Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Chissie e a adolescência

Ir para baixo 
5 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Chissie e a adolescência  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  - Página 2 Icon_minitimeQui Ago 21, 2014 12:49 pm

O indicado pelo standard, numa avaliação de duas ratazanas com a mesma qualidade de tipo, marcações, pelagem etc é favorecer a MAIOR. Excepção aberta para o caso de dwarf, claro, mas o aconselhado é seleccionar ratz maiores e não menores.

Há alguns anos atrás tinhamos a buzio com duas "linhas" de selecção muito boas: uma maior e uma dwarf.
A sua linhagem dwarf foi continuada e melhorada pela Niarctaa. Piriris lindas Very Happy
Eu continuei durante algum tempo a maior e é por isso que as minhas fêmeas saiam todas maiores que a média (uma fêmea costuma pesar entre 250gr e 350gr e algumas das minhas passavam os 400gr).

Tinhamos também o Piscas a fazer selecção para o maior possível, praticamente gigante! Os machos dele eram autênticas bestas xD Se os meus passavam os 550gr, ele terá tido machos chegando aos 700gr. Mas ele teve de deixar a sua linhagem também. As linhagens do pessoal do Algarve - Pai Indio e afins também eram assim.

Isto era uma altura em que para encontrar uma ratazana de estimação em Portugal era realmente necessário recorrer a um criador. Os criadores partilhavam informação e animais entre si e as linhagens eram mais "fechadas" em termos de sangue e por isso mais consistentes.

Hoje em dia é possível encontrar ratz em praticamente qualquer loja de animais. Muitas delas, importadas de fora. Acho que são ratz mais pequenas, com linhagens mais "abertas" (não focadas numa variedade e por isso portam muitos genes). Têm a vantagem de trazer sangue novo e cores novas para cá... mas algumas deixam muito a desejar no que toca a personalidade e tipo. O "tipo" é a constituição do animal, o seu porte, proporções, e deve ser a primeira prioridade de qualquer criador. É mais importante que a cor e tão importante quanto a personalidade. Ratz com um mau tipo têm tendência a ser mais franzinos.

Na minha opinião, é devido à introdução pouco controlada destes animais nas nossas linhagens que temos visto animais cada vez mais pequenos. Mas é só o meu palpite.
Ir para o topo Ir para baixo
kathamina

kathamina


Feminino Mensagens : 218
Data de inscrição : 10/02/2012

Chissie e a adolescência  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  - Página 2 Icon_minitimeQui Ago 21, 2014 5:58 pm

Ora nem mais Mary e que saudades desses tempos (nostalgia, nostalgia).


Eu também não crio Leonor, tive apenas uma ninhada há uns anos e foi um desastre genético, porque genética também não é bem o meu forte, mas tenho andado a aprimorar-me, tudo o que é relacionado com ratazanas interessa-me particularmente e genética ando a aprender e ler umas coisas.


Ir para o topo Ir para baixo
http://rathazanasdenimh.blogspot.com/
ori

ori


Feminino Mensagens : 141
Data de inscrição : 19/05/2014
Idade : 36
Localização : Madrid

Chissie e a adolescência  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  - Página 2 Icon_minitimeDom Ago 31, 2014 1:11 pm

Este miudo está um rebelde T.T
Maldita adolescencia..agora ja nao liga muito ao Botão e a nós também nao..nao liga nenhuma a nada. Apanhou a mania de ir para o chão e esconder-se debaixo do sofá no escuro.
Era bue carinhoso e vinha sempre que o chamava-mos, agora nem passa cartao. Quando esta na jaula so quer sair e morde as grades

Quanto tempo vai durar isto? Socorro (Sinto-me uma mãe incompreendida) xD
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Chissie e a adolescência  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  - Página 2 Icon_minitimeSeg Set 01, 2014 1:29 pm

Por acaso não há nenhum animal de estimação novo na casa?
Ou um gato de vizinho ou amigo a quem costumes fazer festas? Via esse tipo de comportamento em alguns dos meus ratz depois de mexer em gatos!
Ir para o topo Ir para baixo
ori

ori


Feminino Mensagens : 141
Data de inscrição : 19/05/2014
Idade : 36
Localização : Madrid

Chissie e a adolescência  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  - Página 2 Icon_minitimeSeg Set 01, 2014 4:15 pm

Nop, mas tivemos visitas ca em casa no sabado passado e desde entao tem estado pior..pode ser disso?
Em casa da minha mae temos a gata e o Chissie nao reagiu nada mas com ela, foi mesmoso desta sexta para ca.
Espero que seja so mesmo uma fase Sad quero o meu Chissie amoroso e beijoqueiro de volta
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Chissie e a adolescência  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  - Página 2 Icon_minitimeSeg Set 01, 2014 4:33 pm

Se não é hábito receberem visitas pode ser sim. Até pode ser que essas visitas tenham animais de estimação e carreguem o seu cheiro até junto do Chissie. Eles podem estranhar um pouco esse género de cheiros, se não estiverem habituados!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Chissie e a adolescência  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Chissie e a adolescência
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Chissie e Botão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Cuidados :: Comportamento-
Ir para: