Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Pet Festival 2015

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Cecília L.

Cecília L.


Feminino Mensagens : 373
Data de inscrição : 26/01/2014
Idade : 36
Localização : Porto

Pet Festival 2015 Empty
MensagemAssunto: Pet Festival 2015   Pet Festival 2015 Icon_minitimeTer Jan 27, 2015 2:06 pm

Olá Pessoal tudo bem???

Alguém vai???

Nós(casal) vamos pela 1°vez... E vamos levar a nossa patuda Wink
Ir para o topo Ir para baixo
BasmatiRice
Admin
BasmatiRice


Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 35
Localização : Lisboa

Pet Festival 2015 Empty
MensagemAssunto: Re: Pet Festival 2015   Pet Festival 2015 Icon_minitimeQua Jan 28, 2015 5:23 pm

Eu vou, claro! Smile mas não levo animais heh

Há mais pessoal aqui do fórum que costuma ir, a ver se se pronunciam!
Ir para o topo Ir para baixo
BasmatiRice
Admin
BasmatiRice


Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 35
Localização : Lisboa

Pet Festival 2015 Empty
MensagemAssunto: Re: Pet Festival 2015   Pet Festival 2015 Icon_minitimeQui Jan 29, 2015 12:28 am

Na PetFIL existem sempre ratz bebés à venda, e são sempre lindas e é muito difícil resistir e não levar uma para casa...

Não digo que não levem uma convosco caso queiram (embora não seja aconselhável comprar ratz em feiras...), mas tenham atenção ao estado de saúde das ratzs, porque os bebés à venda nas feiras estão por norma doentes e/ou com parasitas, para além de que estão machos e fêmeas misturados e todos sabemos o que resulta daí!

Dito isto, é necessário saber os sinais que mostram o estado de saúde do animal. Neste link: http://ratzforum.com/saude/ estão descritos os passos necessários na observação/check-up de uma ratz, que podem salvar-vos de um desgosto e uma conta astronómica de veterinário (infelizmente falo por experiência própria).

Outra coisa importante é que se faça quarentena de qualquer animal novo, para garantir que, estando doente/com parasitas, não os passa para o resto dos vossos animais

Fiz uma espécie de resumo "livre" que está no link acima e acrescentei algumas coisitas a observar:

A observar

Dentes

  • Dentes saudáveis devem ter um esmalte de coloração amarela ou laranja.
  • Dentes brancos são um sintoma de insuficiência renal (anemias).
  • Dentes tortos e demasiado compridos são sinal de maloclusão.


Focinho

  • Respiração pesada e/ou espirros constantes
  • Nariz com ar inchado, olhos semi-cerrados e/ou boca aberta são sinais graves a ter em atenção.
  • Orelhas com feridas ou retalhadas são potenciais sinais de sarna.
  • Porfirina - é uma coloração vermelha facilmente confundida com sangue, junto dos olhos e nas narinas da ratz. Uma pequena manifestação desta coloração é normal, mas se for demasiada o animal pode estar doente ou em stress. As ratazanas hairless podem produzir mais porfirina.


Pele

  • Perda de pêlo; vermelhidão na pele, inchaços, feridas ou escamas; pêlo muito seco; gestos incessantes de coçar ou roer. São sinais de parasitas, sarna ou outras doenças por norma contagiosas.
                   - Claro, se se vir "coisas" a mexer por baixo do pêlo é um sinal claro da existência de parasitas.


Abdominais

  • Diarreia (pêlo sujo com fezes líquidas); perda de peso (magreza extrema - sentem-se costelas e coluna por baixo da pele); letargia; barriga inchada.


Músculos ou ossos

  • Observar o estado geral das patas (verificar base das patas e contar dedos) e da cauda (se for quadrada em vez de redondinha é sinal de subnutrição).
                     - Coxear ou caminhar com uma pata levantada; ângulos anormais nos membros são sinais a ter em conta.
  • Observar a postura do animal - muito curvado ou com marcha rígida são sinais de problemas.


Comportamento geral

  • Muito medo de ser tocada e manuseada (muitos cocós e xixi) - não tem de ser sintoma de problemas de saúde mas poderá ser uma ratz menos sociável
  • Guinchar quando manuseada (verificar se não estará magoada)
  • Menos actividade que o normal (ter em atenção que as ratz são nocturnas) - comparar com as outras ratz no aquário.
  • Tremores, dificuldades de coordenação, ou paralisia são sinais de problemas a nível do sistema nervoso.



Problemas mais comuns

Infecções Respiratórias
Podem dever-se a falta de condições sanitárias, excesso de poeira, subnutrição, stress… Os sintomas são: marcha rígida; excesso de porfirina nos olhos e/ou nariz; insistência em esfregar o focinho; respiração pesada e sibilante; perda de peso; postura curvada; letargia… A ratazana tem crises respiratórias: mostra uma grande dificuldade em respirar, fazendo-o de boca aberta e soltando um estalido ao inspirar.

Tumores
A maioria dos tumores que ocorrem nas ratz são benignos e removem-se com alguma facilidade. O crescimento exagerado destes podem dificultar o bom funcionamento dos órgãos vitais.

Bumblefoot
Abcesso que se forma nas patas, devido à intrusão de bactérias ou um corpo estranho, como uma lasca. Caminhar constantemente sobre superfícies irregulares como o gradeamento da gaiola, que estejam sujas ou sejam ásperas torna mais provável a ocorrência.

Parasitas
As ratazanas estão sujeitas a apanhar pulgas, piolhos ou ácaros, como qualquer outro animal. Deve proceder-se a uma desparasitação externa. É importantíssimo desinfectar bem a gaiola e todos os seus componentes.


Qualquer coisa que esteja em falta ou errado por favor digam para eu corrigir! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Pet Festival 2015 Empty
MensagemAssunto: Re: Pet Festival 2015   Pet Festival 2015 Icon_minitimeQui Jan 29, 2015 10:18 am

Excelente aviso!

Queria apenas acrescentar que perguntem aos lojistas nas feiras qual a origem dos animais.

O ideal é trazer ratazanas que tenham sido criadas na loja ou que venham de fornecedores portugueses. As experiências mais arriscadas são sempre com ratazanas importadas!! Já vi de tudo, desde animais que traziam problemas graves de saúde a ratz que por mais carinho e cuidados que o dono lhes desse simplesmente não ficavam mansas, por virem de linhagens agressivas.

Temos algumas boas linhagens portuguesas, de animais mansos e de longa longevidade.
Procurem optar por esses, ainda que tenham cores menos vistosas que o primo importado de Espanha!
Ir para o topo Ir para baixo
Pedrocastarantula

avatar


Masculino Mensagens : 23
Data de inscrição : 19/01/2015
Idade : 21
Localização : Lisboa, sintra rio de mouro

Pet Festival 2015 Empty
MensagemAssunto: Pet Festival   Pet Festival 2015 Icon_minitimeSáb Jan 31, 2015 2:39 pm

Quanto custara uma ratazana lá?
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Pet Festival 2015 Empty
MensagemAssunto: Re: Pet Festival 2015   Pet Festival 2015 Icon_minitimeSáb Jan 31, 2015 6:42 pm

Não mais caro que em criador Wink

Temos algum pessoal da equipa por lá e disseram que este ano as ratazanas estão em espaços muito mais adequados, com melhores condições e não parecendo desconfortáveis ^^

Se fores ao stand da Ilha Exótica lá no fórum leva um dos nossos panfletos informativos Wink
Ir para o topo Ir para baixo
BasmatiRice
Admin
BasmatiRice


Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 35
Localização : Lisboa

Pet Festival 2015 Empty
MensagemAssunto: Re: Pet Festival 2015   Pet Festival 2015 Icon_minitimeSáb Jan 31, 2015 10:16 pm

Boas, eu estive lá hoje e à parte de duas ratz hairless que estão coitaditas numa gaiola de hamster sem nada lá dentro(... Sad ) as ratz dos stands de exóticos (entre os pavilhões 2 e 3) estão em melhores condições que no ano passado e pelo que consegui observar parecem-me no geral de boa saúde (mas o check-up deve fazer-se sempre!).
Os preços vão dos 3€ aos 5€ dependendo se quiserem bebés ou adultos (ATENÇÃO QUE OS ADULTOS ESTÃO MACHOS E FÊMEAS JUNTOS).

Os bebés da Ilha Exótica são de morrer, especialmente uma pequenita dumbo rex bareback azul :ratnaoolhar:
...Se precisarem de ajuda no stand deles acerca das ratz não perguntem à rapariga das rastas... Razz ela não faz ideia do que diz e di-lo com a maior das certezas (exemplo: perguntei-lhe a idade das ratz mais novas no aquário dos adultos...e ela responde-me 1 mês! Depois de lhe dizer que não era possível, eram bem mais velhas, no mínimo 4 meses ela insiste que não, têm cerca de 1 mês e que eles têm observado as ratz desde que nasceram... Quando perguntei a idade dos bebés que eles estão a vender - portanto, desmamados, a comer sólidos e espevitados - ela diz-me que 1 ou 2 semanas!!)

As do AlvesPets tb não eram feias, mas têm cores e padrões "banais" (o que não é mau lol, há para todos os gostos)

Este ano os exóticos não estão a vender hairless ao que parece (as duas que vi na feira inteira estão num stand que vende tudo, desde cães a chinchilas...)
Ir para o topo Ir para baixo
Pedrocastarantula

avatar


Masculino Mensagens : 23
Data de inscrição : 19/01/2015
Idade : 21
Localização : Lisboa, sintra rio de mouro

Pet Festival 2015 Empty
MensagemAssunto: Pet Festival   Pet Festival 2015 Icon_minitimeSeg Fev 02, 2015 10:06 pm

Olá, ontem fui lá,estava imensa gente.... Depois de uma longa de procura dos stands dos repteis e etc lá encontrei, e levei dois ratz machos, comprei na PetAlves, os da ilha exótica já eram muito grandes e os mais pequenos pareceram-me pequenos de mais, por isso os da PetAlves, fiquei um pouco desconfiado com a pergunta do homem que me atendeu, como eu lhe tinha dito que tinha uma cobra quando ele me dá os ratos, pegunta-me "Os ratos são para dar á cobra ou para brincares?" Eu respondi-lhe que eram para ter como animais de estimação como todos os outros! As pessoas enfim, não dão valor nenhum as ratazanas domesticas, tenho pena das que foram levadas como alimento vivo!
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Pet Festival 2015 Empty
MensagemAssunto: Re: Pet Festival 2015   Pet Festival 2015 Icon_minitimeTer Fev 03, 2015 3:48 pm

Pessoalmente sempre preferi a Ilha Exótica como loja, terá os seus defeitos como todas as outras, mas no geral os tratadores são muito bons e interessados, a loja tem linhagem própria de ratz e é excelente. O meu Mago foi comprado lá, já tinha uns 3 meses mas tornou-se imediatamente no meu melhor amigo (ainda na loja trepou-me para o ombro). Nunca teve um problema de saúde e foi das melhores personalidades que alguma vez conheci num ratz. Era maravilhoso <3

Depois mostra-nos os teus pequenos Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
emmalee

emmalee


Feminino Mensagens : 23
Data de inscrição : 22/01/2015
Localização : Lisboa

Pet Festival 2015 Empty
MensagemAssunto: Re: Pet Festival 2015   Pet Festival 2015 Icon_minitimeTer Fev 03, 2015 4:28 pm

Eu adorava ter ido ao Pet Festival! Mas já sabia que se fosse, ia ter de resistir muito para não trazer duas ratz porque ainda não estou preparada para as receber e ia ser um desgosto!!

Onde fica a loja Ilha Exótica? Costumam ter ratz à venda?
Ir para o topo Ir para baixo
BasmatiRice
Admin
BasmatiRice


Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 35
Localização : Lisboa

Pet Festival 2015 Empty
MensagemAssunto: Re: Pet Festival 2015   Pet Festival 2015 Icon_minitimeTer Fev 03, 2015 4:33 pm

Fica em Cascais, sim costumam e vão ter agora uma ninhada de blues para além dos pequenos que não venderam na feira (estava lá 3 bebés quando passei por eles a ultima vez)

https://www.facebook.com/pages/ILHA-EXOTICA/218176464877518?sk=info&tab=overview
Ir para o topo Ir para baixo
emmalee

emmalee


Feminino Mensagens : 23
Data de inscrição : 22/01/2015
Localização : Lisboa

Pet Festival 2015 Empty
MensagemAssunto: Re: Pet Festival 2015   Pet Festival 2015 Icon_minitimeTer Fev 03, 2015 4:42 pm

Adorava passar por lá um dia! Tenho de pensar bem nisso Very Happy

Eu ainda não arranjei uma gaiola em condições e, por isso, não quero já pôr-me em aventuras. Tenho uma para hamsters, demasiado pequena! Provavelmente, até mesmo para ratz ainda bebés, mesmo que seja só para desenrascar nos primeiros dias... Portanto, mais vale esperar :p

Obrigada pela informação, BasmatiRice! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pet Festival 2015 Empty
MensagemAssunto: Re: Pet Festival 2015   Pet Festival 2015 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pet Festival 2015
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Pet Festival na FIL
» Pet Festival encontro?
» Pet Festival - Expo Ezoótica
» Pet Festival 2014 Lisboa

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Outros fóruns :: Expos e passeios-
Ir para: