Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Troca de Ratz - Porto

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
patriciapt

avatar


Feminino Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/11/2013

Troca de Ratz - Porto Empty
MensagemAssunto: Troca de Ratz - Porto   Troca de Ratz - Porto Icon_minitimeQui Nov 07, 2013 11:28 pm

Boa tarde, há imensos meses que sigo este forum pois sempre quis ter ratz.
Tive muitos ratinhos e ainda tenho, depois veio o sonho de ter ratz...

Adquiri, à cerca mes e meio, duas ratazanas a um senhor que vendia para alimentação de animais, pensando eu que as poderia domesticar, mas os animais já tinham 5 meses (ele enganou-me, pois eu pedi crias de 2 meses, mas na altura acabei por os comprar, como o desejo de as ter era enorme). Após mais de um mês a tentar domesticar, dar comida, iogurte, habituar ao cheiro, chego a conclusão que a melhor solução para os animais é irem para alguém experiente com ratazanas menos sociais.
Já me tentaram morder imensas vezes, mesmo estando eu calma, basta tocar lhes e ou ficam demasiado assustados/submissos, ou fogem, ou abrem a boca.

Pretendo portanto trocar por bebés independentemente do sexo, ou simplesmente dá-las a quem as venha buscar à zona da Boavista - Cedofeita. No entanto adoraria ter bebés pois podia pegar neles desde o início, enquanto que com estas nunca peguei.

P.S Não sou a favor de andar a trocar animais, pois como defensora dos mesmos, sei que não são objectos. No entanto, tanto as ratazanas como eu estamos a não conseguir lidar com a situação, pois elas não são muito sociais.

P.S 2. São animais bem tratados, gorditos, e sempre com tudo disponível. São dois machos, não castrados.
Um branco, e um branco e preto.

P.S 3. Fazem as necessidades na caixa de areia.

São o meu Sam e Charlie. O branco é Charlie. Black hooded o Sam.
SamCharlie
Arrisquei demais ao comprar adultos, ainda por cima sem contacto humano nenhum.

Agradeço a atenção e muito obrigada
Agradeço sugestões, ideias, qq coisa!

___

As minhas meninas actuais, altamente simpaticas
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/703/6o0j.jpg/
Ir para o topo Ir para baixo
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

Troca de Ratz - Porto Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de Ratz - Porto   Troca de Ratz - Porto Icon_minitimeSex Nov 08, 2013 10:01 am

Olá patriciapt,
Não desista já. Um mês é muito pouco tempo para alguns animais mais tímidos ou medricas. Se eles realmente não tiveram contacto vão precisar de muito trabalho, mas não é impossível. Vais ter é que ser mais paciente e persistente.
Já os conseguiste apanhar e pegar neles? Sugiro que seja numa sala com as portas fechadas e que tenhas um pano para o caso deles fugirem. Começa por solta-los várias vezes ao dia, dando-lhes espaço para passear à vontade. Deixa-os ambientar, explorar e ganhar mais confiança. Depois vai tentando colocar umas guloseimas perto deles. Quando descobrires qual é o alimento favorito deles vai ser mais fácil. Very Happy 
Nas primeiras vezes que os soltares não tentes ter grande contacto físico com eles. Deixa-os estar simplesmente. depois quando vires que já começam a dar atenção aos alimentos que lhes vais dando tenta ir fazendo aproximações do contacto físico. Vai pegando neles um de cada vez e sem os tentar prender muito (se eles se virem sem saídas vão tentar morder). Quando já conseguires mexer neles relativamente bem tenta começar a dar colo enquanto fazes o teu dia normal. Tenta tê-los no ombro quando andas por casa, e depois é ires tentando trabalhar a confiança. Vai ser um trabalho difícil e lento mas não é completamente impossível.

Sabes que a adopção de animais é complicada, adultos é ainda mais complicada, especialmente agora que estamos a viver uma altura econômica difícil. Crying or Very sad 
Ir para o topo Ir para baixo
BasmatiRice
Admin
BasmatiRice


Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 35
Localização : Lisboa

Troca de Ratz - Porto Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de Ratz - Porto   Troca de Ratz - Porto Icon_minitimeSex Nov 08, 2013 10:45 am

Um dos melhores sítios há-de ser aí uma casa de banho, onde os sítios para se esconder são poucos e de (relativamente) fácil acesso (se o pé do bidé ou da sanita ou do lavatório forem ocos tapa-os antes para teres a certeza que eles não decidem que aquele sitio é melhor que a gaiola) e não existem perigos como tomadas para por o nariz ou fios eléctricos para roer : P

Há outro método parecido (na verdade é praticamente o mesmo Razz ) que podes tentar usar, supostamente tem uma alta taxa de sucesso... Que é a chamada imersão.
Basicamente soltas os bichos contigo num espaço confinado, como uma banheira, contigo lá dentro. As ratazanas começam por entrar em pânico, mas o sistema delas não lhes permite ficar naquele estado durante muito tempo e passado uns 20 minutos elas acalmam (supostamente, pode demorar mais tempo)... Pode requerer algumas horas de esforço por sessão até elas perceberem que és um amigo, e pode/vai ser necessário várias sessões!

O meu conselho seria começares por usar o método da Leonor, que os bichos ficam menos stressados e em principio reagem bem, mas se vires que ao fim de 4 ou 5 sessões a coisa não está a ir lá podes experimentar a "terapia de choque"

Tens aqui uma explicação mais correcta e detalhada, mas está em inglês, espero que não haja problemas... http://www.ratforum.com/showthread.php?67442-Immersion-Training-The-Guide
Ir para o topo Ir para baixo
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

Troca de Ratz - Porto Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de Ratz - Porto   Troca de Ratz - Porto Icon_minitimeSex Nov 08, 2013 11:27 am

estou familiarizada com o método da imersão e não gosto muito dele. A minha profissão diz-me que se com seres humanos é preciso ter muito muito cuidado, com animais parece-me que é preciso ser ainda mais cuidadoso. As terapias de choque ou outras formas confrontativas devem ser feitas por pessoas com muita experiência e traquejo para lidar com as reações inesperadas. Quando corre mal pode ser mais traumatizante do que a fobia ou medo inicial podendo mesmo agravar. Tenta levar os teus rapazes a bem e se vires que está mesmo a ser muito complicado tentas outras metodologia mais hardcore. Nós aqui podemos sempre ir sugerindo ideias para te ir ajudando.
Ir para o topo Ir para baixo
patriciapt

avatar


Feminino Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/11/2013

Troca de Ratz - Porto Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de Ratz - Porto   Troca de Ratz - Porto Icon_minitimeSex Nov 08, 2013 6:58 pm

Olá Leonor A,
sempre que tenho algum sucesso em quase apanhá-las, mal começo a levantá-los do chão, eles dão os maiores gritos imagináveis (não imaginava que algo tão pequeno fizesse esse barulho) e tentam morder (e não é nada devagar)
Eu infelizmente não disponho de todo o tempo que queria para estar com elas, muito menos poder soltá-las várias vezes ao dia, só posso à noite. E já tentei, mas para as apanhar foram as minhas colegas de casa todas, e demorou 1hora...
Alimento favorito delas sei bem, é carne, elas não ligam nada as guloseimas de hammster, rato, coelho, nem a iogurtes e assim. São é brutas a pegar na comida que lhes dou à mão, quase que mordem todo o dedo e arrancam me as coisas da mão.
Eu sei que um mes é pouco, mas ao mesmo tempo, na vida de uma ratazana, são varios meses. Todas as noites estou, falo, alimento, e tento tocar nelas, mas não vejo evoluçao nenhuma desde o início, daí chegar à conclusão, pelo que tenho lido na internet, que só alguém com vasta experiência em ratz pode lidar com estes casos mais agrestes.

Infelizmente sei que é complicado, alguem querer adotar estes adutos, mas podia ser que alguém estivesse interessado nestes casos mais complicados, pois é um desafio certamente.

@ BasmatiRice
A minha casa de banho não é lá muito jeitosa, mas já ouvi falar dessa ideia, e vou tentar brevemente, a ver no que dá.
Olha que estes bichos não deve ser 20minutos , deve ser 20 horas xD

Mas são mesmo fofos e lindos, acho é pena não os ter tido jovens, pois aí seria fácil pegar neles e etc. Agora estão uns matulões pesados e é complicado,

vou tentar ir domesticando os moços, mas continuo aberta à opção de os trocar se alguém quiser.

Obrigada a todos =)





Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Troca de Ratz - Porto Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de Ratz - Porto   Troca de Ratz - Porto Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Troca de Ratz - Porto
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ADOPTO/COMPRO ratazanas apenas no PORTO
» A minha primeira experiência com ratz! Duas ratz fazem agora parte da família!
» Alguem tem ratos no Porto?
» Adoto ratazanas fêmeas normal e hairless perto de Braga ou do Porto | URGENTE
» Gaiola a venda - Porto

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Classificados :: Adopção e venda de ratz-
Ir para: