Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Olhos com sangue?

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
RaffaelaRocha

RaffaelaRocha


Feminino Mensagens : 144
Data de inscrição : 25/07/2012
Idade : 29
Localização : Armação de Pera - Algarve

Olhos com sangue? Empty
MensagemAssunto: Olhos com sangue?   Olhos com sangue? Icon_minitimeSex Fev 08, 2013 6:45 pm

A cerca de 1 ou duas semanas reparei que as minhas ratazanas estavam com os olhos sujos, ficavam com crostas nos olhos.
Estou super precupada porque isto apareceu em 3 das minhas 4 ratazanas (e tenho 2 numa gaiola e 2 noutra).
E não parece melhorar. Parece-me sangue... porque houve um dia que uma tinha um liquido avermelhado a sair do nariz (sangue?).
Por vezes uma delas espirra... Pensei na opção sarna, mas nao me parece...
Moro no Algarve e não a que veterinário as poderei levar.
HELP! Sad
Deixo aqui umas fotos da ratazana que se encontra pior...
Olhos com sangue? Dsc0366mmm
Olhos com sangue? Dsc0374fj
Olhos com sangue? Dsc0368bm
Ir para o topo Ir para baixo
Siwain
Admin
Siwain


Feminino Mensagens : 413
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 40
Localização : Algarve

Olhos com sangue? Empty
MensagemAssunto: Re: Olhos com sangue?   Olhos com sangue? Icon_minitimeSáb Fev 09, 2013 7:57 pm

Não se trata de sangue mas sim porifirina, uma substância produzida na glândula Harderiana que fica localizada atrás do olho.

Por si só, não é razão para preocupação. Deitar um bocado de vez em quando é normal. Mas muita porifirina pode significar doença, stress ou uma dieta pouco equilibrada. Uma das doenças mais comuns ligadas à produção excessiva e regular de porifirina é Mycoplasmosis, uma doença bacteriana que afecta o sistema respiratório. O organismo que provoca a doença está presente na maioria das ratazanas domésticas.

A produção aumenta com a idade até aos 20 meses e depois começa a diminuir.

Fica atenta às tuas meninas: espirros frequentes, sons ao respirar e muita produção de porifirina significam que está na hora de fazer uma visita ao veterinário. Quanto aos vets no algarve, pessoalmente só tenho experiência com veterinários em Faro. É uma questão de ligar às clínicas localizadas na tua área e perguntar se têm veterinário de exóticos e se este vê ou tem alguma experiência com ratazanas. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ratz.pt
RaffaelaRocha

RaffaelaRocha


Feminino Mensagens : 144
Data de inscrição : 25/07/2012
Idade : 29
Localização : Armação de Pera - Algarve

Olhos com sangue? Empty
MensagemAssunto: Re: Olhos com sangue?   Olhos com sangue? Icon_minitimeSáb Fev 09, 2013 11:05 pm

Obrigada Siwain, és um anjo Like a Star @ heaven
Obrigada <3
Ir para o topo Ir para baixo
RaffaelaRocha

RaffaelaRocha


Feminino Mensagens : 144
Data de inscrição : 25/07/2012
Idade : 29
Localização : Armação de Pera - Algarve

Olhos com sangue? Empty
MensagemAssunto: Re: Olhos com sangue?   Olhos com sangue? Icon_minitimeDom Fev 10, 2013 12:20 am

Mas é normal isso acontecer logo as minhas quatro meninas?
Estou a ficar mesmo preocupada.
Hoje tirei as grandes da gaiola e deixei-as andar pela cama, e pela primeira vez elas estavam a deitar urina... bastante amarelada. E ambas tinham assim um liquido amarelado no genital (foto). NORMAL?
Olhos com sangue? Dsc0358tz
Ao pouco reparei que uma delas, a que tinha tambem o liquido amarelado, tinha sangue no genital. WOOW, acho que isto começa a ficar serio :c
Ir para o topo Ir para baixo
RaffaelaRocha

RaffaelaRocha


Feminino Mensagens : 144
Data de inscrição : 25/07/2012
Idade : 29
Localização : Armação de Pera - Algarve

Olhos com sangue? Empty
MensagemAssunto: Re: Olhos com sangue?   Olhos com sangue? Icon_minitimeDom Fev 10, 2013 12:24 am

PS: Uma das mais pequenas anda a 'violar' uma das maiores, porém são tudo femêas o.o
Ir para o topo Ir para baixo
Siwain
Admin
Siwain


Feminino Mensagens : 413
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 40
Localização : Algarve

Olhos com sangue? Empty
MensagemAssunto: Re: Olhos com sangue?   Olhos com sangue? Icon_minitimeDom Fev 10, 2013 11:14 am

É normal as fêmeas montarem-se, é uma forma de estabelecer hierarquias. Verás o mesmo comportamento noutros mamíferos, nomeadamente os cães. Quanto à urina, é normal que durante os passeios marquem território e o cheiro da urina pode estar ligado à quantidade de água ingerida. Quanto mais água bebem, menos intenso vai ser o cheiro e a cor da urina. As manchas amareladas e o sangue pode ser sinal de infecção no sistema reprodutivo... talvez seja melhores levares ao vet. :scratch:


Última edição por Siwain em Dom Fev 10, 2013 3:21 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ratz.pt
RaffaelaRocha

RaffaelaRocha


Feminino Mensagens : 144
Data de inscrição : 25/07/2012
Idade : 29
Localização : Armação de Pera - Algarve

Olhos com sangue? Empty
MensagemAssunto: Re: Olhos com sangue?   Olhos com sangue? Icon_minitimeDom Fev 10, 2013 1:05 pm

Fod****, estou lixada.
Hoje tirei as minhas meninas e estavam todas com os olhos com a tal porifina :s
Ir para o topo Ir para baixo
Siwain
Admin
Siwain


Feminino Mensagens : 413
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 40
Localização : Algarve

Olhos com sangue? Empty
MensagemAssunto: Re: Olhos com sangue?   Olhos com sangue? Icon_minitimeDom Fev 10, 2013 3:25 pm

Talvez estejam com alguma infecção... observa o comportamento delas durante os próximos dias e vê se notas sinais de doença. Deves ter em conta, no entanto, que as ratz disfarçam muito bem quando estão doentes. Mas vê se a consistência das fezes é normal, se elas espirram mais do que o costume, se estão letárgicas ou comem menos, se fazem algum barulho ao respirar. Pode-se ouvir quando estão com infecções respiratórias um crepitar na respiração ou sons que parecem guinchos quando ficam um bocado mais stressadas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ratz.pt
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Olhos com sangue? Empty
MensagemAssunto: Re: Olhos com sangue?   Olhos com sangue? Icon_minitimeDom Fev 10, 2013 8:42 pm

A Siwain já disse tudo.

No teu lugar levava ao vet sim, esse xixi está com um ar demasiado espesso... e sangue na urina ou fezes não é algo normal.
A porfirina nos olhos, como disse a Siwain, não é tanto um problema mas um sinal de que algo não está bem.
Ir para o topo Ir para baixo
RaffaelaRocha

RaffaelaRocha


Feminino Mensagens : 144
Data de inscrição : 25/07/2012
Idade : 29
Localização : Armação de Pera - Algarve

Olhos com sangue? Empty
MensagemAssunto: Re: Olhos com sangue?   Olhos com sangue? Icon_minitimeSeg Fev 11, 2013 5:02 pm

Vou tentar encontrar um vet então, thanks !
Ir para o topo Ir para baixo
RaffaelaRocha

RaffaelaRocha


Feminino Mensagens : 144
Data de inscrição : 25/07/2012
Idade : 29
Localização : Armação de Pera - Algarve

Olhos com sangue? Empty
MensagemAssunto: Re: Olhos com sangue?   Olhos com sangue? Icon_minitimeSeg Fev 11, 2013 6:13 pm

Encontrei um veterinário em Albufeira que tem um veterinário para exóticos.
Vão-me levar 25 euros e trago as minhas 4 meninas !
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Olhos com sangue? Empty
MensagemAssunto: Re: Olhos com sangue?   Olhos com sangue? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Olhos com sangue?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» As ratz de olhos ruby vêem mal?
» Sangue... algures

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Cuidados :: Saúde-
Ir para: