Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 [ hernia inguinal ]

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
alvespaula

avatar


Feminino Mensagens : 31
Data de inscrição : 18/05/2012
Idade : 46
Localização : | lisboa |

[ hernia inguinal ] Empty
MensagemAssunto: [ hernia inguinal ]   [ hernia inguinal ] Icon_minitimeSáb Set 29, 2012 11:55 am

boa tarde,

com 2 anos e 5 meses a minha velhota nina está com uma hernia inguinal.
a cirurgia está marcada para quarta-feira e espero que ela aguente porque tirando a hernia ela está óptima... come, bebe, lava-se, sai da gaiola para a sua voltinha diária...

alguém conhece um caso idêntico ou já passou pelo mesmo?

cumprimentos,
paula
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

[ hernia inguinal ] Empty
MensagemAssunto: Re: [ hernia inguinal ]   [ hernia inguinal ] Icon_minitimeDom Set 30, 2012 3:04 pm

Não, nunca vi nenhum caso assim! Shocked

Ora deixa cá ver o que se pode encontrar pelo St.Google...

"Umbilical Hernia's occur most commonly in most species of mammals including humans. Umbilical hernia is a protrusion of abdominal contents through the umbilical ring: an opening through the abdominal wall through which the umbilical chord has passed in fetal life and which under normal circumstances would close shortly after birth. If there is a failure in proper closure the skin within this region can not withstand intra-abdominal pressure and as a result a hernia sack is formed.

This is composed of the peritoneum enclosing the protruding intestines as well as tissue layers outside it in this area.

Depending on the severity of the hernia no distress is caused to the animal. By gently massaging the hernia back inside the abdominal wall you can sometimes reduce or help it to heal up completely in infants. At times the wall will close naturally, but takes a little longer than the norm.

Umbilical Hernias can be caused by both genetic mutations as well as chemical 'once off' mutations."

in L.A Moore, P.J Schaible, Inheritance of umbilical hernias in rats, Pp 273 - 278
Copiado de http://theratnation.com/Guide/Umbilical-hernia.php

Pela descrição aqui, não parece que uma hérnia cause dor por aí além. Disseste que ela está a comer normalmente e a fazer uma vida normal. Será que se justifica uma intervenção cirúrgica, com todos os riscos que comporta num animal tão pequeno, especialmente num que já está na idade da reforma?

Eu costumava ir a este fórum canadiano sempre que tinha uma questão mais complicada, para a qual precisasse de uma segunda opinião. Fiz uma pesquisa por "hernia" lá e achei este tópico: http://www.ratshackforum.com/forum/viewtopic.php?f=21&t=30145&hilit=hernia
No caso do tópico não se trata de uma hérnia, mas de um tumor mamário. No entanto a Jo, moderadora do fórum, fala num ratz que teve com uma hérnia e que como esta não o incomodava, deixou estar. Já a mãe dela teve outro ratz com uma hérnia e decidiu operar. Ambas são pessoas que fazem rescue e pelas quais já passaram centenas de ratz. Outra pessoa (mamarat, que já me ajudou várias vezes) diz que também teve duas ratz com hérnias e que decidiu operar mas apenas por decisão sua, porque o vet disse que desde que não houvessem alterações, as ratz não teriam problemas em viver com hérnias.

Dois anos e cinco meses é uma idade bonita. O máximo que os meus ratinhos já viveram foi essa idade e chegaram lá bastante envelhecidos. O meu Mr.Floyd ganhou um tumor com essa idade, que se tornou desconfortável muito rapidamente. Tendo em conta o risco da operação e as dificuldades do pós operatório, preferi eutanasiar. Mas esse era um rato muito envelhecido, que já tinha sido operado a um tumor antes, que arrastada as patinhas traseiras e que já estava em sofrimento devido ao novo tumor.

A Nina é uma ratinha mais autónoma, mais jovem ainda, certo? Os riscos seriam menores para ela, com sorte. Mas se a hérnia não a está a incomodar... pensaria muito bem se valeria a pena submete-la a uma cirurgia. Boa sorte para as duas <3
Ir para o topo Ir para baixo
alvespaula

avatar


Feminino Mensagens : 31
Data de inscrição : 18/05/2012
Idade : 46
Localização : | lisboa |

[ hernia inguinal ] Empty
MensagemAssunto: Re: [ hernia inguinal ]   [ hernia inguinal ] Icon_minitimeSeg Out 01, 2012 12:47 pm

obrigada maria, já tinha feito uma pesquisa e estas hernias são pouco frequentes em ratzs e a nina tem uma hernia inguinal e não umbilical... está alojada na virilha e ela já está a ser seguida há um mês altura que detectei o alto. não foi logo operada precisamente porque ela continuava a fazer a sua vida... acontece que num mês a hernia triplicou e de a arrastar no chão fez um hematoma que criou um pequeno canal de onde sangra... coitadita... ela já tem alguma dificuldade em mexer a pata porque aquela trampa de hernia lhe bloqueia os movimentos.

eu tenho andado a adiar a cirurgia precisamente pelos riscos mas a única maneira de voltar a pôr os intestinos no lugar é através da cirurgia. já viste que porcaria... é um tiro no escuro... ou a deixo e a hernia corre o risco de estrangular ou de apanhar o tracto urinário pelo meio ou opero e corre tudo bem ou morre...

tudo isto é demasiado ingrato... ela não merecia isto. tenho pesadelos e o coração mirradinho de tanta angústia...

amanhã ela tem consulta e vou ver em que ponto estamos... e para ajudar á festa a mini, filha da nina, está com um nodulo.

mais uma vez obrigada,
paula
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

[ hernia inguinal ] Empty
MensagemAssunto: Re: [ hernia inguinal ]   [ hernia inguinal ] Icon_minitimeSeg Out 01, 2012 1:40 pm

Pois, assim é diferente, já começou a afectar a vida dela Neutral

Sendo assim arriscava... mas sempre preparando-me para a eventualidade de ela não melhorar com a cirurgia e ser preciso dar-lhe descanso...
Boa sorte e muuuuita coragem <3
Ir para o topo Ir para baixo
Siwain
Admin
Siwain


Feminino Mensagens : 413
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 40
Localização : Algarve

[ hernia inguinal ] Empty
MensagemAssunto: Re: [ hernia inguinal ]   [ hernia inguinal ] Icon_minitimeTer Out 02, 2012 5:08 pm

Coitadinha! 🇳🇴 Boa sorte, que corra tudo bem com a pequenina!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ratz.pt
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

[ hernia inguinal ] Empty
MensagemAssunto: Re: [ hernia inguinal ]   [ hernia inguinal ] Icon_minitimeSáb Out 06, 2012 12:25 am

Como correu?...
Ir para o topo Ir para baixo
alvespaula

avatar


Feminino Mensagens : 31
Data de inscrição : 18/05/2012
Idade : 46
Localização : | lisboa |

[ hernia inguinal ] Empty
MensagemAssunto: Re: [ hernia inguinal ]   [ hernia inguinal ] Icon_minitimeQui Out 18, 2012 12:18 pm

olá,

em primeiro lugar quero pedir desculpa pela resposta tardia mas estes últimos dias têm sido bastante angustiantes e em segundo quero agradecer-vos pela vossa atenção e preocupação.

não tenho boas notícias para partilhar com vocês...

a minha doce nina era para ter sido operada no dia 3 de outubro, acontece que a veterinária não estava na clínica no dia antes da cirurgia para a ver e para falarmos e desmarquei a cirurgia. a nina teve então consulta no dia 4 de outubro e iriamos marcar a cirurgia para a semana seguinte... infelizmente, a vet teve uma complicação da sua gravidez e foi internada na semana passada.

voltei à estaca zero... tinha duas opções: continuava na mesma clínica com outra vet ou mudaria de clínica. optei pela segunda porque já conhecia a dra. sandra jesus da faculdade de medicina vet. aqui em lisboa aquando das desparazitações dos miúdos e das miúdas, no ano passado.

a dra. sandra dá consultas a exóticos na faculdade todas as terças-feiras entre as 09 horas e as 15 horas e até esta última segunda, dia 15, a nina fez a sua vidinha normalmente apesar de a "bola de golfe" já a atrapalhar nos movimentos.

de segunda para terça a nina teve uma hemorragia vaginal maciça... e, apesar de estar a comer e a fazer a sua vidinha quando a enfiei na transportadora para irmos ao hospital, aquela perda de sangue tão brutal não era coisa boa... nem sei como ela ainda estava viva...

no hospital a dra. sandra, na primeira observação, pôs a hipótese de hérnia com encarceramento do útero mas a radiografia que a nina fez após a palpação revelou-se inconclusiva e só na cirurgia é que se teria a noção do que se passava ali... foi operada de urgência.

sobreviveu não a uma mas a duas cirurgias... não tinha uma hérnia mas um tumor mamário sem ligação ao abdómen (primeira cirurgia) e no útero tinha uma massa móvel no corno uterino esquerdo... segunda cirurgia, histerectomia... e sobreviveu a minha doce nina... viveu mais 1 dia e meio após esta violentíssima cirurgia...

ontem de manhã estava vivaça: comeu sozinha, bebeu sozinha e ainda tentou trepar as grades da gaiola-enfermaria que preparei para ela... uma tonta...

á noite a minha doce nina foi-se muito abaixo... faltavam-lhe as forças... e pelas duas da manhã de hoje a minha doce nina deu os últimos suspiros na minha mão... é uma dor... um desnorteio tão grande... nem sei explicar como me sinto...

a minha querida e doce nina partiu... uma lutadora...

mais uma vez, obrigada a todos e todas pela atenção,

paula
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

[ hernia inguinal ] Empty
MensagemAssunto: Re: [ hernia inguinal ]   [ hernia inguinal ] Icon_minitimeSex Out 19, 2012 11:52 am

Que nina lutadora!!!...
Resistiu a muito... assim como a alvespaula.
Estas situações são sempre terrívies de se viver. Um abraço com muita força <3
Ir para o topo Ir para baixo
Siwain
Admin
Siwain


Feminino Mensagens : 413
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 40
Localização : Algarve

[ hernia inguinal ] Empty
MensagemAssunto: Re: [ hernia inguinal ]   [ hernia inguinal ] Icon_minitimeSex Out 19, 2012 1:22 pm

Que triste... Sad Teve a Nina muita sorte em ter encontrado uma dona que tivesse tanto amor e cuidado por ela. Os meus pêsames.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ratz.pt
Conteúdo patrocinado





[ hernia inguinal ] Empty
MensagemAssunto: Re: [ hernia inguinal ]   [ hernia inguinal ] Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
[ hernia inguinal ]
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Cuidados :: Saúde-
Ir para: