Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Pele da cauda "saiu"

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Pele da cauda "saiu"  Empty
MensagemAssunto: Pele da cauda "saiu"    Pele da cauda "saiu"  Icon_minitimeSeg Mar 12, 2012 8:18 pm

Degloving injury ou lesão de desenluvamento
Perda da pele, envolvendo quantidades variáveis de perda de tecido, através de mecanismos de defesa ou trauma.
Nas ratazanas é mais frequente acontecer na cauda, com perda de pele, tecido ou parte da cauda.

Pele da cauda "saiu"  Cauda

O desenluvamento da pele é um mecanismo de defesa das ratazanas e outros roedores. Pode acontecer se pegarmos no animal pela cauda (e por isso é extremamente desaconselhado fazê-lo) ou se a ratazana ficar com a cauda presa em algum lugar. É bastante doloroso e a área exposta corre risco de infecção.

Se a lesão envolver uma pequena área, por exemplo a ponta da cauda, o tecido afectado acaba por secar e cair.
Se a lesão foi muito maior pode ser necessário recorrer a amputação e consequente tratamento com antibióticos e analgésicos.


Tratamento
Em caso de uma lesão ligeira:
- estancar o sangue usando um pano suave e limpo
- limpar a ferida usando água oxigenada

Em caso de infecção, consultar com o vet sobre o uso de:
- pomada antibiótica (como omnimatrix)
- antibiótico (como baytril) e analgésico (como metacam)

Em caso de uma lesão maior:
- estancar o sangue usando um pano suave e limpo
- ir a correr para o vet, ele irá determinar se há necessidade de amputação ou medicação


Convalescença
Como no caso de qualquer lesão envolvendo sangue, a ratazana deve ser imediatamente separada dos companheiros. São atraídos para o sangue por instinto...
Deve ser-lhe dado tempo para recuperar numa "gaiola hospital", usando toalhas ou tiras de papel como litter, para minimizar o risco de infecção.


Prevenção
Para prevenir este tipo de lesões devemos pegar numa ratazana usando as duas mãos. Nunca pela cauda.
Devemos ainda zelar para que crianças ou pessoas menos familiarizadas com as ratazanas não lhes peguem da maneira errada.
É bom também ter a certeza de que não há cantos na gaiola ou outros locais de acesso onde a ratazana possa ficar presa.


Adaptado de: http://ratguide.com/health/trauma/degloving_injury.php


Última edição por maria-mar em Seg Mar 12, 2012 8:58 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Pele da cauda "saiu"  Empty
MensagemAssunto: Re: Pele da cauda "saiu"    Pele da cauda "saiu"  Icon_minitimeSeg Mar 12, 2012 8:32 pm

Yup, aconteceu-me esta madrugada Sad

Costumo soltar os meus ratz numa sala fechada e sem sítios onde eu não consiga chegar, excepto pelo sofá, que tem buracos onde eles se conseguem meter e apesar de ter acesso ao interior do sofá, há cantinhos onde não chego. Os meus ratos acabam por vir para fora quando os chamo, pelo que nunca foi um problema.

Ontem soltei pela primeira vez o Nick, um dos meus ratos mais novinhos e muito tímido. Chegada a hora de voltar para a gaiola foi muito fácil agarrar os seus companheiros (ainda por cima são os mais pacholas, é só chamar que vêm a correr cuscar), mas a ele não conseguia tirar de dentro do sofá. Deixei-o estar durante uma hora, a ver se saía sozinho. Passado esse tempo saí eu da sala, a ver se ele ia para a gaiola sozinho. Não foi. Tirei um dos ratos mais exploradores, o Mago, e meti-o no sofá para ir "chamar" o amigo. Não resultou, o Mago voltou para mim sozinho.

Após algumas horas disto levantei o sofá e encostei-o à parede, completamente ao alto, para forçar o pequenito a vir para baixo.
Finalmente consegui vê-lo, mas não dava para agarrar nele e ver o que estava a fazer, de maneira que ao enfiar a mão, agarrei-lhe sem querer, pelo rabo.
E o resultado é o que se vê na foto Sad


My mistake, por soltar um pequenito que pelos vistos ainda não tinha completa confiança em mim.
Agora está na gaiola hospital e a ponta da cauda parece estar a secar, o que é bom, não parece estar infectado.
Espero que recupere rápido!...
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo R

Ricardo R


Masculino Mensagens : 70
Data de inscrição : 25/02/2012
Idade : 40
Localização : Alverca / Lisboa

Pele da cauda "saiu"  Empty
MensagemAssunto: Re: Pele da cauda "saiu"    Pele da cauda "saiu"  Icon_minitimeSeg Mar 12, 2012 8:53 pm

As melhoras para o Nick, é com os erros que aprendemos Sad
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Pele da cauda "saiu"  Empty
MensagemAssunto: Re: Pele da cauda "saiu"    Pele da cauda "saiu"  Icon_minitimeSeg Mar 12, 2012 8:56 pm

Obrigada!... Agora é dar um tempo a ver se há infecção e é preciso ir ao vet :/
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pele da cauda "saiu"  Empty
MensagemAssunto: Re: Pele da cauda "saiu"    Pele da cauda "saiu"  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pele da cauda "saiu"
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Cuidados :: Saúde-
Ir para: