Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Genética fácil para todos

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
CH2O2

avatar


Mensagens : 27
Data de inscrição : 21/04/2013

Genética fácil para todos Empty
MensagemAssunto: Genética fácil para todos   Genética fácil para todos Icon_minitimeDom Abr 21, 2013 3:40 am

Tenho as minhas primeiras ratazanas há poucos dias (estou a adorar!!!) e tal como com todos os meus animais, fui pesquisar um pouco da sua genética. O resultado foi uma avalanche de informação apresentada a vulso e mal sistematizada. Isto não é uma crítica, não me crucifiquem já, lol. É normal que assim seja porque a maioria das pessoas que se dedica a apresentar esta informação não teve uma educação nessa área.
Por exemplo, neste fórum encontro esta informação: Agouti - Genética: ABCDPRM. Suponho que cada letra se refira a um locus, (embora só consiga deduzir isso pelo texto que vem a seguir). Mas uma vez que neste fórum é usado o símbolo du (com 2 letras) para a característica dumbo, fico na dúvida. Qualquer pessoa que ainda não conheça os símbolos usados para a genética das ratz vai perguntar A = ?, B = ? A que característica se refere cada letra?

Assim sendo, aqui fica uma sugestão de uma forma mais intuitiva e sistemática para apresentar a genética das ratz. As tabelas seguintes estão ainda incompletas e serão completadas à medida que me familiarizo com a genética nas ratazanas. Agradeço eventuais correcções.

Lista dos genes conhecidos:
                                                                                                                                                    
FenótipoSímbolo do alelo selvagemSímbolo da mutaçãoComentário / explicação do fenótipo
DumboDu (normal, não dumbo)du (dumbo)Mutação recessiva. Afecta a posição e forma das orelhas.
AgoutiA (agouti)a (negro sólido)
ChocolateB (preto)b (chocolate)Mutação recessiva. Determina se a melanina é preta ou castanha.
ChinchilaC (normal)Cch (chinchila)a completar
SiamêsC (normal)cha completar
AlbinismoC (normal)ca completar
DiluídoD (normal, não diluido)d (diluido)Mutação recessiva. Provoca a aglomeração de pigmento na base do pelo e menos pigmento na ponta.
CinzentoG (normal, não cinzento)g (cinzento)Mutação recessiva. Origina uma cor diluída de cinzento azulado. De acordo com AFRMA existe ainda outro gene para esta característica)
Mink ou LilacM (normal, não mink)m (mink)Mutação recessiva.Causa diluição do pigmento negro e confere um aspecto cinzento acastanhado
Merleme (normal, não merle)Me (merle)Mutação dominante. Origina manchas mais escuras por todo o corpo.
Pink EyeP (normal, olhos negros)p (olhos vermelhos)Mutação recessiva. Causa uma diluição da melanina originando olhos vermelhos e cor do corpo clara
Red EyeR (normal, olhos negros)r (olhos rubi)Semelhante a Pink Eye mas menos intenso.
Pearlpe (normal, não pearl)Pe (pearl)Mutação dominante, letal em indivíduos homozigóticos. Origina pelos em que apenas a extremidade tem coloração e a base é branca. Só se verifica este efeito em indivíduos Mink ou Lilac.
Roan
Berkshire
Hooded

Tendo em consideração os genes identificados na tabela anterior, analisemos agora o efeito de combinações desses genes, tendo como base o genótipo AA-BB-CC-DD-GG-MM-PP-RR que representa uma ratazana agouti sem qualquer mutação. Cada par de letras representa um gene. Existem 2 letras em cada gene pois todas as ratz recebem recebem uma cópia desse gene de cada progenitor. Separei cada gene com um "-" para facilitar a leitura do genótipo.

Fenótipos causado pelo efeito conjugado de múltiplos genes e respectivos genótipos.
                                                                        
FenótipoGenótipocomentário / explicação do fenótipo
ChampagneAA-BB-CC-DD-GG-MM-PP-RRA completar (ver site afarma pink eye)
Silver Fawn ou AmberAA-BB-CC-DD-GG-MM-PP-RR  A completar (ver site afarma pink eye)
SilverAA-BB-CC-DD-GG-MM-PP-RR  A completar (ver site afarma pink eye)
PearlAA-BB-CC-DD-GG-MM-PP-RR  A completar (ver site afarma Pearl). Seleccionado para maior quantidade de branco na base do pelo.
Silver MinkAA-BB-CC-DD-GG-MM-PP-RRA completar (ver site afarma Pearl). O mesmo que Pearl mas seleccionado para extremidade do pelo de cor mais escura
Silver LilacAA-BB-CC-DD-GG-MM-PP-RRA completar (ver site afarma Pearl). O mesmo que Pearl mas seleccionado para extremidade do pelo de cor mais clara.
Cinnamon PearlAA-BB-CC-DD-GG-MM-PP-RR  A completar (ver site afarma Pearl)
BeigeAA-BB-CC-DD-GG-MM-PP-RR  A completar (ver site afarma Red Eye)
FawnAA-BB-CC-DD-GG-MM-PP-RRA completar (ver site afarma Red Eye)
ChocolateAA-BB-CC-DD-GG-MM-PP-RR
HymalaiaAA-BB-CC-DD-GG-MM-PP-RR
Cada locus deve apresentar ambos os símbolos do par de alelos que o constitui. O genótipo é apresentado como uma sequência dos vários locus. Na escrita de um genótipo, cada locus pode estar separado por um espaço ou vírgula ou barra. Por exemplo AA Bb cc ou AA/Bb/cc ou AA,Bb,cc. Preferencialmente deve-se apresentar todos os genótipos possíveis de um determinado fenótipo. Contudo, na prática e porque não faz diferença para o fenótipo, há quem omita um dos símbolos de um par de alelos sempre que está presente pelo menos um alelo dominante nesse par. Repetindo o exemplo anterior o genótipo simplificado seria escrito por exemplo A B cc ou A/B/cc ou A,B,cc.


Espero que a minha sugestão seja útil Wink


Última edição por CH2O2 em Qui Jul 14, 2016 5:37 am, editado 44 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Siwain
Admin
Siwain


Feminino Mensagens : 413
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 40
Localização : Algarve

Genética fácil para todos Empty
MensagemAssunto: Re: Genética fácil para todos   Genética fácil para todos Icon_minitimeDom Abr 21, 2013 2:49 pm

Não entendo nada de genética, mas tendo sempre interesse em aprender, qualquer coisa que possa simplificar a aprendizagem, para mim é bem vinda! Very Happy

E já agora, bem vindo ao fórum e parabéns pelas ratazanas novas! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ratz.pt
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Genética fácil para todos Empty
MensagemAssunto: Re: Genética fácil para todos   Genética fácil para todos Icon_minitimeDom Abr 21, 2013 7:06 pm

Quando tiver tempo vou tentar aplicar a pratica esta tua tabela!... Isto não me chega de modo intuitivo (realmente, nunca o estudei) por isso sim, preciso de me sentar com tempo para conseguir pensar em todas as tuas questões e achar-lhes resposta Wink

Estás a sugerir uma "versão simplificada" do Quadro de Punnett, certo?

Não te esqueças que tens muitas cartas na mesa, além das orelhas e da cor.

Deixa ver... Hipóteses:

Orelhas: dumbo / standard
Corpo: dwarf / standard
Cauda: manx / standard
Pelagem: standard / hairless / rex / velvet / double rex / harley etc

E depois dentro das cores: agouti, black, fawn, blue, mink etc e agentes como silver, charcoal etc e ainda as marcações: hooded, berkshire, bareback etc.
Saltei uma quantidade infinita de hipóteses Razz
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Genética fácil para todos Empty
MensagemAssunto: Re: Genética fácil para todos   Genética fácil para todos Icon_minitimeDom Abr 21, 2013 7:08 pm

Ah! Sejas muito bem vindo ao fórum Very Happy
Sei que temos aqui um user de valor, habituado a ir mais além para conhecer os seus animais!...
Ir para o topo Ir para baixo
CH2O2

avatar


Mensagens : 27
Data de inscrição : 21/04/2013

Genética fácil para todos Empty
MensagemAssunto: Re: Genética fácil para todos   Genética fácil para todos Icon_minitimeSeg Abr 22, 2013 12:54 am

Obrigado pelas boas vindas Smile

Um quadro de punnet seria algo diferente onde se determinam os genótipos possíveis para a descendencia, partindo do genótipo dos progenitores. Aquilo que eu pretendia era organizar uma lista de fácil consulta dos genes conhecidos nas ratazanas e os seus respectivos simbolos. Seria algo deste género http://www.euronet.nl/users/hnl/symbols.htm (para periquitos).

Estou ainda a iniciar o estudo da genética das ratazanas mas fico com a impressão que há algumas características que dependem em simultaneo de várias mutações e outras características que dependem apenas de uma mutação. Parece-me que a forma mais lógica de sistematizar esta informação seria do seguinte modo

1 - Identificar a lista das fenótipos que dependem apenas de uma mutação, por exemplo foma das orelhas.
2 - Identificar quais as variações para cada fenótipo, por exemplo orelhas normais e orelhas dumbo e atribuir 1 símbolo (letra) a esse fenótipo.
3 - Para cada fenótipo que tenha 2 formas alternativas, a letra da forma dominante escreve-se com maiúscula enquanto que a forma recessiva se escreve com minúscula.
5 - Poderá haver situações em que a relação entre as duas formas do mesmo fenótipo não são de dominância/recessividade mas sim de dominância incompleta ou co-dominância (não sei se acontece nas ratz).
4 - Poderá haver situações em que um fenótipo tem 3 ou mais variações possíveis por exemplo C–Full color (no dilution); Cch–Chinchilla; ch–Acromelanism (Siamese); c–Albino; (Pink-Eyed White) são tudo formas alternativas da mesma característica, e todas as variações têm origem no mesmo gene.
6 - Finalmente, identificar os fenótipos que dependem de várias mutações em simultâneo, tendo em consideração que cada mutação individual já foi identificada anteriormente Ou seja, sempre que dizemos que a genética de um fenótipo é ABCDP (estou a inventar simbolos) estamos a falar de, nesta situação hipotética, 5 mutações diferentes pois estamos a utilizar 5 letras diferentes. Cada letra refere-se a uma mutação individual mas no seu conjunto dão origem a uma fenótipo que não é possível obter sem essa combinação.

No próximos dias vou tentar completar as tabelas que já coloquei na mensagem mais acima. Vai ser um processo de tentativa e erro por causa da dificuldade de filtrar a informação que existe, por vezes incorrecta ou apresentada de forma complicada. Agradeço que vão revendo e corrigindo a informação que lá vou colocar.
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Genética fácil para todos Empty
MensagemAssunto: Re: Genética fácil para todos   Genética fácil para todos Icon_minitimeSeg Abr 22, 2013 9:10 am

Bem, para já só posso sugerir leituras! Boa iniciativa Very Happy

Nesta página, encontrarás alguma informação sobre genética sob a legenda "Breeding – Colors/Genetics"
http://www.afrma.org/rmindex.htm
Incluindo um texto que se debruça sobre todos os locus, aqui:
http://www.afrma.org/ratgenpart1.htm

Essa é a página que tenho levado como mais correcta e primeira "verdade".
Depois vou cruzando o que aprendo aí com:


http://everwildrattery.webs.com/geneticsprimer.htm

http://www.boardmanweb.com/rattery/geneticbasics.htm

http://www.raffinhouse.com/basic_genetics.htm

http://www.ratbehavior.org/CoatTypes.htm

http://theophanes.hubpages.com/hub/Genetic-Anomalies-in-Rats

Ir para o topo Ir para baixo
Siwain
Admin
Siwain


Feminino Mensagens : 413
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 40
Localização : Algarve

Genética fácil para todos Empty
MensagemAssunto: Re: Genética fácil para todos   Genética fácil para todos Icon_minitimeSeg Abr 22, 2013 4:41 pm

Será que vamos ter um profissional de genética de ratz aqui no fórum? Very Happy

Com certeza vai ser desta que vou aprender!

Adorei a iniciativa! "Genética de Ratazanas para totós" Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ratz.pt
CH2O2

avatar


Mensagens : 27
Data de inscrição : 21/04/2013

Genética fácil para todos Empty
MensagemAssunto: Re: Genética fácil para todos   Genética fácil para todos Icon_minitimeTer Abr 23, 2013 2:07 am

Profissional nem por isso, é mais um interesse pessoal e hobbie que começou nos tempos de escola. Smile

Como já disse anteriormente estou apenas agora a entrar no mundo das ratz e ainda tenho que estudar a genética das bichas. Vai levar algum tempo. Tenho todo o gosto em ajudar quem quer que tenha interesse no assunto, mas desde já aviso que genética e hereditariedade são assuntos muito teóricos. Na prática nem sempre é possível ou fácil identificar a genética de um animal. Por exemplo, quando se adquire uma ratazana sem conhecer a genética dos progenitores, é normal que apenas observado a aparência (fenótipo) do animal não se chegue a uma conclusão definitiva de quais são os genes (genótipo) desse animal. Isto acontece porque há muitas combinações diferentes de genes, que dão origem a aparências semelhantes.
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Genética fácil para todos Empty
MensagemAssunto: Re: Genética fácil para todos   Genética fácil para todos Icon_minitimeTer Abr 23, 2013 9:15 am

Isso acontece porque os criadores não têm o hábito de manter um pedigree Wink
Ir para o topo Ir para baixo
búzio

búzio


Mensagens : 74
Data de inscrição : 24/02/2012

Genética fácil para todos Empty
MensagemAssunto: Re: Genética fácil para todos   Genética fácil para todos Icon_minitimeQua Abr 24, 2013 9:27 pm

CH2O2 escreveu:
Obrigado pelas boas vindas Smile

Um quadro de punnet seria algo diferente onde se determinam os genótipos possíveis para a descendencia, partindo do genótipo dos progenitores. Aquilo que eu pretendia era organizar uma lista de fácil consulta dos genes conhecidos nas ratazanas e os seus respectivos simbolos. Seria algo deste género http://www.euronet.nl/users/hnl/symbols.htm (para periquitos).

Estou ainda a iniciar o estudo da genética das ratazanas mas fico com a impressão que há algumas características que dependem em simultaneo de várias mutações e outras características que dependem apenas de uma mutação. Parece-me que a forma mais lógica de sistematizar esta informação seria do seguinte modo

1 - Identificar a lista das fenótipos que dependem apenas de uma mutação, por exemplo foma das orelhas.
2 - Identificar quais as variações para cada fenótipo, por exemplo orelhas normais e orelhas dumbo e atribuir 1 símbolo (letra) a esse fenótipo.
3 - Para cada fenótipo que tenha 2 formas alternativas, a letra da forma dominante escreve-se com maiúscula enquanto que a forma recessiva se escreve com minúscula.
5 - Poderá haver situações em que a relação entre as duas formas do mesmo fenótipo não são de dominância/recessividade mas sim de dominância incompleta ou co-dominância (não sei se acontece nas ratz).
4 - Poderá haver situações em que um fenótipo tem 3 ou mais variações possíveis por exemplo C–Full color (no dilution); Cch–Chinchilla; ch–Acromelanism (Siamese); c–Albino; (Pink-Eyed White) são tudo formas alternativas da mesma característica, e todas as variações têm origem no mesmo gene.
6 - Finalmente, identificar os fenótipos que dependem de várias mutações em simultâneo, tendo em consideração que cada mutação individual já foi identificada anteriormente Ou seja, sempre que dizemos que a genética de um fenótipo é ABCDP (estou a inventar simbolos) estamos a falar de, nesta situação hipotética, 5 mutações diferentes pois estamos a utilizar 5 letras diferentes. Cada letra refere-se a uma mutação individual mas no seu conjunto dão origem a uma fenótipo que não é possível obter sem essa combinação.

No próximos dias vou tentar completar as tabelas que já coloquei na mensagem mais acima. Vai ser um processo de tentativa e erro por causa da dificuldade de filtrar a informação que existe, por vezes incorrecta ou apresentada de forma complicada. Agradeço que vão revendo e corrigindo a informação que lá vou colocar.

bem - vindo. fico contente por ter alguém que percebe alguma coisa de genética no fórum. De qualquer modo sou uma curiosa que fez uma cadeira de genética e também tenho muita dificuldade em interpretar a avalanche de informação acerca de genética de cores de ratazanas. Normalmente deixo para trás a forma das orelhas, da cauda e o tipo de pelo, até porque neste último, o rexing do pelo pode ser provocado por 3 tipos de genes completamente diferentes.
Concordo também plenamente com a tentativa de sistematização e agradeço ter alguém com quem aprender.
Do que tenho vindo a estudar e dos itens acima apresentados, posso afirmar que existe dominancia incompleta e co-dominancia nas ratz também. tanto nas cores como com o tipo de pêlo.
fico entusiasmada e tenho todo o gosto em colaborar.

Ir para o topo Ir para baixo
CH2O2

avatar


Mensagens : 27
Data de inscrição : 21/04/2013

Genética fácil para todos Empty
MensagemAssunto: Re: Genética fácil para todos   Genética fácil para todos Icon_minitimeQui Abr 25, 2013 12:47 am

búzio escreveu:

bem - vindo. fico contente por ter alguém que percebe alguma coisa de genética no fórum. De qualquer modo sou uma curiosa que fez uma cadeira de genética e também tenho muita dificuldade em interpretar a avalanche de informação acerca de genética de cores de ratazanas. Normalmente deixo para trás a forma das orelhas, da cauda e o tipo de pelo, até porque neste último, o rexing do pelo pode ser provocado por 3 tipos de genes completamente diferentes.
Concordo também plenamente com a tentativa de sistematização e agradeço ter alguém com quem aprender.
Do que tenho vindo a estudar e dos itens acima apresentados, posso afirmar que existe dominancia incompleta e co-dominancia nas ratz também. tanto nas cores como com o tipo de pêlo.
fico entusiasmada e tenho todo o gosto em colaborar.


Relativamente à co-dominancia e dominancia incompleta parece-me que ocorre na série de polialelos do locus para o albinismo. Mas ainda não li muito acerca das várias relações possíveis entre estes alelos. Conheces algumas outras situações de co-dominancia e dominancia incompleta?
Ir para o topo Ir para baixo
búzio

búzio


Mensagens : 74
Data de inscrição : 24/02/2012

Genética fácil para todos Empty
MensagemAssunto: Re: Genética fácil para todos   Genética fácil para todos Icon_minitimeQui Abr 25, 2013 2:15 pm

sim, nos tipos de pelo - rex e hairless e nas cores tenho de ir ver. Sei que há mas não sei onde. Quando perdi o pc perdi a informação reunida. (Acho que no mink também há. vou procurar info)
Ir para o topo Ir para baixo
CH2O2

avatar


Mensagens : 27
Data de inscrição : 21/04/2013

Genética fácil para todos Empty
MensagemAssunto: Re: Genética fácil para todos   Genética fácil para todos Icon_minitimeQui Jul 14, 2016 5:36 am

Boas pessoal, gostava de completar a sistematização das mutações existentes nas ratz, que aqui comecei. Mas preciso de ajuda, por favor digam-me que fenótipos é que faltam na tabela acima. E se quiserem colocar uma breve descrição dos fenótipos também ajudava.

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Genética fácil para todos Empty
MensagemAssunto: Re: Genética fácil para todos   Genética fácil para todos Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Genética fácil para todos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Genética básica
» Genética de coelhos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Criação :: Criação e genética-
Ir para: