Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 1a Ratz

Ir para baixo 
+4
liana
BasmatiRice
Leonor A
ClaudiaVanessa
8 participantes
AutorMensagem
ClaudiaVanessa

ClaudiaVanessa


Feminino Mensagens : 86
Data de inscrição : 04/02/2014

1a Ratz Empty
MensagemAssunto: 1a Ratz   1a Ratz Icon_minitimeTer Fev 04, 2014 4:20 am

Olááá
Sou a Cláudia, 20 anitos, e comprei na PetFil a minha 1a Ratazana, à Ilha Exótica. Completamente por impulso. Eu sei, eu sei, nunca se deve fazer compras assim, muito menos de animais, e também não gosto quando sei de historias destas.. Mas há uns anos atras fiquei deslumbrada com o 1o ratzo hairless que vi, e no sábado lá estava esta, tão linda, tão à mão, tão enroladinha :aww: 

Entretanto já li que há muitos relatos de más experiencias com compras em feiras. Acho que tive sorte, pois a pequena é meiguinha (embora ainda mto tímida, não morde nem se queixa muito quando lhe pego) e parece saudável (talvez um pouco constipada, de algum resfriado na vinda para casa, ou então é só a minha ignorância quanto a sons de ratz).

Fiz foi menos perguntas do que as que devia no acto da compra, daí ter vindo aqui parar ao fórum Smile 

À vinda para casa parei no continente e comprei comida para roedores, já que não havia especifico. Improvisei a gaiola da foto com bocados de cortiça, uma corda e um gorro para ela se esconder, e do qual ela gosta mto eheh. O substrato está de areia p gato s/ cheiro e feno, e ela parece só fazer as necessidades num canto. Quando crescer tenho outra gaiola maior. Entretanto acho é que já me arrependi de não lhe ter trazido companhia, pois apesar de passar mto tempo com a ratita, nada substitui um amiguito da mesma espécie  :ratconfuso: 

Bem, seguem-se as fotos!
Abreijos,
Cláudia e Lady Rufas (nome ainda em discussão ehe)
1a Ratz Qo9l1a Ratz Dpwj
Ir para o topo Ir para baixo
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

1a Ratz Empty
MensagemAssunto: Re: 1a Ratz   1a Ratz Icon_minitimeTer Fev 04, 2014 10:04 am

Claudia ainda bem que te juntaste a nós, aqui tens todas as informações que vais precisar para ser uma excelente dona para a tua pequena.

Sobre as ratz das exposições, sim, realmente não é boa ideia comprar nessas ocasiões. sobre comprar na ilhaexótica, fizeste muito bem Smile as ratz dele normalmente têm personalidades fantásticas (contudo por vezes vêm com doenças, dependendo do criador). que não foi o caso desta vez, porque eu estive lá a exposição toda, peguei na tua pequena e nas outras todas e estavam optimas. Contudo, e aqui aproveito para dar um puxão de orelhas à ilha exótica, mais concretamente ao Guilherme que devia fazer melhor nesse aspecto, NÃO DEVERIAM NUNCA ESTAR DENTRO DE AQUÁRIOS. pk o resultado é sempre o mesmo, uma valente constipação. Aconteceu o mesmo à ratinha que eu comprei para trazer para o porto e dar à nossa membro Cecília, mesmo apesar de ter levado uma transportadora, com jornal, litter, caminha de pano e a ter colocado logo logo no quentinho por baixo do móvel dos aquários que estavam a 22ºc.

Cláudia devias levar a tua ratinha ao vet de exóticos para ela ser medicada, porque as constipações em ratz pequeninas podem tornar-se muito complicadas muito depressa.
Se ouves a respiração dela com uns barulhinhos tipo estalidos ou se tem ranhoca no nariz e está sempre a limpar, está na hora de ir fazer uma visitinha ao vet. Não é suposto as ratz fazerem barulho audível a humanos a respirar.

Boa sorte, vai dando noticias. Smile

Ir para o topo Ir para baixo
BasmatiRice
Admin
BasmatiRice


Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 35
Localização : Lisboa

1a Ratz Empty
MensagemAssunto: Re: 1a Ratz   1a Ratz Icon_minitimeTer Fev 04, 2014 11:03 am

Estive com a tua pequena na mão! Ainda ponderei se a levava comigo lol

Se estiveres na zona de Lisboa posso dar-te alguns blocos/mistura de comida própria para ratz até comprares a comida certa.
O meu conselho quanto ao fundo é: retira a areia de gato assim que puderes... Já li historias de ratz que não se deram bem por causa da areia para gato :S Para além de que ela já deve estar meio espirrona de si (elas estavam todas a espirrar para o fim da expo, aquele aquário quente e abafado não lhes fez nada bem...), e o pó da areia não vai ajudar mesmo nada. Aproveita que ela já está a fazer tudo num canto e arranja um wc de plástico pequeno de canto, com pellets ou "corn cobbs"  e põe no sítio onde ela vai fazer as necessidades, assim vais ter uma ratz que desde pequena é asseada, é a maneira mais fácil de controlar os cocós!

A gaiola parece-me bem por agora, ela não precisa de muito espaço e ainda não tem força e esperteza suficiente para abrir as portas dos pássaros, no entanto, se fores arranjar mais uma (o que eu aconselhava também, principalmente porque a tua bebé é hairless e uma companheira com pêlo é sempre agradável Very Happy) e quando forem maiores, vão ficar mais contentes se tiverem mais espaço para trepar e brincar.
Podes usar um destes sites para ver se a gaiola que tens tem tamanho suficiente para o(s) teu(s) bicho(s): Ratty corner; ratclub; fancy rats uk (fazem todos os mesmo lol)

(Cá vou eu fazer publicidade como se ganhasse alguma comissão lol) podes inscrever-te no site da tiendanimal e comprar a Beaphar care + para ratz , que é uma comida muito fixe.

E se pagares 10€ de portes na tua primeira encomenda tens direito a um ano de compras online no site sem portes, independentemente do tamanho ou valor da tua encomenda (até um máximo de 20 encomendas)!

Como a Leonor disse, leva a Rufas ao veterinário porque infecções respiratórias, principalmente em bebés, não são brincadeira, e mais vale prevenir que remediar... Nesta thread tens uma lista de vários veterinários que atendem exóticos. Seja como for, na área de Lisboa aconselho a faculdade de medicina veterinária, nunca me deixaram mal Razz
Ir para o topo Ir para baixo
liana

liana


Feminino Mensagens : 69
Data de inscrição : 16/12/2013
Idade : 32
Localização : Lisboa, Cascais

1a Ratz Empty
MensagemAssunto: Re: 1a Ratz   1a Ratz Icon_minitimeTer Fev 04, 2014 2:52 pm

Se moras na zona de lisboa podes sempre ir a loja da ilha exótica comprar outro ratzinho. A loja deles é em cascais.

Eu tive uma má experiência em comprar dessa loja, a ratazana veio com pulgas e diarreia e estava a sangrar da orelha quando o trouxe para casa. A minha irmã tambem comprou uma fêmea lá e veio gravida. Alem disso, as condições das gaiolas na loja era horríveis, as ratz adultas tinham coisas a crescer no nariz (é uma doença mas não sei o que)!

Mas isto foi a 3 anos, desde dai não voltei a comprar um ratz dessa loja mas já fui varias vezes a loja e as condições das gaiolas são muito melhores , quando falei com o senhor da loja sobre isso ele disse que agora é ele que faz a criação das ratazanas.

Ainda bem que não fui ao petfil pois acho que tinha comprado uma ratz deles xD mas acho melhor só ficar com meus dois meninos.
Ir para o topo Ir para baixo
ClaudiaVanessa

ClaudiaVanessa


Feminino Mensagens : 86
Data de inscrição : 04/02/2014

1a Ratz Empty
MensagemAssunto: Re: 1a Ratz   1a Ratz Icon_minitimeTer Fev 04, 2014 4:37 pm

Boa tarde, e obrigado pelos conselhos Smile

Afinal já tinham conhecido a menina antes de mim ahah  :ratcontente: 

Já limpei a gaiola e deixei o chão com feno e uma caixinha no canto com areia e feno por cima, mas daqui a pouco já vou comprar os tais pellets! A ração que eu lhe tinha comprado é da Vitakraft Menu Vital, com um hamster. Tem muitas sementes e qb de sementes de girassol e outras guloseimas gordas, acho é que tem pouca ração.. Já lhe pus umas massinhas tricolores também, e estava a pensar fazer uma mistura que vi ali no tópico das rações..? A comida que tu dás também é mistura caseira, Basmati?

A outra gaiola é grande o suficiente para as duas, era a das minhas chinchilas, não falta espaço. Já não tem é as plataformas, mas na altura trata-se disso. Ver se arranjo uma amiga escurinha para lhe fazer companhia.. Talvez no fds vá à tal loja em Cascais ^^

E sim, já falei com uma amiga da Fac de Veterinária e vou lá passar amanhã. Não é que ela tenha ranhocas, mas nota-se bem que está com a tubagem meio entupida tadinha
Ir para o topo Ir para baixo
Cecília L.

Cecília L.


Feminino Mensagens : 373
Data de inscrição : 26/01/2014
Idade : 36
Localização : Porto

1a Ratz Empty
MensagemAssunto: Re: 1a Ratz   1a Ratz Icon_minitimeTer Fev 04, 2014 5:52 pm

Sejam bem vindas Claúdia e Rufas...
De certeza que a tua ratz partilhou alguns momentos com a minha futura rata.
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

1a Ratz Empty
MensagemAssunto: Re: 1a Ratz   1a Ratz Icon_minitimeTer Fev 04, 2014 7:37 pm

Cecília L. escreveu:
Sejam bem vindas Claúdia e Rufas...
De certeza que a tua ratz partilhou alguns momentos com a minha futura rata.

Eheh não posso deixar de me rir deste comment (tenho uma mente muito sujinha e isto de ratos e ratas...) :ratcontente: 

Benvinda Cláudia ^^
Basicamente já te aconselharam tudo. Fizeste uma boa compra, mas a gaiola é pequena e areia de gato é algo muito mau, fizeste bem em tirar rápido. A tua ratazanita é liiiiiinda!...
Ir para o topo Ir para baixo
BasmatiRice
Admin
BasmatiRice


Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 35
Localização : Lisboa

1a Ratz Empty
MensagemAssunto: Re: 1a Ratz   1a Ratz Icon_minitimeQua Fev 05, 2014 10:22 am

A mistura que dou é caseira mas uso ração para ratz na mesma, a ideia da minha mistura é mais fazer durar a ração que é tão difícil de encontrar, e serve também como um miminho para as raparigas Smile Se fores ao tópico onde pus a mistura também meti cada ingrediente com link para o produto real que comprei no Continente para facilitar a reprodução da receita Razz

Possivelmente já sabes, mas os alunos e resto do pessoal da fmv têm desconto no hospital veterinário Smile aproveita se tens lá amigos!
Ir para o topo Ir para baixo
ClaudiaVanessa

ClaudiaVanessa


Feminino Mensagens : 86
Data de inscrição : 04/02/2014

1a Ratz Empty
MensagemAssunto: Re: 1a Ratz   1a Ratz Icon_minitimeQui Fev 06, 2014 3:06 am

Oh que tonta, sim a receita de que estava a falar é a tua Basmati, está mto bem explicada, obg Smile. Na loja de animais aqui do shopping há a Verse-Laga p Ratz, vou fazer a mistura sem a outra ração enquanto não tiver uma encomenda mais volumosa p fazer, que só pela ração da Rufas não compensa.

Entretanto hoje lá no Vet receitaram antibiótico 2x/dia durante duas semanas, e também veio com o desparasitante durante mais 4 dias. Ah, e ordens p tirar o feno todo p reduzir pós, deixar só a caixinha p necessidades e o resto pano ou papel, até estar a 100%. E dar comida diária, porque a menina só andava a comer as guloseimas LOL Mas no geral gostaram bastante aqui dos 145g de ratazana  :aww: E parece que ela é rex, por causa dos bigodes encaracolados.. Não percebo nada disto, tenho de me entreter a ler os tópicos ahah.

Pois Maria-Mar:P Quando disse aos meus amigos que tinha uma ratinha linda sem pelo..  :ratnaoolhar: 
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

1a Ratz Empty
MensagemAssunto: Re: 1a Ratz   1a Ratz Icon_minitimeQui Fev 06, 2014 8:36 am

Bons conselhos e bem completos os do vet, muito bem (:

Ahah... e o que eu tenho de aturar no verão por ter "uma rata" tatuada?...  :ratdesconfiado: 
Ir para o topo Ir para baixo
búzio

búzio


Mensagens : 74
Data de inscrição : 24/02/2012

1a Ratz Empty
MensagemAssunto: Re: 1a Ratz   1a Ratz Icon_minitimeSex Fev 07, 2014 4:22 am

tanto as rex como as hairless têm bigodes encurvilhados, mas as hairless encaracolam mais.
Ir para o topo Ir para baixo
Caramela123

Caramela123


Feminino Mensagens : 47
Data de inscrição : 20/01/2014
Localização : Setúbal

1a Ratz Empty
MensagemAssunto: Olá    1a Ratz Icon_minitimeTer Fev 11, 2014 12:06 am

Em relção ao facto dela estar constipada podes dar-lhe o bactrim custa apenas 95 euros é um antibiotico que o veterinario aconselha a dar nestes casos e nao so, tambem em casos de infeccoes etc... e uma seringa das mais fininhas que conseguires arranjar eles devem arranjar.te na farmácia ou no vet. enches so ate ao 3 traco e das.lhe e passadas 12h das.lhe de novo e vais ver que ela fica melhor Smile e o que dou aos meus e ficam sempre melhores Smile
espero ter ajudado bjs Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Caramela123

Caramela123


Feminino Mensagens : 47
Data de inscrição : 20/01/2014
Localização : Setúbal

1a Ratz Empty
MensagemAssunto: Re: 1a Ratz   1a Ratz Icon_minitimeTer Fev 11, 2014 12:07 am

enganei.me queria dizer 95 centimos Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Caramela123

Caramela123


Feminino Mensagens : 47
Data de inscrição : 20/01/2014
Localização : Setúbal

1a Ratz Empty
MensagemAssunto: ratz   1a Ratz Icon_minitimeTer Fev 11, 2014 12:17 am

se quiseres um menino bebe com 1 mes e meio mais ou menos para fazer companhia a tua menina tenho uma amiga que tem um macho hairless puro bebe Smile é irmao do meu so que o meu ficou fuzzy e aquele e completamente careca mas eles sao lindos *-* o meu e albino *-* o outro e completamente careca Smile qualquer coisa manda mensagem privada bjs  :aww: 
Ir para o topo Ir para baixo
ClaudiaVanessa

ClaudiaVanessa


Feminino Mensagens : 86
Data de inscrição : 04/02/2014

1a Ratz Empty
MensagemAssunto: Re: 1a Ratz   1a Ratz Icon_minitimeTer Fev 11, 2014 3:15 am

Olá caramela:) obrigado pelas dicas e pela tentadora oferta :ratcontente: mas nesse caso teria de castrar o ratito antes de vir, e não há necessidade disso, eu arranjo-lhe uma amiguinha com pelo para ficar mais quentinha.)

Tens fotos do teu pequeno aqui no fórum Smile?

Em relação a estar constipada, fui com ela ao vet e acho que foi mesmo isso que a vet receitou, durante 2 semanas. E inicialmente a dose era de apenas 2 traços, devido ao peso, agora eq aumentou um bocadinho. Tem de se ter cuidado com a medicação sem consultar vet porque mesmo que o medicamento seja o certo, uma quantidade superior ao adequado para o peso\estado do animal pode ser fatal..

Beijinho
Ir para o topo Ir para baixo
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

1a Ratz Empty
MensagemAssunto: Re: 1a Ratz   1a Ratz Icon_minitimeTer Fev 11, 2014 1:31 pm

Exatamente Claudia, é isso mesmo. medicamentos sem vet podem ser muito perigoso. apenas aconselho com pessoas com muita muita experiência com ratz e com dar medicamentos a ratz.

Caramela, quando te esqueces de dizer alguma coisa ou precisas de corrigir alguma informação num tópico tens a opção de "Editar" no comentário que queres alterar, para não teres que estar sempre a criar um novo comentário. Ajuda a manter o tópico "limpinho" e arrumado Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





1a Ratz Empty
MensagemAssunto: Re: 1a Ratz   1a Ratz Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
1a Ratz
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A minha primeira experiência com ratz! Duas ratz fazem agora parte da família!
» Ratz NDR
» Lecky foi mãe
» As nossas ratazanas
» boas :)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Bem-vindo! :: Diz olá-
Ir para: