Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 lutas entre machos

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
crispx

crispx


Masculino Mensagens : 125
Data de inscrição : 22/02/2012
Localização : Barreiro

lutas entre machos Empty
MensagemAssunto: lutas entre machos   lutas entre machos Icon_minitimeDom Mar 11, 2012 10:38 pm

Olá,

não sabia onde escrever mas cá fica.

tinha uma questão e visto que os machos tendem mais facilmente entrar em brigas..
gostava de saber se o macho pode viver sem ser com companhia (sim eu sei que ratazanas convem ter pares ou mais),

isto foi uma questão até porque já vi videos de pessoas que têm apenas um ratzo sozinho e ficam muito mimados porque são unicos e recebem
mais afecto e carinho.

confirma-se?
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

lutas entre machos Empty
MensagemAssunto: Re: lutas entre machos   lutas entre machos Icon_minitimeDom Mar 11, 2012 11:05 pm

Na minha opinião, é sempre melhor quando a ratazana tem companhia.
Os ratos mais meigos que tive foram sempre vindos de pares ou grupos, por isso não penso que seja necessário ter só um para formar um laço mais forte com o dono.
O meu Fivela era um doce e vivia com o irmão, que não me ligava nenhuma. O Bowie é um molengas querido que adora colinho, vive num grupo de quatro.

O que pode acontecer é uma ratazana ser tão "mandona" e agressiva para os seus companheiros que se torna necessário separá-los.
Outra opção é castrar. A castração pode reduzir este tipo de comportamento - não quer dizer necessariamente que funcione.

Neste momento tenho apenas um macho a viver sozinho, por ser tão territorial que mordia os outros e a mim.
Não posso estar sempre com ele e dá-me muita pena vê-lo só. Não o separava dos outros se não tivesse mesmo de ser Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
crispx

crispx


Masculino Mensagens : 125
Data de inscrição : 22/02/2012
Localização : Barreiro

lutas entre machos Empty
MensagemAssunto: Re: lutas entre machos   lutas entre machos Icon_minitimeDom Mar 11, 2012 11:07 pm

Pois era essa questão que queria saber Rolling Eyes

pelo que tenho lido as femeas parecem a ser mais meigas ainda que também tenham as lutas delas certo?
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

lutas entre machos Empty
MensagemAssunto: Re: lutas entre machos   lutas entre machos Icon_minitimeDom Mar 11, 2012 11:15 pm

Isso já não sei, não tenho tanta experiência com fêmeas.

As minhas dão-se bem, há uma que é um pouco mais mandona, mas nada de grave.
O que já percebi é que cada pessoa tem os seus favoritos. Conheço quem prefira as fêmeas, eu prefiro os machos.
Ir para o topo Ir para baixo
Piscas

avatar


Masculino Mensagens : 30
Data de inscrição : 17/02/2012
Localização : Porto

lutas entre machos Empty
MensagemAssunto: Re: lutas entre machos   lutas entre machos Icon_minitimeDom Mar 18, 2012 4:44 pm

Eu nunca tive grandes problemas com grupos de machos, e cheguei a ter grupos formados por 15 elementos.
Se forem machos que nunca tenham copulado com femeas, à partida não irão causar problemas de lutas ou dominancia com outros machos. Por isso é que normalmente quem faz criação de ratz tem sempre um ou 2 machos que ficam separados dos outros, com a finalidade de reproduzir.
As femeas é que podem vir a ter lutas dentro de grupos para mostrar dominancia, mas estamos a falar de intrigas e não lutas sangrentas.

Quanto às personalidades de machos e femeas eu sempre vi a coisa desta forma:
Macho - calmo, meigo, dorminhoco, paxorrento
Fema - brincalhona, activa, meiga mas com tendencia para experimentar td
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

lutas entre machos Empty
MensagemAssunto: Re: lutas entre machos   lutas entre machos Icon_minitimeDom Mar 18, 2012 10:08 pm

Piscas escreveu:
As femeas é que podem vir a ter lutas dentro de grupos para mostrar dominancia, mas estamos a falar de intrigas e não lutas sangrentas.

Ahah eu conheço mulheres assim! xD
Ir para o topo Ir para baixo
Panther

Panther


Feminino Mensagens : 12
Data de inscrição : 18/03/2012
Idade : 34
Localização : Seixal

lutas entre machos Empty
MensagemAssunto: Re: lutas entre machos   lutas entre machos Icon_minitimeTer Mar 20, 2012 12:48 am

Eu ainda não tenho experiência com muitas ratazanas diferentes, mas cá vai a minha situação:
Fiz de família temporária a dois machos que tinham sido deixados para trás pelo dono. Já tinham cerca de 1 ano. Eram irmãos, mas segundo o que me contaram houve uma altura que começaram a lutar e então foram separados. Nunca mais os tentaram juntar. A mim o que me pareceu logo foi que estavam os dois numa gaiola muito pequena, o que pode ter originado as lutas, mas como não assisti, não sei dizer ao certo se foi apenas isso.
Em minha casa, tentei fazer as aproximações, mas o que conclui foi que um deles era muito tímido e o outro era dominante, indo ter com o irmão e mordendo-o (fazendo mesmo sangue). O tímido, morria de medo do irmão, de tal forma que se borrava (literalmente). Começou até a ficar com o pêlo em mau estado devido ao stress. Desisti de os juntar, acabei por adoptar o mais tímido e ofereci o outro.
Mais tarde, adoptei outro macho, e tentei juntar ao Mike (o tímido) mas o Mike começou de novo a ficar nervoso, mostrando logo sinais no pêlo/pele disso mesmo. Como ele também já estava velhote, decidi deixá-lo em paz. Sendo assim, acabou por continuar sozinho até falecer. Só mesmo quando ficou já muito velhote, com dificuldades em mexer-se, é que começou a aceitar ser pegado no colo. Antes, por ser muito tímido, eu dava-lhe festas, soltava-o e afins, mas ele não se sentia confiante em andar no meu colo. Ou seja, não foi por ele estar sozinho que ficou mais "pacholas" Wink

O tal macho que veio ainda o Mike era vivo, chamava-se Ted, antes estava com os irmãos e sempre foi muito meigo, cá em casa acabou por ficar sozinho algum tempo por não ter sido aceite pelo Mike, mas depois adoptei o Mosby para lhe fazer companhia e deram-se lindamente desde o primeiro dia.
O Ted foi o tal que me morreu de repente pale Era um rato espectacular, adorava estar no meu ombro, dava beijinhos e deixava-se pegar por diferentes pessoas, chegando a estar comigo em eventos.

Actualmente tenho o Mosby e a Mimi. Ambos são muito meigos. A Mimi não gosta que lhe peguem ao colo, guincha como se lhe estivéssemos a fazer mal. Mas dá beijinhos e aceita festas, não gosta mesmo é de ser agarrada. Prefere andar a explorar por ela mesma. Tem mesmo feitio de gaja ehehe. O Mosby só não gosta de ser virado de barriga para cima (quando foi castrado tínhamos que o virar assim para ver os pontos e ele odiava Twisted Evil) mas de resto pego-lhe e afins na boa Very Happy

Conheço uma irmã da Mimi que não se queixa ao ser pegada e gosta do ombro Wink

Portanto, conclusão, acho que deve depender mesmo das personalidades deles, independentemente do sexo Razz
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cidadedosanimais.com/forum
alvespaula

avatar


Feminino Mensagens : 31
Data de inscrição : 18/05/2012
Idade : 46
Localização : | lisboa |

lutas entre machos Empty
MensagemAssunto: Re: lutas entre machos   lutas entre machos Icon_minitimeSex maio 18, 2012 12:48 pm

crispx escreveu:


tinha uma questão e visto que os machos tendem mais facilmente entrar em brigas..
gostava de saber se o macho pode viver sem ser com companhia (sim eu sei que ratazanas convem ter pares ou mais),

isto foi uma questão até porque já vi videos de pessoas que têm apenas um ratzo sozinho e ficam muito mimados porque são unicos e recebem
mais afecto e carinho.

confirma-se?

cá em casa confirma-se.

infelizmente o biggy ficou sozinho pois foi agressivo com todos os irmãos.
já não me lembro muito bem mas acho que com 4 meses foi separado e vive desde então sozinho (ele agora está com 1 ano e 8 meses). é muito mais dependente de nós do que as fêmeas que vivem em grupo apesar de, agora com a idade, estar mais pachorrento e quando está solto já não passeia ou brinca prefere ficar a dormir debaixo da cama num iglo ou mesmo em cima da cama ao lado da almofada. se saio do quarto quando regresso ele vem a correr na minha direcção tipo cão e todos os dias trocamos umas catadelas.
ele é o que tem mais problemas de saúde e acredito que em parte é devido ao isolamento. também é o mais pieguinhas: quando vamos à vet e pouso a transportadora na marquesa começa logo a chorar... ainda nem saiu da transportadora e começa numa pieguice tremenda portanto é muito mimado.

ao contrário da maria, cá em casa só temos 4 ratazanas e é-nos mais fácil gerir o tempo que temos para ele e para as fêmeas.

paula
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





lutas entre machos Empty
MensagemAssunto: Re: lutas entre machos   lutas entre machos Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
lutas entre machos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Lutas entre fêmeas
» Só machos ou só Femeas ?
» "Problema Duplo" Dois Machos ou Duas Femeas
» Machos vs Fêmeas - Qual devo escolher?
» VENDA - TORTUGA PETSHOP - Ratazanas machos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Cuidados :: Comportamento-
Ir para: