Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Fezes verdes/ coprofagia

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
BasmatiRice
Admin
BasmatiRice


Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 35
Localização : Lisboa

Fezes verdes/ coprofagia Empty
MensagemAssunto: Fezes verdes/ coprofagia   Fezes verdes/ coprofagia Icon_minitimeSáb Mar 24, 2012 6:43 pm

Boas, hoje a limpar a gaiola encontrei uns cocós verdes Oo pode ser de qualquer coisa na ração que tenha um corante nao digerível?

Also, coprofagia nas ratz... É normal, certo? :/
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Fezes verdes/ coprofagia Empty
MensagemAssunto: Re: Fezes verdes/ coprofagia   Fezes verdes/ coprofagia Icon_minitimeSáb Mar 24, 2012 11:02 pm

Nunca o testemunhei... em todos os anos que tive ratz Neutral
Assim como nunca vi cocós verdes!
Ir para o topo Ir para baixo
joana_boris

avatar


Mensagens : 60
Data de inscrição : 11/03/2012

Fezes verdes/ coprofagia Empty
MensagemAssunto: Re: Fezes verdes/ coprofagia   Fezes verdes/ coprofagia Icon_minitimeDom Mar 25, 2012 12:03 am

Um dos meus professores que rege uma cadeira que está relacionada com nutrição (é apenas nutrição vegetal) falou-nos da coprofagia nos roedores em geral ser algo comum, infelizmente já não me lembro do porquê. No entanto posso perfeitamente perguntar-lhe novamente na terça-feira e colocar aqui nem que seja a título de curiosidade. Quanto a fezes verdes, só me acontece quando vou de viagem com a Olie, ela não gosta nada de viagens na transprotadora e acaba por fazer cocos que ainda não formaram a bolinha e têm essa cor verde e pastosa. Neste caso o motivo foi stress, mas não sei quais os outros motivos que podem levar a que isso conteça.
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Fezes verdes/ coprofagia Empty
MensagemAssunto: Re: Fezes verdes/ coprofagia   Fezes verdes/ coprofagia Icon_minitimeDom Mar 25, 2012 1:00 am

Sim, as fezes moles podem ser apenas sinónimo de stress.
A maioria dos meus pequenos faz isso no vet, mas depois chegam a casa e está tudo bem.

Elas comerem fezes... nunca vi. Mesmo.
Mas acredito que seja possível. De todos os meus cães, só um o fazia. Se calhar com as ratz também é uma coisa assim individual.
Por vezes está associada à falta de determinado nutriente (não me lembro qual/quais).
Ir para o topo Ir para baixo
BasmatiRice
Admin
BasmatiRice


Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 35
Localização : Lisboa

Fezes verdes/ coprofagia Empty
MensagemAssunto: Re: Fezes verdes/ coprofagia   Fezes verdes/ coprofagia Icon_minitimeDom Mar 25, 2012 1:04 am

Esse tipo de cocó (esverdeado e meio mole) vi nas primeiras duas noites na Chao mas parti do principio que fosse do stress... Estes cocós verdes que estou a falar têm a aparencia e consistencia normal... mas sao verdes :p eu reparei numas cenas que parecem fruta cristalizada verdes (para alem de alguns bocados de raçao da rat natire serem verdes) e penso ser disso porque entretanto tirei esses bocados de "fruta" da raçao e hoje ja nao vi cocos assim (escrevi aquele post na sexta mas nao tive oportunidade de o postar)

Tambem sei que isto pode acontecer conosco... aparentemente quando eu era bebé telefonaram em panico à minha mae porque quando me mudaram a fralda, eu tinha cocó verde quase fluorescente Razz pelos vistos gostava muito de pera abacate e comi uma inteira na noite anterior lol

Tambem sei que o excesso de ferro pode mudar a cor das fezes, se acontece conosco é possivel que aconteça com elas também...

Em relação à coprofagia, estive a ler e os sites mais completos sobre ratz dizem que é normal (que pode ir ate 11% da dieta quotidiana) e que serve para complementar algumas faltas vitaminicas e nutrientes (li algures que se inibirmos este comportamento que podem ter deficiencias de vitamina K e outras) isto fez-me pensar, talvez nao seja má ideia adicionar vitaminas à agua, pode ser que diminua ou até acabe com este comportamento, alguem aqui faz isso? E em caso positivo que vitaminas usam? (so conheço o glicopan(?) que tive de dar ao hamster quando deixou de comer, ja perto do fim)
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Fezes verdes/ coprofagia Empty
MensagemAssunto: Re: Fezes verdes/ coprofagia   Fezes verdes/ coprofagia Icon_minitimeDom Mar 25, 2012 1:22 am

Aaaahhhhh sim. Agora que penso nisso, tenho recordações esverdeadas de mudar a fralda do meu irmão Twisted Evil
E cheirosinhas que eram!

Quando dou muitos legumes os cocós dos meus ratz também ficam com uma cor diferente.
Mas normalmente são bastante secos, por optar por uma mistura muito à base de cereais.

Não fazia ideia sobre a coprofagia!
Conheço donos de ratz em foruns estrangeiros que usam uma verdadeira mistura de vitaminas. Alguns têm um compartimento no armário da cozinha só para as vitaminas dos ratos... pessoalmente prefiro fugir de tudo o que é produto processado. Se há suspeita de falta de vitamina K, por exemplo, preferia ir à procura dos alimentos que tenham essa vitamina a dá-la sob forma de xarope.
Ir para o topo Ir para baixo
BasmatiRice
Admin
BasmatiRice


Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 35
Localização : Lisboa

Fezes verdes/ coprofagia Empty
MensagemAssunto: Re: Fezes verdes/ coprofagia   Fezes verdes/ coprofagia Icon_minitimeDom Mar 25, 2012 2:44 am

Principalmente os americanos têm muito a mania das vitaminas, caixas e caixas delas, para tudo e nada Razz mas por exemplo, eu lembro-me que tratavamos a agua das tartarugas com um anti algas e umas vitaminas especiais, a agua ficava amarelada mas o queé certo é que ainda hoje vivem o raio as tartarugas lol

Penso que pôr uma ou duas gotas de vitaminas na agua delas nao deva fazer mal, e ate pode ser que previna algumas doenças ou ajude o sistema imunitario dos bichos...
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Fezes verdes/ coprofagia Empty
MensagemAssunto: Re: Fezes verdes/ coprofagia   Fezes verdes/ coprofagia Icon_minitimeDom Mar 25, 2012 3:24 am

Força Very Happy

Mas voltando a pegar no exemplo da vitamina K. Com uma pequena pesquisa no google, fiquei a saber que se encontra em:
Espargos, brócolos, couve-de-bruxelas, repolho cru, couve-flor, grão-de-bico, almeirão (chicória amarga), casca do pepino, tomate verde, couve, alface, lentilha, hortelã, folha de mostarda, cebolinho verde, algas marinhas, soja, nabiças, espinafre.

A maioria destes alimentos podem ser dados às ratz (se a memónia não me engana apenas a couve-flor, couve e alface devem ser evitadas).
É difícil haver falta dessa vitamina se as ratz tiverem acesso a estes alimentos!

Cuidado com as quantidades, pois verduras em excesso podem provocar diarreia.



Outro exemplo. Uma ratazana fêmea que esteja grávida precisa de cobre.
Podemos encontrá-lo em sementes de girassol, lentilhas, ervilhas, maçã, banana...
Tudo alimentos fáceis de dar Smile
Ir para o topo Ir para baixo
joana_boris

avatar


Mensagens : 60
Data de inscrição : 11/03/2012

Fezes verdes/ coprofagia Empty
MensagemAssunto: Re: Fezes verdes/ coprofagia   Fezes verdes/ coprofagia Icon_minitimeDom Mar 25, 2012 12:14 pm

Eu também sou da opinião da maria-mar no que toca às vitaminas, prefiro dar os alimentos que as contêm do que suplementar a alimentaçã com vitaminas na água. Sinceramente não gosto muito de as dar sem primeiro me certificar que existe, de facto, uma carência dessas vitaminas na alimentação delas. É que muitas vezes as pessoas esquecem-se que não é apenas a carência de vitaminas que pode ser problematica, o excesso delas também. E em animais tão pequenos as doses também o serão. Há vitaminas que, quando em excesso no organismo, se podem tornar toxicas, pela dificuldade do corpo em eliminá-las. Uma coisa que acontece muito em donos de cães e gatos é suplementar a alimentãção deles com cálcio, muitas vezes por livre arbitrio. Nas minhas aulas de Anatomia vimos um cranio de gato onde se notava o excesso de suplementação em cálcio. OS gatos têm, por norma, a cavidade orbitaria incompleta, bem como os cães (e daí também a facilidade de, em situações de luta, lhes saltar o olhito para fora) e naquele caso, estava completa, devido à suplementação.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Fezes verdes/ coprofagia Empty
MensagemAssunto: Re: Fezes verdes/ coprofagia   Fezes verdes/ coprofagia Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Fezes verdes/ coprofagia
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Fezes moles

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Cuidados :: Saúde-
Ir para: