Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Chissie e a adolescência

Ir para baixo 
5 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
ori

ori


Feminino Mensagens : 141
Data de inscrição : 19/05/2014
Idade : 36
Localização : Madrid

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeDom Jul 27, 2014 7:55 pm

Pois é minha gente, o Chissie finalmente entrou na adolescência e eu não sei se estar contente ou preocupada  :ratnaoolhar: 

Passo a explica, nas ultimas semanas eu tive que deixa-los, a ele e ao Botão, em casa da minha mãe porque não tinha como leva-los de férias comigo e devido ao trabalho, etc ainda não tive tempo de os ir buscar.
Hoje a minha mãe telefonou-me um bocado assustada a dizer que o Chissie anda a tentar acasalar com o Botão já ha 2 ou 3 dias, por isso o pobrezinho esconde-se no ninho...

será melhor separa-los? tenho medo quese magoem e ainda não marquei a cirurgia, mas como agora se mete Agosto penso que a vet só poderá la para Setembro :/
Ir para o topo Ir para baixo
ClaudiaR.

ClaudiaR.


Feminino Mensagens : 99
Data de inscrição : 16/03/2014
Idade : 33
Localização : Évora

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeDom Jul 27, 2014 8:41 pm

Eles tentarem "acasalar" é normal... Estão a estabelecer hierarquia, é normal que o mais velho queira mandar, mas como em qualquer relação de "irmãos" por vezes à turras  :ratlingua:. Os meus passam a vida a correr de um lado para o outro da gaiola a guincharem e a virar uns de pernas para o ar, etc. Eu ao início entrava em pânico assim que os ouvia guinchar.
Como ele nunca devia ter tentado estabelecer hierarquia o botão deve estar assustado, tenta verificar se não há feridas, se nenhum eriça o pelo ou outros sinais de maior agressividade. Coloca os pequenos num espaço neutro com distrações e vê como se comportam, vê também como as coisas correm dentro da gaiola Wink
Mas eu também foi a primeira vez que consegui juntar ratz, de certeza que há aqui quem te dê melhores conselhos. Boa sorte  :amigos:
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeSeg Jul 28, 2014 8:25 am

Enquanto não houver lutas com sangue e pelos a voar o melhor é deixá-los juntos a estabelecer as suas hierarquias (;
Ir para o topo Ir para baixo
ori

ori


Feminino Mensagens : 141
Data de inscrição : 19/05/2014
Idade : 36
Localização : Madrid

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeSeg Jul 28, 2014 10:11 am

Obrigada meninas Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeSeg Jul 28, 2014 11:35 am

concordo com a mary. eu tb deixava juntos, mas com supervisão. esta fase é mesmo assim, mas passa Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
kathamina

kathamina


Feminino Mensagens : 218
Data de inscrição : 10/02/2012

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeSeg Jul 28, 2014 7:53 pm

Quando tive as minhas primeiras meninas, houve um dia que fiquei em pânico e na dúvida se realmente eram meninas e não havia ali um menino, pois só via uma a montar na outra.
Como já disseram, faz parte de estabelecer hierarquia e a mudança de ambiente, visto que foram para casa da tua mãe também pode ter contribuído de alguma forma.
Deixa-os ficar juntos mas fica atenta aos sinais de luta, patadas, bater cauda, eriçar o pêlo...lutas que, como a Maria_mar disse, em que haja sangue aí é para separar na hora.
Eu já tive um caso entre fêmeas que não foi aceite, outro de irmãos (meninos) que vieram juntos, com a mesma idade e passado uns tempos tive que os separar, a intro que correu bem inicialmente entre o Camões e Jack, que mais tarde tive que os separar e mesmo em local neutro e com vigilância não dá mesmo para estarem juntos e de início dormiam juntinhos, os machos nesse aspecto (ou eu tenho um dedo torto para escolher meninos) são bastante mais territoriais, o dominante safa-se, o dominado é preciso ter atenção porque pode ficar mais assustadiço e até mesmo connosco, tenho o caso do Jack que é matulão e tive que "trabalhar" essa situação com ele. Não quero assustar de forma alguma, nem estou a dizer que os terás que separar no futuro, apenas tento alertar para esse facto, para que caso sintas que algo não está bem, possas agir de imediato.
Relativamente a castrar, não sou apologista a sujeitar uma ratz saudável a passar por uma anestesia e respectiva operação. Lamento ter de dar o exemplo de um ratzo da Maria_mar que era saudável e nunca chegou a acordar da anestesia. É apenas a minha opinião/conselho **

Ir para o topo Ir para baixo
http://rathazanasdenimh.blogspot.com/
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeTer Jul 29, 2014 10:32 am

Sim, entretanto já me chegaram testemunhos de castrações bem sucedidas por cá, mas depois dessa minha experiência com o querido Botão, prefiro separar a castrar.
Ir para o topo Ir para baixo
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeTer Jul 29, 2014 3:25 pm

a questão da castração é ser sempre roleta russa. o melhor cirurgião do mundo pode ter ratz que não acordam da anestesia porque as ratz não reagem todas da mesma forma ás anestesias. tal como os humanos, umas lidam melhor com a anestesia que outras. Claro que um vet com muita experiência a anestesiar e acordar ratinhos está melhor preparado para anestesiar em segurança um animal, mas a capacidade do vet para garantir que o ratinho acorda e que acorda bem está muito dependente do próprio ratinho. a idade tb é um factor a ter em conta, como é óbvio...
eu não aconselho a castração, não aconselho nenhum procedimento que exija anestesia que não seja estritamente necessário. Alias, a minha ratinha mais velha teve doente, foi preciso fazer radiografias e eu e o ricardo não deixamos anestesiar. Um procedimento que demorava 5/10 min com ela anestesiada levou quase uma hora porque tirar radiografias a ratz acordadas é filme, elas não param... paciência... a ratinha tinha mais de 2 anos, tava constipada e a vet só queria confirmar que um som que tinha ouvido era da constipação e não um sopro no coração, por isso decidimos não anestesiar.
o problema pode não ser só o ratinho não acordar, mas acordar e não recuperar completamente o movimento ou a consciência, ou ter mudanças bruscas de personalidade. Se der para evitar, eu não arrisco com anestesia.
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeTer Jul 29, 2014 5:51 pm

Nem me tinha lembrado dessas possibilidades S:
Ir para o topo Ir para baixo
ori

ori


Feminino Mensagens : 141
Data de inscrição : 19/05/2014
Idade : 36
Localização : Madrid

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeTer Jul 29, 2014 6:33 pm

Entendo. Obrigada por todas as opiniões. A vet disse que deviamos castrar para que não houvessem problemas futuros, como cancros e assim...o que acham disso?
Sinceramente não quero arriscar, não me ia perdoar se acontecesse algo ao Chissie..estou completamente apaixonada por ele :aww:
Quanto às lutas não ha sangue, so umas valentes coças do Chissie a pôr o Botão no devido lugar x) suponho que isso vai passar ao contrário, daqui a 3 meses é o Botão a querer mandar hahaha
A minha mãe diz que ora o Chissie se zanga com ele, principalmente a comer ou estão os dois a dormir enroladinhos como se nada fosse -.-'
Ir para o topo Ir para baixo
ClaudiaR.

ClaudiaR.


Feminino Mensagens : 99
Data de inscrição : 16/03/2014
Idade : 33
Localização : Évora

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeTer Jul 29, 2014 11:05 pm

Eu não sou veterinária e estou à pouco tempo neste mundo das ratz, mas do que eu conheço de fisiologia/morfologia/patologia animal não consigo ver de que forma castrar vai reduzir o risco de tumores e outros problemas de saúde, no caso da agressividade pode de facto reduzir, diminuição da marcação do território também (menos testosterona). se fosse uma fêmea eu compreendia o argumento, têm uma grande probabilidade de tumores (apesar de eu pessoalmente evitar sujeitar animais deste porte a operações, se não forem necessárias) eu própria tenho a minha cadela esterilizada por opção e para evitar esses problemas.
Podes sempre pedir opinião a outro vet.
Mas dando a minha opinião eu não sujeitava uma ratz a uma operação se não fosse estritamente necessário :s
Ir para o topo Ir para baixo
kathamina

kathamina


Feminino Mensagens : 218
Data de inscrição : 10/02/2012

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeTer Jul 29, 2014 11:38 pm

Qualquer procedimento cirúrgico é ,citando a Leonor, "roleta russa", não é só a parte da castrar e esterilizar, felizmente a minha vet que operou a Íris, apesar de não ter experiência com exóticos a operação correu super bem, a recuperação também. A questão passa mesmo, neste caso, em submeter um animal saudável a uma anestesia e operação e a todas as condicionantes que implicam a mesma anestesia, como a Leonor referiu. Ciente desses aspectos é que não aconselho.
É verdade que existem casos de sucesso, até mesmo em ratz com mais de 2 anos, lembro-me da operação ao tumor da velhota da Sacha, que tem tido uma óptima recuperação, mas esses são casos de doença e mesmo assim com os mesmos factores de risco.
As fêmeas são mais propensas a tumores, e eu desde 2009 tenho tido maioria de fêmeas e nunca esterilizei nenhuma. Não esquecer também que nós (em Portugal) não estamos tão desenvolvidos como outros países que a ratazana doméstica e outros exóticos têm equipamentos e equipas de vets muito mais focados nas respectivas espécies, pois nesse campo já existe uma comunidade bem demarcada de ratz lovers e exóticos (não sei se me faço entender).
Muito resumidamente, há 50% de probabilidade de ser uma castração bem sucedida e 50% de não ser, por este prisma, a minha opinião sobre ratz saudáveis é não sujeitar a uma anestesia.
Podemos dar opiniões, mas a decisão será sempre tua Ori.
Quanto ás lutas, fica atenta, reparei posteriormente na diferença de tamanhos dos teus meninos (não sei como estão agora) mas com as diferenças de tamanho também existe a desigualdade de força, uma dentada de uma ratz a outra bem mais pequena no sítio certo, pode ser fatal, mais uma vez não te quero assustar mas ao contrário do que a Leonor disse, a situação pode não melhorar/passar e é nessa possibilidade que se tem que estar focada, porque o ir com a ideia que há-de passar normalmente acalma-nos e ficamos menos atentas (que não acho que seja o caso). Espero mesmo que seja só a fase das turras e que em breve estejam mais harmoniosos Wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://rathazanasdenimh.blogspot.com/
kathamina

kathamina


Feminino Mensagens : 218
Data de inscrição : 10/02/2012

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeTer Jul 29, 2014 11:55 pm

Entretanto fui googlar, deixo um link que acho bastante informativo: http://northstarrescue.org/pet-care-information/pet-rat-care/107-spaying-neutering-rats.
E mantenho a minha opinião sobre não castrar Wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://rathazanasdenimh.blogspot.com/
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeQua Jul 30, 2014 8:15 am

Realmente, se fosse uma fêmea, esterilizar apesar de extremamente arriscado, teria a vantagem de prevenir certos tumores. No caso dos machos não é tanto assim!
Ir para o topo Ir para baixo
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeQua Jul 30, 2014 9:24 am

Ori a escolha é sempre tu enquanto dona. as probabilidades de não acontecer nada e correr lindamente são boas, mas eu não castraria porque não vejo necessidade de arriscar. especialmente porque para já é uma questão hormonal que vai estabilizar quando eles crescerem um pouco mais.
Ir para o topo Ir para baixo
ClaudiaR.

ClaudiaR.


Feminino Mensagens : 99
Data de inscrição : 16/03/2014
Idade : 33
Localização : Évora

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeSáb Ago 09, 2014 12:54 pm

Como andam os terroristas? já estão mais calmo?  :rolf: 
Ir para o topo Ir para baixo
ori

ori


Feminino Mensagens : 141
Data de inscrição : 19/05/2014
Idade : 36
Localização : Madrid

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeSeg Ago 11, 2014 3:09 pm

Os terroristas estão bem *-* afinal foi mais alarme da parte da minha mãe que outra coisa. O Chissie continua igual e o Botão está enorme, com 2 meses ja tem o mesmo tamanho que o Chissie com 5, é incrivel Surprised acho que ele vai ser enorme (o pai dele também o era)
Ir para o topo Ir para baixo
ClaudiaR.

ClaudiaR.


Feminino Mensagens : 99
Data de inscrição : 16/03/2014
Idade : 33
Localização : Évora

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeSeg Ago 11, 2014 3:18 pm

Sim estive a ver os pesos, os meus pelo peso parecem mínimos ao pé dos teus... :(ainda bem que está a correr tudo bem  :ratcontente: 
Ir para o topo Ir para baixo
ori

ori


Feminino Mensagens : 141
Data de inscrição : 19/05/2014
Idade : 36
Localização : Madrid

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeSeg Ago 11, 2014 7:48 pm

Obrigada Claudia ^-^ devem ser os genes espanhois xD
Ir para o topo Ir para baixo
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeSex Ago 15, 2014 11:09 pm

a brincar que o digas Ori... pelo k sei em portugal praticamente todas as ratz têm o gene anão... pode ser k adquirindo uma ratz de criação espenholate tenha saído gene gigante... vamos esperar pelo tamanho de adultos Smile talvez alguém te saiba dizer mais sobre o assunto aqui no fórum... eu e a genética não somos grandes amigas... :/
Ir para o topo Ir para baixo
ori

ori


Feminino Mensagens : 141
Data de inscrição : 19/05/2014
Idade : 36
Localização : Madrid

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeSáb Ago 16, 2014 7:30 am

Leonor eu vi o pai do Botão e era cá um bicharoco Surprised
Ir para o topo Ir para baixo
ClaudiaR.

ClaudiaR.


Feminino Mensagens : 99
Data de inscrição : 16/03/2014
Idade : 33
Localização : Évora

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeSeg Ago 18, 2014 10:14 pm

Eu penso que as nossas ratz estão a ficar mais pequenas com o tempo devido a selecção artificial, mesmo ingenuamente, o cruzamento de ratos pequenos vai originar ratos ainda mais pequenos. Pelo que tenho lido e falado com pessoas que têm ratz à mais tempo elas têm ficado mais pequenas, um macho pelas fontes estaria entre os 400 e as 700g (os meus adultos estão próximos das 400). - apenas teoria minha :rathmm: 
Pelo que sei, não existe relações de co-dominância entre esses genes e os genes normais.
Acho que se calhar em Espanha não está a haver está pressão selectiva, ou a linhagem dos teus não foi afectada pelo menos  :ratcontente: 
E se os pais são grandes é normal eles serem maiores, vão ser grandes meninos, saudaveis e mimados Smile
Ir para o topo Ir para baixo
kathamina

kathamina


Feminino Mensagens : 218
Data de inscrição : 10/02/2012

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeSeg Ago 18, 2014 10:32 pm

ClaudiaR. escreveu:
Eu penso que as nossas ratz estão a ficar mais pequenas com o tempo devido a selecção artificial, mesmo ingenuamente, o cruzamento de ratos pequenos vai originar ratos ainda mais pequenos. Pelo que tenho lido e falado com pessoas que têm ratz à mais tempo elas têm ficado mais pequenas, um macho pelas fontes estaria entre os 400 e as 700g (os meus adultos estão próximos das 400). - apenas teoria minha :rathmm: 
Pelo que sei, não existe relações de co-dominância entre esses genes e os genes normais.
Acho que se calhar em Espanha não está a haver está pressão selectiva, ou a linhagem dos teus não foi afectada pelo menos  :ratcontente: 
E se os pais são grandes é normal eles serem maiores, vão ser grandes meninos, saudaveis e mimados Smile

Uma dessas pessoas por acaso sou eu? Razz

Leonor A escreveu:
... pelo k sei em portugal praticamente todas as ratz têm o gene anão... pode ser k adquirindo uma ratz de criação espenholate tenha saído gene gigante...



Eu realmente noto as ratazanas mais pequenas, mas isso deve-se a uma selecção artificial de mutações, colorações e afins o que pode interferir com o tamanho, mas não deixam de ser standard.
No caso das dwarf, é uma mutação e as ratz aí são consideradas anãs pois o tamanho difere mais de 1/3 de uma ratz dita standard, são bem mais pequenas, bem mais. Se alguma ratz pode portar o gene(?) pode, mas na sua maioria ou nascem standard ou dwarf, nunca um intermédio.
No caso do gene gigante que falas, gigantismo é sim considerada uma desordem genética que trás imensos problemas associados a nível de saúde, o que não me parece o caso.
O meu Bóris com 5 meses de idade pesava 700 e poucas gramas e era uma ratzo problemático, mas saudável.
A Ruby uma fémea vinda da Maria_mar pesava mais de 400gr, o dito normal das ratz que já tive anteriormente.
Tenho saudades de ter ratz grandes como "intigamente" XD


Última edição por kathamina em Ter Ago 19, 2014 6:12 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://rathazanasdenimh.blogspot.com/
ClaudiaR.

ClaudiaR.


Feminino Mensagens : 99
Data de inscrição : 16/03/2014
Idade : 33
Localização : Évora

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeTer Ago 19, 2014 7:01 am

Não só, a Carlota é a zana ( duas fêmeas que eu conheci) faziam os meus machos parecerem crianças ao pé delas XD
Ir para o topo Ir para baixo
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitimeQui Ago 21, 2014 12:10 pm

ainda bem que soubeste explicar Kathamina... Smile tal como disse, a genética não é o meu forte... como não crio também não me aborreço muito por não saber a fundo as genéticas. dou a deixa e espero quem sabe responder Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Chissie e a adolescência  Empty
MensagemAssunto: Re: Chissie e a adolescência    Chissie e a adolescência  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Chissie e a adolescência
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Chissie e Botão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Cuidados :: Comportamento-
Ir para: