Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 urina - LEPTOSPIROSE

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
crispx

crispx


Masculino Mensagens : 125
Data de inscrição : 22/02/2012
Localização : Barreiro

urina - LEPTOSPIROSE Empty
MensagemAssunto: urina - LEPTOSPIROSE   urina - LEPTOSPIROSE Icon_minitimeDom maio 27, 2012 9:43 pm

olá.

tem-se falado muito na doença que é contagiada pela urina dos ratos/ratazanas.
aqui por casa (os meus pais) ainda tem esse receio apesar de eu já lhe ter explicado que as minhas meninas são domésticas e não têm doenças que se peguem a nós humanos, vinha aqui ver se relatavam a vossa opinião para reforçar a coisa Rolling Eyes

isto porque as minhas meninas costumo-as soltar em cima da minha secretária e elas exploram e andam por todo o lado e como ainda são novitas lá largam uma gotita ou outra de xixi (pois ainda não estão 100%confiantes acho eu..)

Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

urina - LEPTOSPIROSE Empty
MensagemAssunto: Re: urina - LEPTOSPIROSE   urina - LEPTOSPIROSE Icon_minitimeSeg maio 28, 2012 1:03 am

A doença que os teus pais temem é a Leptospirose.

É uma zoonose provocada por uma bactéria, que afecta animais e pessoas.
A doença é transmitida pela urina de rato e pela água, principalmente de enchentes ou poços.

Existe em duas formas:
- anictérica, a mais comum e mais benigna;
- ictérica, a mais rara e que pode ser fatal.

Os sintomas podem variar entre febre alta, dores de cabeça, dores musculares (com incidência nos membros inferiores), dores abdominais, dores articulares náuseas, vómitos, diarreia, olhos vermelhos, manchas pelo corpo, entre vários outros sintomas (sim, são muitos sintomas que podem existir juntos ou não, por isso o diagonóstico da doença é difícil). Na maioria dos casos o paciente melhora após uma semana. Nos casos de icterícia o paciente apresenta uma cor amarelada após o terceiro dia. Esses são os casos mais complicados de tratar. O tratamento é feito com antibióticos e estreptomicina ou dihidroestreptomicina, para eliminar a bactéria dos rins.

A leptospirose em Portugal:
http://www.eurosurveillance.org/ViewArticle.aspx?ArticleId=63&LanguageId=4

A leptospirose e a ratazana doméstica:
http://www.afrma.org/med_leptospirosis.htm

Não é uma doença comum e não é comum os nossos ratos de estimação carregarem a bactéria.
O que pode acontecer é serem contaminados ao ter contacto com ratazanas selvagens. Por isso é tão importante certificarmo-nos que as nossas ratazanas, a sua comida ou objectos não têm contacto com animais selvagens, e por isso não gosto de levar as minhas para a rua, para parques ou outros espaços onde possa ter estado uma ratazana selvagem. Os nossos cães e gatos também podem apanhar a doença, da mesma maneira. É uma questão de prevenção. Há alguma probabilidade de acontecer, sim... mas é tão grande o risco com as tuas ratz como com um cão, um gato ou um coelho.
Ir para o topo Ir para baixo
crispx

crispx


Masculino Mensagens : 125
Data de inscrição : 22/02/2012
Localização : Barreiro

urina - LEPTOSPIROSE Empty
MensagemAssunto: Re: urina - LEPTOSPIROSE   urina - LEPTOSPIROSE Icon_minitimeSeg maio 28, 2012 3:21 pm

grato pelas dicas Wink

sim as minhas estão sempre em casa na gaiola. as vezes solto-as mas dentro de casa. por tanto contacto com ratazanas selvagens é nula.
em relação aos alimentos além da ração (embalada e selada) os alimentos que lhes dou lavo-os sempre bem como se fossem para eu comer.

penso que não haja forma de haver contágios. mas pronto espero que com o tempo elas percam o medo que ainda tem e deixem de deixar gotitas de xixi sempre que eu espirro ou deixo cair alguma coisa sem querer Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

urina - LEPTOSPIROSE Empty
MensagemAssunto: Re: urina - LEPTOSPIROSE   urina - LEPTOSPIROSE Icon_minitimeSeg maio 28, 2012 7:30 pm

Pronto, é só para ficares mais descansado Very Happy
É possível elas contraírem a doença, mas com os cuidados devidos é muito pouco provável!...
As minhas também andam soltas pela casa, e claro que por vezes saem à rua, para ir ao vet ou por outro motivo, mas aí elas estão sempre na transportadora ou no meu colo. Assim é risco é mesmo muito pequeno!...
Ir para o topo Ir para baixo
búzio

búzio


Mensagens : 74
Data de inscrição : 24/02/2012

urina - LEPTOSPIROSE Empty
MensagemAssunto: Re: urina - LEPTOSPIROSE   urina - LEPTOSPIROSE Icon_minitimeTer maio 29, 2012 2:33 pm

crispx escreveu:
tem esse receio apesar de eu já lhe ter explicado que as minhas meninas são domésticas e não têm doenças que se peguem a nós humanos,
É um bocadinho perigoso pensar assim. As ratazanas pegam-nos doenças sim e vice-versa, também lhes pegamos. Aliás, Acontece com todos os animais domésticos, sendo por isso importante a higiene e cuidados de saúde adequados.
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

urina - LEPTOSPIROSE Empty
MensagemAssunto: Re: urina - LEPTOSPIROSE   urina - LEPTOSPIROSE Icon_minitimeQua Abr 01, 2015 10:52 pm

Eeeee 200 anos depois reparo na resposta xD
Tens toda a razão, buzio!
Ir para o topo Ir para baixo
búzio

búzio


Mensagens : 74
Data de inscrição : 24/02/2012

urina - LEPTOSPIROSE Empty
MensagemAssunto: Re: urina - LEPTOSPIROSE   urina - LEPTOSPIROSE Icon_minitimeSáb Abr 25, 2015 2:01 pm

ah, e os cães também apanham lepstospira, por isso é que devem ser vacinados.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





urina - LEPTOSPIROSE Empty
MensagemAssunto: Re: urina - LEPTOSPIROSE   urina - LEPTOSPIROSE Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
urina - LEPTOSPIROSE
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» sempre que as solto largam pingas de urina :(

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Cuidados :: Saúde-
Ir para: