Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Limpeza da gaiola

Ir para baixo 
+6
búzio
alvespaula
kathamina
maria-mar
chewbaka
BasmatiRice
10 participantes
AutorMensagem
BasmatiRice
Admin
BasmatiRice


Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 35
Localização : Lisboa

Limpeza da gaiola Empty
MensagemAssunto: Limpeza da gaiola   Limpeza da gaiola Icon_minitimeSeg Mar 26, 2012 12:06 am

Bem, estou a fazer este tópico porque notei hoje que limpo a gaiola dia sim/dia nao...

Elas vieram na terça à noite e na 5ª fiz uma limpeza geral (talvez por causa do stress tenham feito mais confusao na gaiola)

A gaiola onde elas estao sao na verdade duas gaiolas ligadas por um tunel, a primeira gaiola (gaiola de hamster normal do continente) tem aparas no fundo e a segunda gaiola (gaiola pequena de hamster, de grades amarela) tem flanela no fundo, numa tentativa de se irem habituando ao tecido.
Penso que os cocos do lado da flanela têm estado a diminuir, mas os chichis meu deus, passadas umas 36h de por um pano lavado fica um cheiro! OO

Para ajudar, na gaiola das aparas, os dois abrigos que la estao sao relativamente fechados, de modo que fica um cheiro muito concentado a chichi, tenho trocado o papel dos abrigos todos os dias...

Sou só eu que tenho esta "obcessao" pela limpeza das gaiolas?
Está-me sempre a cheirar a chichi!! Até agora que estou a escrever cheira-me imenso a chichi e ja troquei as aparas (e lavei o fundo da gaiola) e o papel dos abrigos! Começo a achar que é psicologico porque o meu namorado diz que nao lhe cheira a nada... Pior: penso que o cheiro é mais intenso na minha cama, mas ja tive aqui tipo cão, a cheirar toda a colcha e nao cheira a nada... Se calhar vou ter mesmo é de lavar o chão do quarto (embora so la tenha estado a Min e por acidente! E limpamos bem o sitio onde ela se escondeu...)

Ir para o topo Ir para baixo
chewbaka

chewbaka


Masculino Mensagens : 39
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 43
Localização : Santarém

Limpeza da gaiola Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza da gaiola   Limpeza da gaiola Icon_minitimeSeg Mar 26, 2012 12:47 am

Não eu também tenho... mas não ponhas nada no fundo.... nem panos nem nada até eles se habituarem a ir à caixa... o que eu fazia era... diariamente apanho os cocos para dentro da caixa sanitária e passo uma toalhita daquelas sem perfume pelo fundo da gaiola para tirar os xixis... quando eles começam a fazer tudo maioritariamente na caixa é que pus então pano no fundo da gaiola... que o seitan faz especial favor de puxar para dentro do ninho todas as noites :-p hehehe
Ir para o topo Ir para baixo
BasmatiRice
Admin
BasmatiRice


Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 35
Localização : Lisboa

Limpeza da gaiola Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza da gaiola   Limpeza da gaiola Icon_minitimeSeg Mar 26, 2012 12:58 am

É uma muito boa ideia! Vou fazer isso Very Happy

Se a tua gaiola tiver um fundo rectangular podes cortar um cartao/plastico duro com menos 1cm que o fundo e forras esse plastico/cartao como pano, assim ele ja nao deve tira-lo do fundo - ou entao rasga um bocadinho para levar para a cama lol (eu fiz isto com uma capa plastica de um caderno velho do primeiro ano da faculdade)

Já experimentaste por uma meia velha na cama dele? As minhas gostaram muito da meia que tambem ja esta a precisar de um banho Razz

Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Limpeza da gaiola Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza da gaiola   Limpeza da gaiola Icon_minitimeSeg Mar 26, 2012 12:31 pm

Pois, eu tenho níveis de plástico e aparas no fundo.
Lavo tudo e troco as aparas uma vez por semana, mas diariamente passo um pano humido nos níveis de plástico.
Ah, e mais ou menos de seis em seis meses faço uma limpeza a fundo, ou seja, em vez de lavar apenas níveis, brinquedos e fundo, lavo mesmo a gaiola toda, limpando todas as grades com vinagre. A última vez que fiz isto à gaiola mais antiga pareceu ficar nova. É muito bom para evitar que as grades ganhem ferrugem.
Ir para o topo Ir para baixo
kathamina

kathamina


Feminino Mensagens : 218
Data de inscrição : 10/02/2012

Limpeza da gaiola Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza da gaiola   Limpeza da gaiola Icon_minitimeDom Abr 29, 2012 4:47 am

Eu sou pro em limpezas extra longas em gaiolas...vou dar o exemplo da antiga decoração da minha gaiola para perceberem porquê.
Limpeza da gaiola 29987_1315270768009_1417893500_30922470_2799038_n

Não uso níveis de plástico para evitar poças de xixi, no caso do cartão a absorção faz com que ou comece a desfazer ou não absorve e lá temos poças.
No meu caso, prefiro ter em stock tapetes que vou mudando regularmente, absorve o xixi, mas como a limpeza é de 3 em 3 dias aprox o cheiro nunca chega a ser intenso. No caso da lavagem dos mesmos, coloco em água e com algum vinagre para desinfectar e tirar o cheiro e depois vai tudo para a máquina com pouco detergente ou quando posso lavo à mão, sejam tapetes, mantinhas polares, etc.

Ao contrário da Maria-mar, sempre que limpo as gaiolas, w.c´s e tabuleiros (fundos) e grades são sempre passados com vinagre para desinfectar, isto semanalmente.

Quanto ao uso do w.c, para diferenciar áreas, é usar substratos diferentes e nos primeiros tempos, antes de aprenderem a a usar é fazer o "trabalho sujo" por assim dizer, meteres a mão na massa, lol, que aos poucos elas aprendem. Fiz a experiencia numa gaiola onde não estavam habituadas ao uso do w.c e hoje em dia só fazem nos w.c´s.

Limpar dia sim dia não, eu estaria perdida e não faria mais nada, o que faço é o que estiver sujo mudar, lavar algumas taças da comida, etc.
Esqueci-me de dizer que se lavarem com detergente, passem muito bem por água e enxaguem muito bem para haver possibilidade alguma de elas lamberem coisas tóxicas
Ir para o topo Ir para baixo
http://rathazanasdenimh.blogspot.com/
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Limpeza da gaiola Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza da gaiola   Limpeza da gaiola Icon_minitimeDom Abr 29, 2012 11:16 am

kathamina escreveu:
Ao contrário da Maria-mar, sempre que limpo as gaiolas, w.c´s e tabuleiros (fundos) e grades são sempre passados com vinagre para desinfectar, isto semanalmente.

Percebeste mal! Sempre que limpo as gaiolas lavo também tabuleiros, brinquedos etc, passando um pano nas grades, tudo com vinagre e semanalmente!
Credo, imagina se não fosse assim Twisted Evil

O que queria dizer é que de seis em seis meses, ao invés de passar um pano pelas grades, agarro nas gaiolas e enfio-as na banheira para uma lavagem super a fundo. Devo ter explicado mal.
Ir para o topo Ir para baixo
kathamina

kathamina


Feminino Mensagens : 218
Data de inscrição : 10/02/2012

Limpeza da gaiola Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza da gaiola   Limpeza da gaiola Icon_minitimeDom Abr 29, 2012 2:20 pm

maria-mar escreveu:
kathamina escreveu:
Ao contrário da Maria-mar, sempre que limpo as gaiolas, w.c´s e tabuleiros (fundos) e grades são sempre passados com vinagre para desinfectar, isto semanalmente.

Percebeste mal! Sempre que limpo as gaiolas lavo também tabuleiros, brinquedos etc, passando um pano nas grades, tudo com vinagre e semanalmente!
Credo, imagina se não fosse assim Twisted Evil

O que queria dizer é que de seis em seis meses, ao invés de passar um pano pelas grades, agarro nas gaiolas e enfio-as na banheira para uma lavagem super a fundo. Devo ter explicado mal.

Vinagre rulla, eheh *
Ir para o topo Ir para baixo
http://rathazanasdenimh.blogspot.com/
alvespaula

avatar


Feminino Mensagens : 31
Data de inscrição : 18/05/2012
Idade : 46
Localização : | lisboa |

Limpeza da gaiola Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza da gaiola   Limpeza da gaiola Icon_minitimeSex maio 18, 2012 12:24 pm

as minhas ratazanas são umas badalhocas...

todos os dias troco-lhes o ninho porque urinam lá dentro e mesmo com casa-de-banho no rés-do-chão insistem em fazer cóco no canto da prateleira do 1º andar. Portanto, faço limpeza das prateleiras, da base e do ninho diária, o litter da casa-de-banho é quando está cheio e a limpeza da gaiolas é semanal ou de 2 em 2 semanas com lixivia e água a ferver para a prevenção dos ácaros que esta malta é muito sensível.

houve um canto cá do quarto que tardiamente reparei estar completamente urinado e aí por muito que tenha lavado, esfregado e posto lixívia o cheiro continua lá. de momento esse canto está inacessível mas durante bastante tempo esteve lá uma "sanita" a tapar o local urinado.

agora que estão mais velhas estão mais calmas mas quando eram mais pequenas o quarto tinha de ser varido diariamente e o chão lavado de 3 em 3 dias.

paula
Ir para o topo Ir para baixo
búzio

búzio


Mensagens : 74
Data de inscrição : 24/02/2012

Limpeza da gaiola Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza da gaiola   Limpeza da gaiola Icon_minitimeQui maio 24, 2012 2:34 pm

com lixivia, fazem xixi a seguir no sítio onde se limpou....
toda a lixivia e sonasol (que não uso) alé de outros problemas provocam um odor amoniacal (a xixi) o que baralha a maioria dos animais.
Ir para o topo Ir para baixo
MafaldaC

MafaldaC


Feminino Mensagens : 126
Data de inscrição : 04/04/2014
Localização : Lisboa

Limpeza da gaiola Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza da gaiola   Limpeza da gaiola Icon_minitimeTer Ago 12, 2014 9:28 pm

A ideia de desinfectar com água com vinagre parece-me interessante. Mas o cheiro a vinagre não fica depois muito forte na gaiola ou na divisão da casa em que ela está?
Ir para o topo Ir para baixo
ClaudiaR.

ClaudiaR.


Feminino Mensagens : 99
Data de inscrição : 16/03/2014
Idade : 33
Localização : Évora

Limpeza da gaiola Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza da gaiola   Limpeza da gaiola Icon_minitimeTer Ago 12, 2014 10:32 pm

Não, eu diluo o vinagre em água quente, lavo e passo outra vez por água corrente, a gaiola fica sem cheiros rato e praticamente sem cheiro a vinagre  :ratcontente: nunca notei nenhum cheiro a vinagre na casa XD
Ir para o topo Ir para baixo
ori

ori


Feminino Mensagens : 141
Data de inscrição : 19/05/2014
Idade : 36
Localização : Madrid

Limpeza da gaiola Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza da gaiola   Limpeza da gaiola Icon_minitimeQua Ago 13, 2014 7:11 am

Eu faço o mesmo que a Claudia e fica perfeito Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

Limpeza da gaiola Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza da gaiola   Limpeza da gaiola Icon_minitimeSex Ago 15, 2014 11:05 pm

nós encharcamos as gaiolas em vinagre nas limpezas a fundo e tb não temos sentido o cheiro Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Limpeza da gaiola Empty
MensagemAssunto: Re: Limpeza da gaiola   Limpeza da gaiola Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Limpeza da gaiola
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» (tentativa de) Gaiola
» Gaiola
» GAIOLA!?
» Gaiola no terraço.
» preciso de uma gaiola

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Cuidados :: Alojamento-
Ir para: