Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 juntar duas fêmeas

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
joana_boris

avatar


Mensagens : 60
Data de inscrição : 11/03/2012

juntar duas fêmeas Empty
MensagemAssunto: juntar duas fêmeas   juntar duas fêmeas Icon_minitimeSeg Mar 19, 2012 12:26 am

Olá a todos,
decidi criar este post por necessidade minha e porque acho que vai dar jeito em geral para pessoal com pouca experiência em ratz que esteja na mesma situação que eu.

É o seguinte, eu tinha duas ratazanas, mas infelizmente morreu uma recentemente, sem que nós tenhamos percebido porquê. Isto foi há duas semanas (dia 3 de Março) e por isso fiquei com a Olie sozinha. Temos tirado a Olie mais vezes do que o costume porque ela brincava muito com a mana e agora já não se exercita tanto na gaiola e deve sentir-se mais sozinha e aborrecida (passa mais tempo a dormir quando está dentro da gaiola). Ela é muito meiga, gosta de dar beijinhos e é também muito energica, está semrpe a explorar e a correr de um lado para o outro.
Para ela não ficar sozinha tanto tempo (somos estudantes e por isso passa as manhãs e algumas tardes sozinha e também durante a noite, quando está mais activa), decidimos arranjar-lhe uma nova companheira, mas não sabemos bem como devemos fazer a introdução.
Amanhã vamos levá-la a uma vet de exóticos e vamos também pedir-lhe opinião sobre como fazer a junção e, claro, também vou perguntar à Catarina (niarctaa) que é a criadora das nossas ratz e possivelmente também da proxima, qual a melhor forma de o fazer. Apesar disso, gostava também de ouvir algumas opiniões e dicas do pessoal aqui do forum.

Comprimentos,
Joan
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

juntar duas fêmeas Empty
MensagemAssunto: Re: juntar duas fêmeas   juntar duas fêmeas Icon_minitimeSeg Mar 19, 2012 12:28 am

"As ratazanas adoram ter companhia, mas introduzir de repente uma nova ratazana na gaiola pode originar lutas entre os animais. Estes vão tentar decidir as posições hierárquicas no grupo: pode correr tudo bem, ou os resultados podem ser sangrentos ou mesmo a morte. O melhor é jogar pelo seguro e fazê-lo gradualmente. Deixa a nova ratazana sozinha numa gaiola, junto da gaiola da ratz a que a queres juntar, durante um ou dois dias. Depois podes deixá-las explorar as respectivas gaiolas, vazias. Isto vai fazer com que se habituem ao cheiro uma da outra. De seguida deixa que se conheçam num local neutro (onde a ratz residente não costuma estar), e se tudo correr bem, junta-as depois num local não neutro (onde a ratz residente costuma estar). Se vês que neste ponto as ratz se estão a dar bem, lava bem a gaiola onde vão viver e muda a disposição dos objectos (também lavados), para que se torne um local neutro para ambas as ratz."


Boa sorte com a nova pequenina!...
Lamento pelo acontecido à outra Sad
Que idade tinha? Têm acontecido umas quantas mortes repentinas...
Ir para o topo Ir para baixo
joana_boris

avatar


Mensagens : 60
Data de inscrição : 11/03/2012

juntar duas fêmeas Empty
MensagemAssunto: Re: juntar duas fêmeas   juntar duas fêmeas Icon_minitimeSeg Mar 19, 2012 10:04 am

Olá maria mar, antes de mais, obrigada pela resposta. Felizmente tenho duas gaiolas e posso fazer isso, o único problema mesmo é não ter nenhuns acessórios para a gaiola mais pequena (só comedouro e bebedouro). O outro problema é que o sítio onde tenho a gaiola da Olie (hall de entrada) não tem espaço para por uma gaiola ao lado, o que implica mudá-la de sítio, achas que não há problema com isso?

A Jules (a outra miuda) ainda era novinha, tinha seis meses, mais ou menos. No dia anterior estivemos na brincadeira com elas até mais ou menos uma da manhã e ela comeu tosta e brincou muito. Quando as pusemos na gaiola também comeu e brincou. Não mostrou sinais nem sintomas nenhuns, nem sequer a apatia ou falta de apetite. No dia seguinte de manhã, já tinha ido Crying or Very sad Levamos o corpo para autopsia, mas os resultados foram inconclusivos.
Ir para o topo Ir para baixo
Panther

Panther


Feminino Mensagens : 12
Data de inscrição : 18/03/2012
Idade : 34
Localização : Seixal

juntar duas fêmeas Empty
MensagemAssunto: Re: juntar duas fêmeas   juntar duas fêmeas Icon_minitimeTer Mar 20, 2012 12:24 am

Lamento a morte Sad
Realmente andam por ai algumas mortes assim do género Sad Comigo também já me aconteceu Sad

Em relação ao juntar, tenho visto vários casos em que se começam logo a dar bem desde a primeira vez Smile
Comigo, já me aconteceu um caso muito especial em que não consegui juntar dois irmãos, mas fora isso os restantes têm-se dado lindamente.

Como pode sempre haver situações em que não se dão bem e para haver uma maior segurança, eu sou de acordo com os conselhos dados anteriormente, de se juntar aos poucos. Se for preciso mudar a gaiola de sitio, não faz mal, desde que o novo local reúna condições na mesma Razz
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.cidadedosanimais.com/forum
joana_boris

avatar


Mensagens : 60
Data de inscrição : 11/03/2012

juntar duas fêmeas Empty
MensagemAssunto: Re: juntar duas fêmeas   juntar duas fêmeas Icon_minitimeTer Mar 20, 2012 7:21 pm

Olá, já tenho a ratz nova, é linda Very Happy Apresentei-a à Olie, eu agarrei na Olie e a minha colega agarrou na pequenina (ainda não decidimos o nome) e eu fui a aprximando a Olie para ela cheirar e ver a reacção dela. Não me pareceu agressiva, ficou sim muita excitada a cheirar muito e a querer aproximar-se da outra, até se tocaram no focinho. A pequenina ficou na maior. Apesar de tudo ainda não tive coragem de as soltar juntas e para já vou seguir os conselhos que deram aqui, até porque a Olie me fez um buraco na gaiola (andou a roer) e apesar de ela não conseguir lá passar, a pequenina de certeza que consegue. Vou ter que arranjar maneira de vedar.
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

juntar duas fêmeas Empty
MensagemAssunto: Re: juntar duas fêmeas   juntar duas fêmeas Icon_minitimeTer Mar 20, 2012 8:49 pm

Que bom, quando puderes mete fotos das duas Very Happy

Sobre as introduções, depende mesmo muito dos ratzos. Com as minhas miúdas, foi muito fácil introduzir a Misha. Conheceram-se em terreno neutro, brincaram. Passado uns dias disso meti-a lá dentro e pronto. Não foi preciso mais nada.

Mas com outros ratzos pode ser muito complicado ou mesmo impossível. Acontece dois animais "rivalizarem" e não haver nada a fazer!
O meu Syd era muito mandão para os outros ratzos, mas dava-se muito bem com o irmão, com quem vivia desde pequenino. Acabei por ter de separar os dois do resto do grupo. Quando o Syd morreu de pneumonia, o Floyd já era um adulto a caminho da idade sénior e não quis saber de companhia. Viveu sozinho os últimos seis meses da sua vida, mas com direitos a mimos extra Wink

O buraco na gaiola, é no plástico do fundo?
Ir para o topo Ir para baixo
joana_boris

avatar


Mensagens : 60
Data de inscrição : 11/03/2012

juntar duas fêmeas Empty
MensagemAssunto: Re: juntar duas fêmeas   juntar duas fêmeas Icon_minitimeTer Mar 20, 2012 9:06 pm

Olá maria-mar. Quando estiver com mais disponibilidade vou por fotos das duas sim Very Happy Obrigada pelos conselhos. Ainda não as deixei estar à vontade por exemplo no sofá (não sei bem se isso será territorio neutro porque a Olie costuma brincar todos os dias lá). mas a partir da reacção da Olie, não me pareceu agressiva.

Sim, o buraco foi no plastico de fundo, aquela safada. Depois hei de postar também uma foto dessa carpintaria dela.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





juntar duas fêmeas Empty
MensagemAssunto: Re: juntar duas fêmeas   juntar duas fêmeas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
juntar duas fêmeas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Juntar macho a 2 fêmeas?
» Juntar duas ratz macho
» "Problema Duplo" Dois Machos ou Duas Femeas
» É seguro não juntar logo as ratz?
» Juntar as 3 ratazanas na gaiola principal

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Cuidados :: Comportamento-
Ir para: