Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Gouda - espirros

Ir para baixo 
+2
ClaudiaVanessa
isa86
6 participantes
AutorMensagem
isa86

isa86


Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/02/2013

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeSáb Fev 15, 2014 12:47 pm

Hoje de manha quando fui ver os ratos reparei que o Gouda está com um espirrar constante... umas vezes é so um espirro normal deles, em que so se ouve um exalar mais forte pelo nariz, outras vezes sai um guinchinho mais parecido com um espirro humano.

ja estive a ver videos de ratos a espirrar e com problemas respiratorios, mas nao arranjei nada parecido. Nao esta com respiraçao audivel como os ratz de alguns videos (doentes), mas esta com fezes moles.

Sei que o melhor era leva-lo ao vet, mas nao sei se espero até terça-feira para ir á universidade de veterinaria (bem recomendada e mais em conta), ou se é urgente e devo ir a correr a qualquer vet de exoticos.

Já alguem teve os vossos com este tipo de espirros?
Ir para o topo Ir para baixo
isa86

isa86


Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/02/2013

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeSáb Fev 15, 2014 3:17 pm

os espirros praticamente já passaram, mas acho que ele tem porfirina no nariz. nao vi nada vermelho vivo, mas tem o nariz um pouquinho manchado de acastanhado, e uma mancha no lado do corpo.

Vi a respiraçao dele com o ouvido encostado ao peito, e soa igual á do irmao. Sem o ouvido encostado nao tem ruido nenhum.

Ainda pensei ir á exoclinic com ele, mas estao fechados até segunda.
Ir para o topo Ir para baixo
ClaudiaVanessa

ClaudiaVanessa


Feminino Mensagens : 86
Data de inscrição : 04/02/2014

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeSáb Fev 15, 2014 3:35 pm

Isa tenho quase a certeza que as consultas de Exóticos na fmv agora são à segunda, até às 15h acho. Estava o aviso num papel na recepçao quando fui la, há duas semanas.. o melhor será ligar antes de ir, para confirmar
Ir para o topo Ir para baixo
isa86

isa86


Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/02/2013

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeSáb Fev 15, 2014 4:04 pm

Obrigado Claudia! Smile

na net ainda fala em terça, mas tenho tentado ligar-lhes de quaquer maneira. Ninguem atende. Mas segunda é mais perto, acho que vou ficar de olho nele e ver se nao piora ate segunda.

So tinha boas recomendaçoes da exoclinic e da faculdade, e prefiro nao ter que ir a um sitio onde nao percebam muito de ratazanas.
Ir para o topo Ir para baixo
ClaudiaVanessa

ClaudiaVanessa


Feminino Mensagens : 86
Data de inscrição : 04/02/2014

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeSáb Fev 15, 2014 5:13 pm

Eu fui lá na quarta, e estavam 2 médicas que atendiam exóticos, embora o tal papel referisse as consultas às segundas. A que viu a Rufas pareceu saber de ratazanas, deu muitos conselhos e ela veio bem medicada.. Só não sei como não viu que estava gravida uma semana antes de dar à luz, quando eu até disse que ela tinha vindo de junto de machos, mas pronto. Se necessitares de ir lá, acho que o Gouda fica bem entregue Smile As melhoras!
Ir para o topo Ir para baixo
BasmatiRice
Admin
BasmatiRice


Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 35
Localização : Lisboa

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeSáb Fev 15, 2014 7:50 pm

Insiste, se estiver com aquele atendedor automático muita chato, experimenta direccionar para o raio-x ou assim, pode ser que te atendam... Eu também tenho tido dificuldade em falar para lá, não sei o que se passa com os telefones deles!!
Ir para o topo Ir para baixo
isa86

isa86


Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/02/2013

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeDom Fev 16, 2014 4:17 am

obrigado pela ajuda!

continua praticamente sem espirrar. nao sei se alguma coisa lhe estava a irritar o nariz, se estava constipado... vou continuar de olho nele ate segunda, ver como corre.
Ir para o topo Ir para baixo
isa86

isa86


Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/02/2013

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeTer Fev 18, 2014 12:56 am

Claudia e Basmati (Razz) obrigado pela ajuda, na altura tiraram-me um pouco o sufoco.

So para dizer-vos que acabei por nem ir ao vet, o meu menino lindo esta com um ar saudavel e bem disposto, nunca mais espirrou e voltou naquela noite ao seu estado reguila e normal. Fiquei sem saber o que causou aquele ataque de espirros, mas o que interessa é que nao voltem Razz
Ir para o topo Ir para baixo
ClaudiaVanessa

ClaudiaVanessa


Feminino Mensagens : 86
Data de inscrição : 04/02/2014

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeTer Fev 18, 2014 2:33 am

Eheh ainda bem .) Epa alguma corrente de ar, ou talvez tenham respirado alguma especiaria que lhes irritou o nariz LOL (estão na cozinha né?) .. O que interessa é que estão bem Smile
Ir para o topo Ir para baixo
isa86

isa86


Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/02/2013

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeTer Fev 18, 2014 2:37 am

se calhar foi um pozinho da comida que lhe entrou no nariz... ja tinha reparado que eles as vezes quando comem ficam com pó dos cereais ou da raçao preso no nariz. ficam com um ar comico Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeTer Fev 18, 2014 10:16 am

reconheço esses pós nos bigodes ;D são bue comicos mesmo Very Happy

ainda bem k recuperou ;D
eu acabei de ficar com a minha velhota constipada tb Sad ontem a noite deve ter sido "expulsa" da cama e apanhado um pouco de frio. agora tem o nariz entupido...  :rattriste: 
Ir para o topo Ir para baixo
Cecília L.

Cecília L.


Feminino Mensagens : 373
Data de inscrição : 26/01/2014
Idade : 36
Localização : Porto

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeTer Fev 18, 2014 5:24 pm

Isa ainda bem que a ratz melhorou... :ratcontente: 


Leonor a tua ratz vai ficar num instante boa porque tu és optima dona  :ratfeliz: 
Ir para o topo Ir para baixo
isa86

isa86


Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/02/2013

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeSex Fev 21, 2014 1:15 pm

e hoje, uma semana mais tarde, o Gouda volta a espirrar Sad

com menos frequencia, e menos como um espirro humano, mas parece incomoda-lo e esfrega o nariz logo a seguir. Coincidencia ou nao, voltei a ver fezes moles na gaiola.

já esta conosco na sala, e vou ligar para o hospital da faculdade a ver quando ha consultas de exoticos.

Alguem reconhece o que se passa com ele????  :ratmedo: 
Ir para o topo Ir para baixo
isa86

isa86


Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/02/2013

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeSáb Fev 22, 2014 12:39 am

so para dizer que voltou a ficar normal passado um bocado.


nao consigo perceber o que se passa com ele, ja pus a hipotese de ser alguma reacçao alergica, mas ele nao tem nada novo na gaiola.
Ir para o topo Ir para baixo
BasmatiRice
Admin
BasmatiRice


Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 35
Localização : Lisboa

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeSáb Fev 22, 2014 12:56 am

Que estranho... por via das dúvidas eu levava-o ao veterinário :/
Ir para o topo Ir para baixo
isa86

isa86


Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/02/2013

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeSáb Fev 22, 2014 1:02 am

hoje finalmente consegui falar com o hospital veterinario e segunda ha consulta de exoticos, estou com vontade de o levar... e ja agora levo o irmao para um check-up.

o que me chateia é que o mais provavel é ele chegar la sem sintomas nenhuns, o que nao vai ajudar a vet a perceber o que se passa.
Ir para o topo Ir para baixo
isa86

isa86


Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/02/2013

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeSáb Fev 22, 2014 4:05 pm

hoje acordou a pingar porfirina do nariz... e claro, é sabado, e a exoclinic esta fechada a tarde.


Segunda nao se safa do vet.

continua sem sinais respiratorios. acho que ou lhe entrou qualquer coisa no nariz que o esta a irritar, ou é uma coisa alergica, porque quando acontece é de manha, e depois de o tirar um bocado da gaiola melhora.

De manha tenho tiro sempre os papeis que eles levam para a cama mais fechada quando estao molhados. Já li que podem fazer reacçao á humidade ou á amonia da urina. Se fosse esse o caso, nao teria ja acontecido antes? ou nao se passaria o mesmo com o irmao?
Ir para o topo Ir para baixo
Cecília L.

Cecília L.


Feminino Mensagens : 373
Data de inscrição : 26/01/2014
Idade : 36
Localização : Porto

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeDom Fev 23, 2014 6:40 pm

Não tenho experiência no assunto mas se calhar o sistema imunitário não reage da mesma maneira... :rathmm: 
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeSeg Fev 24, 2014 1:29 am

Isa, qual é o litter que estás a usar de momento? Por vezes pode ser uma reação alérgica aos pós do litter.
Ir para o topo Ir para baixo
isa86

isa86


Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/02/2013

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeSeg Fev 24, 2014 5:44 pm

o litter é o mesmo que sempre usei, uma mistura do de papel prensado da vitekraft, com um á base de algodao.

hoje fomos ao hospital da faculdade de medicina veterinaria (obrigado pela sugestao, Basmatirice). A vet fez as perguntas todas certinhas para ser alergia, e, apesar de nao ter encontrado motivo nenhum para a reacçao, disse que nao lhe encontrava sinais respiratorios, e que prefere nao estar a dar antibiotico sem ser preciso.

Gostei imenso de la ir, fiquei mais descansada. voltei com indicaçoes de, se voltar a acontecer esporadicamente como tem vindo a ser, tentar remover possiveis alergenios. Se acontecer com mais frequencia, voltar la.

Aproveitei e trouxe desparasitante. Sao 5 dias a toma-lo, acho que vou ter que ir dar uma olhadela ao topico de como administrar medicamentos Razz

A vet achou-os enormes! (pesam 500 e tal gramas cada um)

Ir para o topo Ir para baixo
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeSeg Fev 24, 2014 6:42 pm

Boa:) tb sou das que prefere ir ao vet nem que seja por descargo de consciência. E não me tenho arrependido.
Olha o PI da minha mãe tem sempre ranhoca e barulho nos pulmões. É crónico e já fui a todos os vets possíveis e já fiz todos os tratamentos que existem e nunca nada funcionou. Deixei de o melgar com medicamentos e tratamentos. Agora está estável, com barulhos a respirar como sempre, com ranhoca como sempre, mas feliz, gordo e "saudável". Tem cerca de 4 anos, passei 1ano e meio a medicar SEMPRE e com vários tratamentos, desisti. Acho que foi o melhor para ele pk nem via melhoras nem parava de importunar o rapaz. É tipo um asmático crónico mas vive bem. Não estou a dizer com isto que devas desistir de procurar a fonte do problema, mas se vês que é uma cena estável, ele não perde grande qualidade de vida e não parece piorar, talvez manter só um olhinho como a vet disse e não fazer tratamento nenhum não seja mau. Mantém-te atenta mas com serenidade e vais ver que o teu rapaz ultrapassa isso num instante Wink

Ir para o topo Ir para baixo
isa86

isa86


Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/02/2013

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeSeg Fev 24, 2014 7:02 pm

pois, eu fui ao hospital por isso, e ia preparada para fazer 30000 perguntas se ela saltasse logo para o antibiotico, porque nao me parecia que ele tivesse infecçao nenhuma.

mas como eles nunca foram vistos por vet desde a criadora, e como podia haver algum sintoma nele que eu nao estivesse a ver, preferi ir ao check up.

desparasitante nao foi complicado afinal, eles lambem-no de uma colher Smile
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeSeg Fev 24, 2014 7:10 pm

Perguntei pelo litter porque às vezes pode ser alergia a ele... é fácil fazer um "despiste" para confirmar se era isso ou não. Basta usar um tapete de trapilho ou papel às ripas durante um ou dois dias. Se os espirros pararem, era do litter. Se continuarem... não.
Ir para o topo Ir para baixo
isa86

isa86


Mensagens : 106
Data de inscrição : 14/02/2013

Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitimeSeg Fev 24, 2014 7:15 pm

o meu problema em fazer despistes é que das duas vezes que ele teve estes ataques de espirros foi com uma semana de intervalo...

falei á vet se podia ser do papel que eles levam para a cama mais fechada e depois encharcam as vezes de urina, mas ela nao pareceu achar que fosse disso.

Acho que enquanto ele estiver gordinho, saudavel e sem espirros, está tudo bem Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Gouda - espirros Empty
MensagemAssunto: Re: Gouda - espirros   Gouda - espirros Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Gouda - espirros
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» espirros

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Cuidados :: Saúde-
Ir para: