Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Olhito fechado

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
BasmatiRice
Admin
BasmatiRice


Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 35
Localização : Lisboa

Olhito fechado Empty
MensagemAssunto: Olhito fechado   Olhito fechado Icon_minitimeSex Jun 22, 2012 7:01 pm

Boas,

À pouco kdo cheguei a casa e fui dizer olá aos bichos vi que a Min está com o olho direito fechado e com alguma secreção.

Tirando isso nao parece estar inchado e ela não está a coçar de modo que das duas uma - ou nao a está a incomodar muito ou doi quando coça...

Nao acho que valha a pena ir a uma consulta de urgencia por isto mas queria saber se entretanto posso fazer alguma coisa para a ajudar, tipo limpar o olho com soro fisiologico de alguma forma...

Update: ja tem o olho aberto e com aspecto normal outra vez... Nao sei o que faça, se levo o bicho ao vet se nao, tem sido dia sim dia nao, como se acordasse ramelosa e depois passasse, tenho algum "medo" de a levar ao vet e olharem pra mim de lado, vou ficar com fama de hipocondriaca!
Ir para o topo Ir para baixo
Jumpy

avatar


Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/06/2012

Olhito fechado Empty
MensagemAssunto: Re: Olhito fechado   Olhito fechado Icon_minitimeSeg Jul 16, 2012 10:17 am

Que tipo de substracto usas na gaiola? Por vezes elas podem ficar assim por causa do pó libertado pelo substracto... Para evitar isso aconselharam-me a usar um substracto que não faça pó nem seja feito a partir de madeiras aromáticas como o pinho ou cedro. Já usei substracto feito a partir de papel reciclado e de faia e gostei de ambos.
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Olhito fechado Empty
MensagemAssunto: Re: Olhito fechado   Olhito fechado Icon_minitimeTer Jul 17, 2012 12:41 am

Tem estado um calor abrasador. As ratz sentem muito o calor, é desconfortável. Quando estão desconfortáveis libertam porfirina (um líquido avermelhado) pelos olhos e narinas. Era este tipo de descarga que viste? Se sim, pode ser mesmo do calor.

Tudo o que causa desconforto causa libertação de porfirina, por isso também pode ser o pó do substracto como disse Jumpy.

Ou então numa brincadeira pode ter-se magoado no olho.
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Olhito fechado Empty
MensagemAssunto: Re: Olhito fechado   Olhito fechado Icon_minitimeDom Jul 22, 2012 1:14 am

O olhinho ficou bom? Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
BasmatiRice
Admin
BasmatiRice


Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 35
Localização : Lisboa

Olhito fechado Empty
MensagemAssunto: Re: Olhito fechado   Olhito fechado Icon_minitimeQui Jul 26, 2012 6:33 pm

Alô

Os olhos da Min não têm tido mais problemas, na altura limpei-os devagarinho com soro fisiologico e uma compressa de algodao esterelizada, parece que ajudou alguma coisa Razz

Entretanto mudei-as para a sala que é a parte mais fresca da casa. Tem ar condicionado por isso pu-las da maneira mais protegida que consegui...

O que me está a preocupar agora é a Chao, que está com muita porfirina nos olhos, queria limpa-los com soro mas tenho medo de fazer pior do que melhor. Já tentei falar com a Catarina (niarctaa) para saber o que fazer mas tem o tml desligado...

Não quero leva-la ao vet aqui da expo porque é mesmo muito caro mas também não quero esperar até segunda para leva-la ao da faculdade de veterinaria (que nem sei se está a funcionar agora no verão)

Se alguem souber de um vet aqui em lisboa para exoticos que seja bom, please let me know...
Ir para o topo Ir para baixo
BasmatiRice
Admin
BasmatiRice


Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 35
Localização : Lisboa

Olhito fechado Empty
MensagemAssunto: Re: Olhito fechado   Olhito fechado Icon_minitimeSeg Fev 11, 2013 1:41 am

A Chao tem tido nas últimas semanas (já deve fazer um mês mas pronto...) Um problema semelhante ao que teve no Verão...

Basicamente tem sempre alguma secreção apenas no olho direito... Uns dias não tem nada ou quase nada e noutros tem tanta secreção que quase que não o abre, estou à duas semanas e por-lhe um gel no olho receitado pelo veterinário de exóticos das olaias mas não noto diferença nenhuma... De modo que amanhã vou leva-la ao hospital da faculdade de medicina veterinária, a ver o que me dizem...

Estou a usar pellets de palha como fundo mas vou mudar para jornal por uns dias a ver se faz alguma diferença.

Sugestões são bem vindas =P
Ir para o topo Ir para baixo
Siwain
Admin
Siwain


Feminino Mensagens : 413
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 40
Localização : Algarve

Olhito fechado Empty
MensagemAssunto: Re: Olhito fechado   Olhito fechado Icon_minitimeSeg Fev 11, 2013 1:56 am

Será uma conjuntivite? :scratch: Fazes bem em eliminar o pó o mais possível!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ratz.pt
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Olhito fechado Empty
MensagemAssunto: Re: Olhito fechado   Olhito fechado Icon_minitimeSeg Fev 11, 2013 10:11 am

Também acho boa ideia fazer o "teste do pó" por uns tempos. Experimenta usar papel rasgado, de caixas de cartão e de papel higiénico, como litter. Se o problema for o pó, vai desaparecer e pelo menos é identificado.
Ir para o topo Ir para baixo
BasmatiRice
Admin
BasmatiRice


Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 35
Localização : Lisboa

Olhito fechado Empty
MensagemAssunto: Re: Olhito fechado   Olhito fechado Icon_minitimeSeg Fev 18, 2013 12:03 pm

Não fiz o update aqui mas levei-as ao hospital da faculdade de veterinaria na última 3ª. Gostei muito! A Dr. Mariana é muito fixe e percebe bué destes bichinhos Smile

Depois de ver o olho a Chao e de as oscultar ela achou que o olho devia ser sintoma de infecção e que se ouvia um bocadinho de barulho na respiração, de modo que estão as duas a fazer antibiótico, baytril e doxiciclina, por 15 dias e depois volto lá pra vermos como estão.

<Desabafo> Este fim de semana estive fora e ficou o meu irmão a cuidar delas e não sei bem como conseguiu gastar o baytril praticamente todo Oo falei com ele e aparentemente ele deu-lhes a dose certa mas não conseguia acertar com a dose à primeira e foi deitando fora o excesso Mad conclusão: vou ter de ir até Monsanto só pra trazer uma nova dose de baytril... *suspiro* </desabafo>

Também tirei o fundo (estão a papel de cozinha e tiras de papel de impressora) mas não noto diferença no olho da pequenita... Esperava que agora ao fim de uma semana de antibiótico o olho pelo menos começasse a melhorar mas não vejo diferenças :/ este olho intriga-me :scratch:

Also, para dar os antibióticos, posso mistura-los um com o outro? E depois misturar os antibióticos com sopa ou outra cena? Ia facilitar bastante a saga do antibiótico duas vezes ao dia Razz

Ir para o topo Ir para baixo
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

Olhito fechado Empty
MensagemAssunto: Re: Olhito fechado   Olhito fechado Icon_minitimeSeg Fev 18, 2013 5:35 pm

Eu não juntava os medicamentos para ter a certeza que elas tomam a dose certa de cada um. E também acho mais simples dar c a seringa os medicamentos líquidos. Tenta dar-lhes uns minutos entre cada medicamento para elas "destressarem" e tenta uma guloseima deliciosa para as manter mais receptivas.

N conheces nenhum vet mais perto de ti que tenhas confiança pa pedir baytril? Realmente ter k atravessar a cidade é uma seca...
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Olhito fechado Empty
MensagemAssunto: Re: Olhito fechado   Olhito fechado Icon_minitimeSeg Fev 18, 2013 8:43 pm

Também prefiro dar separado. Assim tenho a certeza que tomaram a quantidade certa. Estás a misturar os medicamentos com comida como papas ou iogurte liquido, ou estás a dar directamente com a seringa?

Depois de tentativas e tentativas, desisti de misturar os medicamentos com comida. Acho muito mais fácil e certeiro dar directamente na boca.

Processo:
- Ratazana enrolada firmemente numa toalha de mão, de maneira a ficar apenas com a cabeça de fora (não conseguindo mover os braços);
- Um mão segura a toalha no sítio enquanto impede a ratazana de virar a cabeça (é ginástica mas dá);
- A outra mão segura a seringa e empurra o medicamento goela abaixo.

Olhito fechado Bowies
Ir para o topo Ir para baixo
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

Olhito fechado Empty
MensagemAssunto: Re: Olhito fechado   Olhito fechado Icon_minitimeSeg Fev 18, 2013 8:58 pm

Tive recentemente um porquinho da india que maguou um olhinho na palha ou c as unhas, nao sei. E o tratamento implicava 8medicamentos seguidos entre antibióticos, analgésicos e colirios. Tinham que ser dados todos na mesma altura, por isso, ele que é timido e inseguro, ficava muito stressado... Acabava por ter muitas dificuldades em fazer os tratamentos até porque uns deviam saber mesmo mal e os colirios ardiam no olhinho... Acabei por perceber que se fizesse por partes e entre cada medicamento esperasse um cadinho, pousando-o na gaiola dele e com ervinhas fresquinhas (as guloseimas derradeiras dos meus porquinhos), ele nao stressava tanto e era meeeeessssssmmmmmooooo mais facil fazer o tratamento completo.
Experimenta, pode ser que as tuas pequenas tolerem melhor. Boa sorte Very Happy Razz
Ir para o topo Ir para baixo
BasmatiRice
Admin
BasmatiRice


Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 35
Localização : Lisboa

Olhito fechado Empty
MensagemAssunto: Re: Olhito fechado   Olhito fechado Icon_minitimeTer Fev 19, 2013 6:02 pm

Com a Min consigo dar sem problemas de seringa, a Chao já é outra história... A primeira vez (ontem á noite) aliciei-a com uma guloseima e ainda consegui dar-lhe um dos antibiótico, o segundo vez já não fo tão fácil... Não tinha maneira de a fazer sair da gaiola de modo que tive de andar a persegui-la lá dentro Razz

Ontem perguntei ao veterinário se podia misturar os dois antibióticos e disse-me que sim, de modo que hoje experimentei misturar os dois antibioticos com uma colher de café de sopa e funcionou bastante bem Oo ela lambeu a tacinha até ao fim, nem me deixava tirar a tacinha lol

não sei, acho que vou fazer o antibiotico com sopa a partir de agora :/ foi bem mais fácil e ela comeu aquilo até ao fim, tenho a certeza que não cuspiu nada Razz A minha unica dúvida é se esta mistura não baixa a eficiência dos antibióticos de alguma forma : P
Ir para o topo Ir para baixo
Siwain
Admin
Siwain


Feminino Mensagens : 413
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 40
Localização : Algarve

Olhito fechado Empty
MensagemAssunto: Re: Olhito fechado   Olhito fechado Icon_minitimeQua Fev 20, 2013 1:51 am

O que para mim funcionou melhor até agora foi misturar a medicação com um bocadinho de bebida de soja com sabor a chocolate e dar com seringa. A Fela até se atirava à seringa de cada vez que a metia por entre as grades. Laughing Agarrava por entre os dentes e tentava fugir com ela para dentro da gaiola. Escusado será dizer que tomava a medicação com a bebida toda até a ultima gota e ainda pedinchava por mais.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ratz.pt
BasmatiRice
Admin
BasmatiRice


Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 35
Localização : Lisboa

Olhito fechado Empty
MensagemAssunto: Re: Olhito fechado   Olhito fechado Icon_minitimeTer Mar 05, 2013 4:30 pm

Boas!

Bem, venho dizer que após o antibiótico não se ouve mais barulho na respiração das minhas meninas... No entanto o olho da Chao não mudou :/ a vet adiantou a hipótese de haver uma obstrução do canal lacrimal, mas que (obviamente) não têm cânulas suficientemente pequenas para desentupi-lo. Ela disse que não a deve incomodar mas para limpar com soro fisiológico se ficar pior.

Tendo em conta que ela só tem secreção naquele olho, nem no outro olho nem no nariz, esta hipótese parece-me bastante provável Razz
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Olhito fechado Empty
MensagemAssunto: Re: Olhito fechado   Olhito fechado Icon_minitimeTer Mar 05, 2013 5:55 pm

Se não a incomoda, mais vale nem mexer Wink
Ir para o topo Ir para baixo
BasmatiRice
Admin
BasmatiRice


Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 35
Localização : Lisboa

Olhito fechado Empty
MensagemAssunto: Re: Olhito fechado   Olhito fechado Icon_minitimeSex Mar 15, 2013 8:48 pm

Voltei hoje de uma semana no campo e estive a limpar a gaiola delas e a brincar um pouco também. Mal cheguei notei logo que a Chao tem uma ferida no topo da cabeça que tem mesmo ar de ter sido a Min :/

o que me preocupou foi, à bocado a Chao parecia ter... soluços? Assim que parou continuou de um lado para o outro como se nada fosse... Alguém tem deia do que é/possa ser?
Ir para o topo Ir para baixo
Siwain
Admin
Siwain


Feminino Mensagens : 413
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 40
Localização : Algarve

Olhito fechado Empty
MensagemAssunto: Re: Olhito fechado   Olhito fechado Icon_minitimeSex Mar 15, 2013 9:59 pm

Soluços é coisa normal e não precisas de te preocupar. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ratz.pt
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

Olhito fechado Empty
MensagemAssunto: Re: Olhito fechado   Olhito fechado Icon_minitimeDom Mar 17, 2013 12:14 am

Hehehehe Very Happy já as imagino aos saltinhos...hicks! Hicks!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Olhito fechado Empty
MensagemAssunto: Re: Olhito fechado   Olhito fechado Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Olhito fechado
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Cuidados :: Saúde-
Ir para: