Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Alerta sobre os bebedouros!

Ir para baixo 
+4
Siwain
Leonor A
Ratazanas Amadas
maria-mar
8 participantes
AutorMensagem
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Alerta sobre os bebedouros! Empty
MensagemAssunto: Alerta sobre os bebedouros!   Alerta sobre os bebedouros! Icon_minitimeDom Jul 14, 2013 7:12 pm

Pessoal, venho partilhar o que me aconteceu agora para que não se repita com mais ninguem :S

Eu tenho alguns bebedouros já há vários anos e uso uma escovinha para os limpar bem por dentro. No entanto, há umas duas semanas perdi a escovinha (género de piaçaba diminuto que achei nos chineses), compremetendo a limpeza eficaz dos bebedouros.

Ontem reparei que as minhas fêmeas estavam magras. Tinham bastante comida como sempre, tinham água no bebedouro, por mais que as virasse não entendia o porque, deixei-as estar. Hoje além de as notar magras notei o pelo baço, os olhos cheios de porfirina... os pobres bichinhos tinham um ar mesmo infeliz. Dei-lhes uma taça de água com legumes para brincar... e elas puseram-se a beber a água com sofreguidão!!! Estava a morrer de sede Shocked 

Inspeccionei o bebedouro, que estava entupido! No espaço de duas semanas tinha criado calcário que entupiu a passagem da água! As ratz aguentam ficar sem comida por longos períodos... mas água não :S

Já virei a casa toda até achar a escovinha e já estão a beber todas contentes. Espero que em breve estejam repostas. Mas foi um susto feio... e cá fica a mensagem! Lavem frequentemente os vossos bebedouros com uma escova e vão inspecionando se funcionam a 100%!...
Ir para o topo Ir para baixo
Ratazanas Amadas

Ratazanas Amadas


Feminino Mensagens : 140
Data de inscrição : 30/05/2013
Idade : 32
Localização : Santarém

Alerta sobre os bebedouros! Empty
MensagemAssunto: Re: Alerta sobre os bebedouros!   Alerta sobre os bebedouros! Icon_minitimeDom Jul 14, 2013 7:47 pm

Obrigada, o teu testemunho será com certeza útil....
vou já ver os meus bebedouros.... e obrigadíssima de novo!!
Ir para o topo Ir para baixo
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

Alerta sobre os bebedouros! Empty
MensagemAssunto: Re: Alerta sobre os bebedouros!   Alerta sobre os bebedouros! Icon_minitimeDom Jul 14, 2013 8:22 pm

Também já nos aconteceu. Apanhamos um susto quando um dia as soltamos e elas foram todas a correr para o aquario da secretária beber. Desde esse dia que todas as semanas lavo os bebedouros com sal grosso e agito bem. Para além de ajudar a desentupir limpa as algas que se vão formando dentro do recipiente. Também já adoptamos o sistema de todas as noites verificar a quantidade de água que desapareceu do bebedouro. Assim quando notamos que elas baberam menos do que era suposto tiramos e lavamos just in case.

Nesta altura do ano um bebedouro entupido podeser um problema sério... Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Siwain
Admin
Siwain


Feminino Mensagens : 413
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 40
Localização : Algarve

Alerta sobre os bebedouros! Empty
MensagemAssunto: Re: Alerta sobre os bebedouros!   Alerta sobre os bebedouros! Icon_minitimeDom Jul 14, 2013 8:28 pm

Bolas!! Shocked 

Obrigada pelo aviso, Mary. Eu costumo verificar a quantidade de água dos bebedouros diariamente tanto das chins como das ratz e até agora não tive um problema do género.

Leo, podes explicar melhor como lavas os bebedouros? Parece-me que quero experimentar o teu método! Razz 
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ratz.pt
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

Alerta sobre os bebedouros! Empty
MensagemAssunto: Re: Alerta sobre os bebedouros!   Alerta sobre os bebedouros! Icon_minitimeDom Jul 14, 2013 8:33 pm

Muito simples, atiras umas colheres de sobremesa de sal grosso para dentro do bebedouro e pões um cadinho de agua. Depois agitas bem e em todas as direcções. Basicamente soltas a franga e danças o mambo de bebedouro na mão. Depois passas por água limpa. tens que tirar mesmo muito bem o sal para os animais não ficarem com água salgada Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Siwain
Admin
Siwain


Feminino Mensagens : 413
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 40
Localização : Algarve

Alerta sobre os bebedouros! Empty
MensagemAssunto: Re: Alerta sobre os bebedouros!   Alerta sobre os bebedouros! Icon_minitimeDom Jul 14, 2013 8:34 pm

Laughing Laughing Solto a franga e danço o mambo!!

E também lavas com sabonete ou o sal basta?:scratch: 
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ratz.pt
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

Alerta sobre os bebedouros! Empty
MensagemAssunto: Re: Alerta sobre os bebedouros!   Alerta sobre os bebedouros! Icon_minitimeDom Jul 14, 2013 8:37 pm

Só sal. Não uso detergentes com nada que seja de animais. Quando quero desinfectar alguma coisa utilizo ou sal, ou vinagre, ou limão ou alcool. Não gosto dos cheiros a detergentes no que toca a pets. Deve ser por criar peixes e eles sem sensíveis a essas coisas... Em ultimo caso fervo água para limpar alguma coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Alerta sobre os bebedouros! Empty
MensagemAssunto: Re: Alerta sobre os bebedouros!   Alerta sobre os bebedouros! Icon_minitimeSeg Jul 15, 2013 12:44 am

Desconhecia a técnica do sal! Vou começar a fazer isso, obrigada!

Quanto a verificar nível da água... todos os dias verifico se têm água e comida em abundância, mas decorar o ponto em que os bebedouros estavam no dia anterior, com seis bebedouros e às vezes a cabecinha "em água"... na dá pra mais silent
Ir para o topo Ir para baixo
hperika

avatar


Mensagens : 30
Data de inscrição : 03/06/2013

Alerta sobre os bebedouros! Empty
MensagemAssunto: Re: Alerta sobre os bebedouros!   Alerta sobre os bebedouros! Icon_minitimeSeg Jul 15, 2013 4:17 pm

Pois eu uso a técnica do sal tb para a limpeza Wink 

Ir para o topo Ir para baixo
kathamina

kathamina


Feminino Mensagens : 218
Data de inscrição : 10/02/2012

Alerta sobre os bebedouros! Empty
MensagemAssunto: Re: Alerta sobre os bebedouros!   Alerta sobre os bebedouros! Icon_minitimeQua Jul 24, 2013 5:43 am

Tadinhas Neutral 
Uso sal e finalizo com água quente para melhor desfazer restinhos de sal, mas antes passo também a escovinha.
Ir para o topo Ir para baixo
http://rathazanasdenimh.blogspot.com/
Lays Scrovi

Lays Scrovi


Feminino Mensagens : 18
Data de inscrição : 24/07/2013
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

Alerta sobre os bebedouros! Empty
MensagemAssunto: Re: Alerta sobre os bebedouros!   Alerta sobre os bebedouros! Icon_minitimeQua Out 02, 2013 10:55 pm

aqui em casa eu via que elas faziam um grande esforço para beber água, pois eu fazia uso do bebedouro para hamster, que tem uma bolinha na ponta.. então fui na pet shop para ver se havia outra opção e recomendo muito este que estou usando atualmente

Alerta sobre os bebedouros! Beb-Hamster-Pingoo-Pet-Vidro-2521-6

além de ser mais fácil de limpar já que o cano de passagem não tem obstrução!
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.fancyratsbrasil.wordpress.com
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Alerta sobre os bebedouros! Empty
MensagemAssunto: Re: Alerta sobre os bebedouros!   Alerta sobre os bebedouros! Icon_minitimeSex Out 04, 2013 1:10 pm

Esse da bolinha é igual aos que eu usava também.
Ir para o topo Ir para baixo
joana_boris

avatar


Mensagens : 60
Data de inscrição : 11/03/2012

Alerta sobre os bebedouros! Empty
MensagemAssunto: Re: Alerta sobre os bebedouros!   Alerta sobre os bebedouros! Icon_minitimeQua Out 16, 2013 7:14 pm

Quem me dera ter visto esta mensagem antes de me acontecer o mesmo. E suspeito que seja um mal da água de Leiria, pois aconteceu-me em Agosto. Fiz a limpesa da gaiola e enchi o bebedouro de agua, ao fim do dia. Como nao estava sensibilizada para este problema, so dois dias depois (altura em que mudo a agua do bebedouro quer tenha acabado ou nao) me deparo com ele cheio. Pensei para os meus botoes, foi a minha mae que lhes mudou a agua, mas ainda assim com a pulga atras da orelha, me lembrei de lhe perguntar mais tarde se teria sido assim realmente. Quando me responde que nao, torna-se uma intriga ainda maior. Teria sido o meu pai? Teria eu ja mudado a agua e nao me lembrava? nao, nao seria possivel. lembrei-me tambem que nessa mesma tarde as tinha achado ou piuco murchas, facto que atribui ao calor abrasador. Pedia a minha mãe que lhess deixasse metade de uma cenoura cortada as rodelas vinda do frigorifico, para que refrescassem (foi provavelmente o que as salvou, pois a cenoura contém bastante água).

Quando fui ver o bebedouro verifiquei de facto estava completamente entupido e que as pobres nao tinham bebido uma gota. Quando lhes demos uma taça cheia de agua, beberam sofregamente e nessa noite não dormi pois de horas em horas ia verificar se estavam bem, pois o perigo não desaparece apos a ingestão de agua. Inclusivé, os animais podem morrer por ingestão excessiva de água devido à sede desenfreada, a qual pode levar à hemolise. Por isso, em casos de desidratação, deve fazer-se uma fluidoterapia cuidada e até assistida por um veterinario.


Desde aí verifico diariamente se o bebedouro funciona carregando com o meu dedo na bolinha e verificando a saida de água.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Alerta sobre os bebedouros! Empty
MensagemAssunto: Re: Alerta sobre os bebedouros!   Alerta sobre os bebedouros! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Alerta sobre os bebedouros!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Livros sobre ratz
» Sites sobre ratz
» Questões sobre reprodução.
» Página sobre ratz
» Dúvida sobre Ratazanas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Cuidados :: Saúde-
Ir para: