetê-las a tal? entendo que os veterinários apostem na prevenção mas no caso das minhas, como observei, seria excessivo. até me senti mal por tê-las feito passar pelo tratamento no ano passado que era um grande stress pois elas não estavam manuseadas... até fico com um apertozito no peito.

presentemente fazem todos uma ampola de prevenção e desde fevereiro que nem a mini nem o biggy têm sarna.

cumprimentos,
paula
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

A sarna nas ratazanas  Empty
MensagemAssunto: Re: A sarna nas ratazanas    A sarna nas ratazanas  Icon_minitimeDom Jun 03, 2012 1:49 am

Bem... mas que relato curioso!

Só para ter certeza, os sintomas que apresentavam eram estes, as borbulhinhas nas orelhas?
Alguns dos vets fez raspagem do local afectado e observação ao microscópio para confirmar se encontrava o ácaro?

Contaste ao vet isto, de só os filhotes da Nina apresentarem sintomas? Que disse ele/ela?
Acho muito particular. Vou ler mais um bocadinho e ver se encontro algum caso semelhante.

Obrigada pela partilha! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
alvespaula

avatar


Feminino Mensagens : 31
Data de inscrição : 18/05/2012
Idade : 46
Localização : | lisboa |

A sarna nas ratazanas  Empty
MensagemAssunto: Re: A sarna nas ratazanas    A sarna nas ratazanas  Icon_minitimeDom Jun 03, 2012 10:40 pm

boa noite,

esqueci-me de indicar os sintomas que tiveram mas nunca apresentaram lesões nas orelhas, patas ou cauda.
começou sempre pelo excessivo coçar e aparecimento de feridas primeiro no queixo e pescoço, depois nas bochechas e atrás das orelhas e por fim no resto do corpo. como não tenho uma foto do biggy com as feridas na pele encontrei esta que representa bem o tipo de ferimentos que apresentaram:

https://2img.net/r/ihimizer/img41/4636/mites.jpg

em relação ás raspagens aconteceu o seguinte:

- no primeiro hospital veterinário fizeram ao biggy uma prova de fita-cola com o seguinte resultado: presença de Malassezia spp., resultado: dermatite micótica (entretanto mudei de hospital aconselhada por ti, maria, devido a uma má experiência tua)

- no segundo hospital veterinário, o da faculdade de medicina veterinária, não fizeram raspagem cutanêa mas mostrei o resultado do exame do biggy pois tinham apenas passado 6 dias desde que me tinha dirigido ao primeiro hospital. mas foi lá que a responsável pelos exóticos me informou que eram ácaros a provocar aquela sarnazita. daí todas as ratazanas terem sido desparazitadas na altura pois supostamente estariam ou seriam todas afectadas.

- quando o biggy aparece com sintomas novamente e já sabia o que era dirigi-me a uma clinica aqui ao pé da minha casa e apresentei todo o quadro clinico anterior. a dra. que os segue actualmente fez no verão passado uma raspagem ao biggy mas por causa da malassezia que começou a ser tratada por ela (é só um banho de champô ou limpeza com discos) porque nos hospitais anteriores ninguém me informou que tinha tratamento.

actualmente eles fazem uma ampola desparazitante na veterinária e ainda não tivemos ácaros desde fevereiro deste ano. mas se por acaso voltarem a aparecer vou pedir á dra. um exame de pele mais rigoroso para determinar o que ataca realmente estes bicharocos.

se te lembrares de mais alguma questão escreve aqui...

paula
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

A sarna nas ratazanas  Empty
MensagemAssunto: Re: A sarna nas ratazanas    A sarna nas ratazanas  Icon_minitimeDom Jun 03, 2012 11:30 pm

Nunca apresentaram as borbulhinhas nas orelhas, patas ou cauda?...
Mas então não será sarna... é assim que a sarna se manifesta.

Há outros ácaros e parasitas que podem afectar as ratz. Assim os teus podem ser afectados por outra coisa, sem ser sarna!...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A sarna nas ratazanas  Empty
MensagemAssunto: Re: A sarna nas ratazanas    A sarna nas ratazanas  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
A sarna nas ratazanas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» AS MINHAS RATAZANAS
» As ratazanas da Siwain
» Ratazanas à solta!
» As ratazanas e as cores
» Ratazanas do Piscas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Cuidados :: Saúde-
Ir para: