Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Lutas entre fêmeas

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Pedro Sabugueiro

avatar


Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/02/2012

Lutas entre fêmeas Empty
MensagemAssunto: Lutas entre fêmeas   Lutas entre fêmeas Icon_minitimeQui Fev 16, 2012 9:18 pm

Olá!
Parece-me que as minhas duas Ratazanas (fêmeas) têm andado a lutar...
Sei que os machos lutam por território, mas é este comportamento normal nas fêmeas? E porque lutam? Por hierarquias? Pelo domínio sobre a comida?

Obrigado
Pedro Sabugueiro
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.petratslife.blogspot.com
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Lutas entre fêmeas Empty
MensagemAssunto: Re: Lutas entre fêmeas   Lutas entre fêmeas Icon_minitimeQui Fev 16, 2012 10:36 pm

Olá Pedro,
Tenho tido o mesmo problema com as minhas fêmeas, no meu caso é a mais velha, que é extremamente territorial.
Penso que é mais por isso que pela comida.

Mas não sei, mais opiniões?...
Ir para o topo Ir para baixo
kathamina

kathamina


Feminino Mensagens : 218
Data de inscrição : 10/02/2012

Lutas entre fêmeas Empty
MensagemAssunto: Re: Lutas entre fêmeas   Lutas entre fêmeas Icon_minitimeSeg Fev 20, 2012 4:19 am

Olá Pedro,
Tenho tido problemas a juntar ratazanas e ainda estou em processo. Se é esse o caso pode demorar algum tempo, depende de vários factores, idade entre elas, no caso de 1 delas já estar sozinha há algum tempo pode estar a ver como intruso no território dela.
Se no caso de estarem juntas desde o início, também pode haver alguns conflitos de hierarquia, no caso das femeas não é tão proeminente como nos machos, mas ocorre.
Desde que não hajam lutas sérias que levem a ferimentos penso que não haja grande problema, mas é caso de vigiar.
Duas das minhas ratz mais velhas, colónia com mais 3 mais novas que elas, noto que de vez em quando há uma zanga ou outra, mas até agora nada de grave. Tornaram-se, como a Maria-mar disse, bastante territoriais, mais a Thunder que a vejo como matriarca da colónia.
Ir para o topo Ir para baixo
http://rathazanasdenimh.blogspot.com/
rubnosline

rubnosline


Masculino Mensagens : 179
Data de inscrição : 15/02/2012
Localização : Barreiro

Lutas entre fêmeas Empty
MensagemAssunto: Re: Lutas entre fêmeas   Lutas entre fêmeas Icon_minitimeTer Fev 21, 2012 6:47 pm

kathamina escreveu:
Olá Pedro,
Tenho tido problemas a juntar ratazanas e ainda estou em processo. Se é esse o caso pode demorar algum tempo, depende de vários factores, idade entre elas, no caso de 1 delas já estar sozinha há algum tempo pode estar a ver como intruso no território dela.
Se no caso de estarem juntas desde o início, também pode haver alguns conflitos de hierarquia, no caso das femeas não é tão proeminente como nos machos, mas ocorre.
Desde que não hajam lutas sérias que levem a ferimentos penso que não haja grande problema, mas é caso de vigiar.
Duas das minhas ratz mais velhas, colónia com mais 3 mais novas que elas, noto que de vez em quando há uma zanga ou outra, mas até agora nada de grave. Tornaram-se, como a Maria-mar disse, bastante territoriais, mais a Thunder que a vejo como matriarca da colónia.

está tudo dito.

Já me aconteceu por uma femea ter tido uma ninhada eu ter separado as outras duas e depois para as voltar a juntar foi muito cmplicado...
pode sempre fazer uma coisa,quando lavar a gaiola tire a mais maldisposta e deixe estar a que esta a ser ``atacada`` meta a mais mal disposta noutro sotio gaiola ou transportadora durante algum tempo,tempo suficiente para a outra marcar território ,ela deve de se começar a esfregar etc etc so depis de ela fazer isso tudo e ja estar calminha com a gaiola limpinha pode juntar a outra.Já fiz e resultou;)
Ir para o topo Ir para baixo
http://rubnoslinecoelhosanoes.weebly.com
kathamina

kathamina


Feminino Mensagens : 218
Data de inscrição : 10/02/2012

Lutas entre fêmeas Empty
MensagemAssunto: Re: Lutas entre fêmeas   Lutas entre fêmeas Icon_minitimeSex Fev 24, 2012 12:15 am

Rubnos, por experiência por vezes elas não aceitam de novo e pronto, ou em outro caso, que foi o da Matilde, por ser mais velha, depois de ter ficado sozinha na gaiola também não aceitava companhia e quando aceitou foi por já estar demasiado débil e no caso era uma cria desmamada, que não sossegava um segundo..a qual resolvi não deixar na gaiola, porque ratz mais idosas precisam de sossego.
A técnica que falas, é a de mudança de gaiola entre ratz que ou que foram retiradas da colónia ou estão a ser introduzidas novos elementos na colónia, nesse caso, duas gaiolas, onde se faz uma troca periódica para se ambientarem com o cheiro umas das outras sem haver confrontos, juntar em espaço neutro e passada essa fase tentar inserir todas na mesma gaiola.
É preciso paciência e em muitos dos casos respeitar que ali não entra mais ninguém, eheh. Então é acumular gaiolas e ratz para nenhuma ficar sem companhia.
No caso dos meus machos cada um na sua gaiola e mesmo quando vão a passeios em espaço neutro, tenho atenção, que mesmo em espaço neutro por vezes surgem confrontos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://rathazanasdenimh.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado





Lutas entre fêmeas Empty
MensagemAssunto: Re: Lutas entre fêmeas   Lutas entre fêmeas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Lutas entre fêmeas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» lutas entre machos
» "Problema Duplo" Dois Machos ou Duas Femeas
» Juntar macho a 2 fêmeas?
» Festinhas em ratz fêmeas
» juntar duas fêmeas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Cuidados :: Comportamento-
Ir para: