Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Gaiola Ideal??

Ir para baixo 
+5
Leonor A
kathamina
ClaudiaR.
maria-mar
Ryuuku
9 participantes
AutorMensagem
Ryuuku

Ryuuku


Masculino Mensagens : 33
Data de inscrição : 05/04/2014

Gaiola Ideal?? Empty
MensagemAssunto: Gaiola Ideal??   Gaiola Ideal?? Icon_minitimeSáb Nov 01, 2014 8:30 pm

Boas!
Eu como alguns ja devem saber a um tempo bem grande que tento ter ratz.. e esse tempo deve estar a chegar Razz mas primeiro queria escolher tudo direitinho para as meninas ^^

Bom, este tópico é sobre o alojamento Smile
Eu de momento tenho dois em mente..

Eu fui a um site que está num tópico para calcular se é boa ou não a gaiola, e a primeira gaiola dizia que dava para 4 ratz, e a segunda que nao tinha espaço suficiente para ter um par..

A primeira gaiola, na pet shop que penso comprar é tipo isto:

Gaiola Ideal?? 450968033_4x

e as medidas segundo a senhora da loja ronda 1m por 50 e 50.. se usar o espaço bem, e revestir com rede acho que faço um lugar porreiro..

A segunda, vou fazer em casa aproveitando o que tenho ca e metendo rede a volta, mas no site diz que não da para um par de ratz..
Eu tirei uma foto (ignorem o vaso, na altura a Leonor disse que absorvia chichi, e os papeis tb ignorem ^^ )

Gaiola Ideal?? 10585612_429347237204783_1041925364_n

e tem 130 altura, 59 comprimento e 30 largura.. ganha em altura, e eu com isto vou tentar fazer uma parecida com a da Leonor, assim -> https://2img.net/r/ihimizer/img542/5759/fotografiaul.jpg

.. o que acham que é melhor? Surprised grouphug
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Gaiola Ideal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Gaiola Ideal??   Gaiola Ideal?? Icon_minitimeSeg Nov 03, 2014 1:46 am

A primeira gaiola tem boas medidas, mas pessoalmente acho esse tipo de gaiola comprida e baixinha bem melhor para um coelho do que para um grupo de ratz! Não dá muito jeito para lhes pendurar coisas ou níveis e acaba por ter muito espaço mal aproveitado.

A segunda gaiola, o site diz que não dá para ratz por causa de medida dos 30cm. Quando experimentei substituir 30cm por 35cm já dizia dar para 4 ratz! Ou seja, o site considera 30cm demasiado estreito por 5cm xD

Eu não me preocuparia tanto com esse pormenor, mas mais com as questões da limpeza da gaiola. Precisas de um sistema de portas bem largo para conseguir chegar a todos os cantos da estante. Se quiseres usar um litter diferente de jornal ou tecidos, por exemplo serradura ou corn cobs ou outro, vai cair para fora. Que litter estas a pensar usar?

E como vais fazer a ligação entre os vários níveis da gaiola? Com tubos ligados pela rede ou furando os fundos e colocando escadinhas?

Ir para o topo Ir para baixo
Ryuuku

Ryuuku


Masculino Mensagens : 33
Data de inscrição : 05/04/2014

Gaiola Ideal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Gaiola Ideal??   Gaiola Ideal?? Icon_minitimeTer Nov 04, 2014 12:31 am

Obrigado Maria por as sugestões!

Lembrei me de algo também, entretanto, que é juntar o armario a gaiola xP ..
Para subirem na gaiola pensava em meter um tubo de fora para dar acesso Smile acho que é o ideal xP

humm.. pois xD é capaz..

Sobre isso, eu por acaso pensava em usar tecidos ou jornais.. acho que deve ser o melhor nao? Surprised
Mas também posso ver outros tipos para meter Smile
Ir para o topo Ir para baixo
ClaudiaR.

ClaudiaR.


Feminino Mensagens : 99
Data de inscrição : 16/03/2014
Idade : 33
Localização : Évora

Gaiola Ideal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Gaiola Ideal??   Gaiola Ideal?? Icon_minitimeTer Nov 04, 2014 11:28 pm

Eu já li para não se utilizar jornal/revistas a tinta é feita com chumbo e o chumbo é bastante cancerígeno. Posso tentar procurar os artigos e colocar aqui Smile
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Gaiola Ideal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Gaiola Ideal??   Gaiola Ideal?? Icon_minitimeQua Nov 05, 2014 12:53 am

Se o chumbo fosse cancerígeno assim não era usado nos jornais que lemos e mexemos todos os dias, não é??? Não podia ser vendido sequer. :ratsurpresa:

Eu uso jornal. Já experimentei praticamente todos os tipos de litter existentes no mercado e sinceramente, até agora é o que achei melhor. É o mais limpo, pois não liberta pós nem cria fungos, não liberta cheiros, não tem uma textura agressiva nas patinhas etc. Mudo o jornal todos os dias ou no máximo dia sim, dia não, e nunca notei patinhas manchadas de tinta, espirros ou desconforto na respiração ou algo do género. O único que me parece igualmente limpo e eficaz é o tecido mas implica maior tempo dispendido e não o tenho (arranjar os tecidos, lavar eficazmente, remendar, secar etc).

O maior aviso que tenho lido ao mencionar-se jornal como litter é sobre a tinta agarrar-se ao pelo, o que pode causar os ratz lavaram-se freneticamente para a retirarem e ingerirem tinta. Se um dia vir isto acontecer retiro imediatamente o jornal!!! Mas ainda não o vi acontecer. Não sei se é do tipo de tinta que temos por cá ou dos meus ratz passarem muito tempo em caminhas, tubos e níveis, mas não tive registo disso acontecer até agora ^^
Ir para o topo Ir para baixo
kathamina

kathamina


Feminino Mensagens : 218
Data de inscrição : 10/02/2012

Gaiola Ideal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Gaiola Ideal??   Gaiola Ideal?? Icon_minitimeQua Nov 05, 2014 3:00 am

As vezes leio coisas que realmente me deixam a revirar os olhos :ratsurpresa:
Parece que estou num grupo brasileiro a tentar dizer que areia de gato não se deve usar, nem pinho ou cedro, mas que usam e nunca deu problemas. Assim é com a história do papel de jornal e nenhum destes substratos mata a curto prazo.

Eu não aconselho papel de jornal, havendo tantas opções para quê usar uma que pode não ser benéfica?!
E depois, nem vou referir artigos e coisas que tenho lido, apenas por um simples facto, que é...de onde vão buscar os jornais? Além de tintas, por onde passam até chegar a vocês? Mais vale comprar umas cartolinas e cortar à medida ou folhas de desenho brancas, meter um cartão, para além de que não absorve nada.
Já para não falar que qualquer substrato pode ser tóxico, urina contém amónia.

Esse aviso que falas Mary, não tendo o Link pêlo, não fará um efeito pior?
Ir para o topo Ir para baixo
http://rathazanasdenimh.blogspot.com/
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Gaiola Ideal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Gaiola Ideal??   Gaiola Ideal?? Icon_minitimeQua Nov 05, 2014 9:38 am

Simples, Kath.
Não sei se te lembras, há muito muito tempo, nós duas a ler artigos sobre litter... e começavam mais ou menos assim. "Cabe ao dono escolher o litter que lhe parece ter menos desvantagens para os seus ratz"... É que nenhum litter é 100% seguro e, lá está, cabe ao dono fazer uma avaliação do que lhe parece menos mau.

Até agora, de todos os que já experimentei, a minha avaliação do jornal é como sendo o mais seguro. Quando usei corn cobs, ganhou fungos. Quando usei cubbeto straw e outros parecidos, deixavam pó. Havia um que empapava. Tecidos eu não conseguia manter limpos. As aparas, meu litter de eleição anterior (e tanto que podiamos acusar-lhe a elas) iam sendo as menos más, deixando algum pó mas sendo macias para as patas. O jornal é prático, não deixa pó, não ganha fungos, não empapa - volto a lembrar que mudo todos os dias!

Da minha experiência até agora, o jornal ainda não mostrou uma única desvantagem. Não o usei só no Link mas também em ratz peludos e nunca vi pelos manchados ou ratz obcecadas em lamber tinta. Também não vi mais mycos ou alergias causadas por poeiras. Mas lá está, esta é apenas a minhha experiência e posso vir a descobrir entretanto que afinal há algo que torna este litter pior que as aparas. Posso chegar um dia a casa e descobrir um Link coberto de tinta da cabeça aos pés. Até lá, é esta a minha avaliação.

Os meus jornais vêm do meu local de trabalho, onde são deixados semanalmente directamente pela marca do jornal. Não são usados de todo antes de ir para a gaiola.

"Já para não falar que qualquer substrato pode ser tóxico, urina contém amónia."
Não sei que queres que responda a isso, já que se vai aplicar a todos xD
Ir para o topo Ir para baixo
ClaudiaR.

ClaudiaR.


Feminino Mensagens : 99
Data de inscrição : 16/03/2014
Idade : 33
Localização : Évora

Gaiola Ideal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Gaiola Ideal??   Gaiola Ideal?? Icon_minitimeQua Nov 05, 2014 4:01 pm

Tens montes de produtos que contêm substâncias cancerígenas e nós utilizamos (até mesmo na alimentação, vê os corantes e conservantes e depois vai ver os efeitos secundários Razz ), parte-se do principio que o contacto que temos com o jornal é só ler, logo o contacto com a tinta será mínimo.
Se o chumbo fosse bom continuava a ser utilizado como cosmética e medicamentos como era na antiguidade.
O problema do jornal é a tinta, a maioria das tintas são tóxicas.
Só alertei para esse problema, já li varias vezes a respeito disto, já vi várias pessoas falarem sobre isso, tanto nacionais como internacionais.
O facto de mudares todos os dias, pode evitar os problemas que possam ser criados pelo mesmo, que para mim não quer dizer que o jornal em si não seja problemático ou que as outras pessoas também se vão dar ao trabalho de trocar todos os dias.
Só mostrei a minha preocupação e informei que por tudo o que li não aconselhava.
Como disseste cabe ao dono escolher o que usa, não tenho nada a ver com isso, só dei a minha opinião, não era para ser levada a mal.
Ir para o topo Ir para baixo
kathamina

kathamina


Feminino Mensagens : 218
Data de inscrição : 10/02/2012

Gaiola Ideal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Gaiola Ideal??   Gaiola Ideal?? Icon_minitimeSex Nov 07, 2014 4:40 am

Não é assim tão simples Mary.
Eu recordo-me muito bem sobre substratos e as pesquisas que fiz e voltei a fazê-las recentemente, só acho que para um dono saber qual o mais indicado para as suas ratz tem que saber quais os substratos existentes e não os que tu aconselhas em particular neste post e ainda referir que é um dos melhores.
Eu não me preocupa usares, apenas acho que se tem que ter cuidado a passar a informação, porque como deves saber ainda hoje usam substratos de pinho e areia de gato e apesar de serem considerados nocivos algumas das opiniões que recolhi é que até agora também não deram problema algum. Se formos por essa linha de pensamento então é errado informar essas pessoas sobre os riscos, porque cabe ao dono escolher o substrato que parece ter menos desvantagens, mesmo que as tenha e estejamos carecas de saber.
Quanto ao ter referido amónia, passo a citar o texto de introdução da minha pesquisa sobre substratos:


"A higiene é fundamental para a saúde das nossas ratazanas e a escolha dos produtos de absorção de urina e controladores de odores são essências. A gaiola tem que ser vista como um todo no que diz respeito ao conforto e saúde, pois é onde passam a maioria do tempo. A limpeza deve ser feita regularmente tal como a troca do substrato/litter e ninho.
Caso isso não aconteça, qualquer produto de absorção recomendado será inútil. Qualquer substrato que fique mais tempo do que o previsto, poderá criar fungos e odor intenso de amónia. Sendo as ratazanas propensas a problemas respiratórios devemos ter a máxima atenção.
O uso de w.c vem justificar o facto de não colocar as ratazanas em contacto prolongado com os substratos o que ajuda a minimizar muitos factores que mencionei, mas a sua troca e limpeza deverá ser frequente."

Fonte


Portanto não precisas de responder porque eu sei, mas nem toda a gente é igual a mim ou a ti, que limpam frequentemente. É para isso que existem fóruns e grupos, para que a info seja passada correctamente. Se no teu caso não deu problemas, ainda bem, mas eu teria atenção visto que as tintas usadas para impressão são tóxicas sim e se houver pouca higiene ou não tão regular acaba por ser altamente nocivo.
Acho que não deves levar a mal a preocupação e a correcção porque aqui ninguém quer impor substratos a ninguém, mas sim alertar sobre o que está comprovado ser menos bom (na minha opinião é mau mesmo).
Ir para o topo Ir para baixo
http://rathazanasdenimh.blogspot.com/
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

Gaiola Ideal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Gaiola Ideal??   Gaiola Ideal?? Icon_minitimeTer Nov 11, 2014 10:10 am

Pois eu TAMBÉM uso jornal. Os wc's têm litter de madeira prensada sem cheiro propria para roedores da verselle-laga e o fundo da gaiola e patamares é jornal.
Não vou estar a falar das vantagens e desvantagens de cada tipo de substrato porque a Kathamina e a Maria Mar já o fizeram e mt bem, vou apenas partilhar o que faço cá em casa e o porquê. Já tentei usar todos os outros tipos de substrato que conheço e as minhas ratz rejeitam, atiram para fora da gaiola ou fazem uso indevido como comer (litter de papel e o de milho por exemplo em que os cocós apareciam com bocados de litter comido). O único que funcionaria cá em casa e teria um resultado aceitável seria o tecido. E eu não gosto de tecido nas gaiolas e chego mesmo a desaconselhar o tecido quando questionada. Infelizmente já acordei uma manhã e um hamster meu tinha ficado emaranhado numa cama de tecido que ele roeu durante a noite e acabou por ficar preso, morrendo. Como se vê todos os substratos têm desvantagem e vantagens. Cada animal aceita melhor um tipo de substrato e o dono deve fazer uma ponderação custo benefício em cada caso. A gaiola das minhas ratz não tem o mesmo substrato da gaiola do meu coelho ou PI's.
Depois de ter experimentado todo o tipo de substrato que conhecia e ter tido ratz que desafiaram a paciência de qualquer dono no que respeita a higiene pessoal e habitacional, acabei por escolher usar o jornal (o que não foi de todo desaconselhado pela vet, antes pelo contrário).
Em relação a ratz sem pelo, também tenho uma e fiquei muito preocupada com isso no inicio, falei com a vet que me descansou, uma vez que nem tinha manchas na pele de tinta, nem sinais de intoxicação ou envenenamento prolongado (nem nas patas, nem língua, nem unhas, nem pelos do focinho, nem wiskers, nem olhos, nada). Em relação a problemas respiratórios, tenho uma ratz com asma, sempre teve, mesmo antes de usar jornal, nunca piorou com o jornal, já fiz períodos sem jornal e ela não teve qualquer tipo de alteração. Mais uma vez, a vet não acredita que esteja relacionado ou que a prejudique particularmente.


Ir para o topo Ir para baixo
catarinam

catarinam


Feminino Mensagens : 18
Data de inscrição : 03/06/2014
Idade : 30

Gaiola Ideal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Gaiola Ideal??   Gaiola Ideal?? Icon_minitimeTer Nov 11, 2014 10:34 am

Estão a ver aquele video do Paulo Portas acabado de sair da faculdade, todo fresquinho, cheio de principios e o caraças, que acusa os de direita de serem uns palhaços afogados em trafulhices e dinheiro dos contribuintes? Não sei se conhecem mas é tão "engraçado" (e, essencialmente, triste) ver o que eu achava que era o que a politica faz a gente c BOM SENSO E ETICA mas ao ver as respostas a este post começo a achar que a culpa não é da politica, é mesmo a idade.
Algum dia um vet decente não se opoem ao uso de jornal no fundo da gaiola? Voces não têm mesmo a minima noção do quão toxicas são as tintas para impressao Pois não? E o conforto das ratz? Porque não trocam os vossos lencois por jornal?
Isso quer dizer que não tens camas nem tuneis suspensos leonor? É que geralmente são de tecido...
Enfim, entristece-me ver o "apogeu" das rats pt dar tão maus conselhos, fico sem perceber se é pura ignorancia ou orgulho, mas sinceramente, se fosse ignorancia e quisessem saber do bem estar dos vossos bichos, pesquisavam muito bem em vez de ficar pela opiniao do suposto vet, ou também aconselham os novatos a pedir aconselhamento aos lojistas aquando da compra de animais?
Ir para o topo Ir para baixo
kathamina

kathamina


Feminino Mensagens : 218
Data de inscrição : 10/02/2012

Gaiola Ideal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Gaiola Ideal??   Gaiola Ideal?? Icon_minitimeQua Nov 12, 2014 6:34 am

Bem, estou a começar a achar que vet que aconselha areia de gato também deve ser levado em consideração e quem somos nós para contestar ou corrigir alguém. Tenho conhecimento de imensas pessoas que usam areia de gato, algumas delas aconselhadas por vet e também nunca tiveram problemas e está em todas as listagens de substratos (páginas fiáveis) nos NÃO recomendados.
Só acho que directa ou indirectamente estão a induzir  outras pessoas, experientes e não experientes a usar jornal e que até é recomendado por vets e não tem problema algum. Alguém me explica, muito sinceramente, que info correcta estão a tentar passar para essas pessoas?
E porquê papel de jornal (que NÃO é adequado) e não outro tipo de papel? Há papel de cânhamo por exemplo, papel reciclado, até folhas de cartolina sem adição de tintas. E aliás o nível de absorção, desculpem meninas que usam jornal, mas absorção não me parece que tenha muita, para não dizer muito pouca ou nenhuma.
Com tantas opções no mercado, desculpem, mas não entendo.
Leonor, acho que não deves ter pesquisado o suficiente nem teres lido a minha pesquisa actualizada, com tapetes de cânhamo, que podes cortar à medida, tens tecido e tapete de sisal, que nada tem a ver com material fibroso no caso do tapete, como podes tu desaconselhar tecidos/materiais que tu desconheces? Só me falta dizeres que a madeira prensada que usas era de pinho, ai mandava-me mesmo da janela, lol.
Eu volto a dizer, que vcs usem, nem me preocupa (preocupa pelas rats mas pronto), mas estarem a aconselhar o uso e ainda colocarem vet na parada, para mim como administradoras e pessoas tão impulsionadoras na comunidade parece-me contraditório com as listagens existentes aqui mesmo no fórum e com a boa info que tentam passar ou tentavam. Que cada dono deve escolher a melhor opção para o seu pet, concordo, mas dentro de TANTAS opções recomendáveis, alguma delas será certamente mais aconselhada que papel de jornal. Se acham que não têm mais opções podem espreitar a listagem actualizada de substratos, acredito que vai haver produtos que não devem ter usado. Se a questão for monetária, talvez eu tivesse muitos motivos para usar areia de gato ou folhas de jornal e ainda assim nunca me passou pela cabeça usar. E também não compreendo da tua parte Leonor, teres logo perguntado porque é que a Erika ainda estava a usar  a caixa de papelão, como se fosse intoxicar as ratz e tu a usar folha de jornal...é no mínimo contraditório.
Aqui fica a minha preocupação sobre o facto de estarem a aconselhar jornal, quanto ao continuarem a usar cabe a vocês continuar ou não.
Ir para o topo Ir para baixo
http://rathazanasdenimh.blogspot.com/
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Gaiola Ideal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Gaiola Ideal??   Gaiola Ideal?? Icon_minitimeQua Nov 12, 2014 11:13 am

Boas Smile

Bom meninas, eu continuo a achar a minha escolha do jornal como o melhor substracto que experimentei até à data, mas longe de mim impôr essa escolha a seja quem for! Fica aqui a informação, o alerta para os perigos possíveis, e obrigada kath e catarina por isso ^^

Agora acho que deviamos voltar ao assunto do tópico: a gaiola ideal para o Ryuuku.
Acabou por ficar com zero ajuda na escolha da gaiola mais adequada!!!
Se quiserem continuar a discutir o jornal como litter sugiro a criação de um tópico para o assunto Wink


Última edição por maria-mar em Qua Nov 12, 2014 1:29 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
BasmatiRice
Admin
BasmatiRice


Feminino Mensagens : 405
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 35
Localização : Lisboa

Gaiola Ideal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Gaiola Ideal??   Gaiola Ideal?? Icon_minitimeQua Nov 12, 2014 11:53 am

Gente, gente, vamos lá ter mais calma sim?

O debate é saudável mas está a passar os limites do aceitável, cuidado com a forma como se dizem as coisas e com os ataques que estou a ler por aqui (e não vão ser mais tolerados - a partir de agora vou censurar todos os que aparecerem!). O respeito é uma coisa mutua e é preciso ter algum tento na língua mesmo que o assunto seja "polémico".

Kath lembro-te que quando estivemos a tratar das ratz da casa dos horrores são só foram usadas aparas para o fundo (e tirando as que nós comprámos não sei se o resto era de cedro/pinho...) como jornal em tiras para ninho... Tanto quanto saiba não lhes aconteceu nada por isso e andavam enroladas em jornal e a levar tiras de jornal de um lado para o outro na boca.
Não digo com isto que seja o ideal, mas o facto é que é melhor que o papel de revista encerado e o papel de cozinha/higiénico não funciona como fundo porque elas levam aquilo para as camas.

Relativamente às coisas  tóxicas do dia-a-dia, se formos a ter cuidado com tudo, então não comemos peixe porque tem mercúrio, não comemos carne porque tem salmonelas, não comemos vegetais porque têm pesticidas ou são geneticamente modificados, não saímos à rua por causa da poluição do ar nem tomamos banho por causa da Legionella!
Há que ter algum cuidado com as coisas "evitáveis" mas não vale a pena exagerar ou não podemos fazer nada... Vejam as ratz dos americanos, que vivem 3 e 4 anos e comem hambúrguer, pizza, gelados, coca-cola(!!!!) e cereais cobertos em açúcar. Claramente que não são coisas saudáveis e são coisas que as minhas não hão-de provar, mas também não parece que as esteja a matar assim tão depressa.

Pior que isso parece-me ser mesmo a predisposição genética das nossas ratz para desenvolver tumores e para uma longevidade curtinha, onde 2 anos é a esperança média de vida (se forem para os foruns americanos dizer que a ratz morreu de velhice com 2 anos todos eles vão dizer que não é normal!). Parece-me que no nosso caso o factor genético acaba por ser muito mais determinante que o meio onde os nossos animais de estimação crescem...

Não obstante, vou fazer a experiência de lavar folhas de jornal e seca-las ao sol (ao forno porque não há muito sol agora) de forma a reduzir o conteúdo de tinta e pó do mesmo e logo faço um post com os resultados, se resultar minimamente então poderá ser uma solução para minimizar o problema das tintas.

A ideia de usar papel de impressão não é má, e é de experimentar! Fica mais caro que o jornal, é claro, mas não é um custo assim tão grande quanto isso, só convém é ter cuidado com as "bordas" do papel para evitar cortes nas patinhas dos nossos bichos (se calhar o melhor é mesmo rasgar uma tira de papel em cada lado para deixar de ter as bordas cortantes).

Em relação a litter, neste momento eu uso pellets de palha ou de madeira (consoante o que encontro) para os WCs e o resto da gaiola não tenho litter nenhum. Ainda não pus a manta polar no fundo da gaiola (sou capaz de por no fds, durante a próxima limpeza) mas as prateleiras de plástico ficam como estão e tudo o que lhes faço é passar um toalhete e papel de cozinha todos os dias (e todos os dias tem chichi, o que mostra que não é o ideal, mas é o que tem funcionado melhor).
Experimentei usar jornal na prateleira de plástico mas não funcionou (foi a diversão do dia, rasgar jornal), experimentei os "puppy pads" e, além deter sido extremamente difícil prende-lo à prateleira, não ficou nem uma hora na gaiola (perceberam que conseguiam rasgar algodão e não confio no polímero absorvente que está dentro dos pads), experimentei usar um pouco de pellets e meu Deus que confusão e que porcaria foi!
Relativamente à manta polar, se a ponho é mesmo pelas ratz, porque não só ficam todas furadas e rasgadas e não duram muito tempo como rapidamente ficam a cheirar a chichi e cheias de restos de pellets que - ao contrário do plástico da gaiola - não são fáceis de limpar e significa lavar a manta ao fins de 2 ou 3 dias...

Vou experimentar o papel de impressão na prateleira principal e logo digo o resultado (dêem-me uns dias Razz ).


Relativamente ao tópico inicial, da gaiola propriamente dita, qualquer uma das duas opções tem vantagens e desvantagens Smile Eu nunca cheguei a fazer a gaiola a partir de uma estante mesmo por não ter encontrado uma com mais de 30cm de largura a um preço que fizesse sentido (a partir de determinado preço mais vale comprar uma gaiola e pronto...) mas se te conseguires entender bem com essa opção acho que deve ser a que as ratz mais vão gostar!
Para o problema do litter sair das estantes eu propunha fazeres umas "barreiras" em plástico duro ou acrílico, ou então em rede com uma malha muito fina em volta de cada estante, isto se quiseres usar litter estilo pellets... Caso não seja necessário usar este tipo de litter, se tiveres cuidado na forma como montas a gaiola podes fazer com que seja possível forrar as prateleiras com tecido polar por exemplo, de forma a que seja fácil por e tirar os tecidos e que seja difícil para elas retirar o tecido do sítio.

Caso não tenhas tempo para o trabalho de irá dar montar uma gaiola "do zero", então segue para a outra, não vai ser tão espaçosa para eles, mas com atenção e tempo de brincadeira suficiente não acho que seja um problema Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Franz

Franz


Masculino Mensagens : 6
Data de inscrição : 06/09/2014

Gaiola Ideal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Gaiola Ideal??   Gaiola Ideal?? Icon_minitimeQua Nov 12, 2014 9:46 pm

Acho que o cunipic natturlitter e' bem melhor que o jornal. O meu fundo e' malha polar. Troco todos os fds e esta' mas nem era preciso porque esta' sempre limpinho!E e' quentinho. E' so' a minha opiniao, nao quero melindar ninguem. Mas deixo o desafio de colocarem uma foto da vosso litter ao fim do dia. Se me parecer com melhor aspeto que o meu mudo ja para jornal. Ca' esta' a foto do wc dos meus rapazes. Mudei ontem o litter e hoje so tirei os cocos.
*desculpem pela falta de acentos e cedilhas, acho q estou com uma virose informatica.

Gaiola Ideal?? 2a672c6
Ir para o topo Ir para baixo
http://instagram.com/frankenstaquio
Cecília L.

Cecília L.


Feminino Mensagens : 373
Data de inscrição : 26/01/2014
Idade : 36
Localização : Porto

Gaiola Ideal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Gaiola Ideal??   Gaiola Ideal?? Icon_minitimeQui Nov 13, 2014 9:58 pm

Eu ja experimentei de tudo(quase tudo) e nao encontrei nenhum litter excepcional....

Ryuuku vai experimentando um pouco de tudo....é assim que ainda hoje faço...

E pff não fugem ao tema do topico....nao estao a ajudar mas sim a confundir....
Ir para o topo Ir para baixo
Ryuuku

Ryuuku


Masculino Mensagens : 33
Data de inscrição : 05/04/2014

Gaiola Ideal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Gaiola Ideal??   Gaiola Ideal?? Icon_minitimeSex Nov 14, 2014 6:04 pm

Boas!

Vou experimentar de tudo dentro do recomendado para elas ^^

Obrigado a quem ajudou, o off topic era desnecessario, mas não tem mal.. é normal acontecer isso xP

entretanto eu decidi juntar varias gaiolas e coisas mas vou apostar na altura Smile é melhor..
Ir para o topo Ir para baixo
Franz

Franz


Masculino Mensagens : 6
Data de inscrição : 06/09/2014

Gaiola Ideal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Gaiola Ideal??   Gaiola Ideal?? Icon_minitimeSáb Nov 15, 2014 4:30 am

Bom, eu não acho que exista uma gaiola ideal. Poderá haver uma gaiola ideal para uma determinada necessidade... Um dos fatores a ter em conta é o número de ratz, outro que eles gostam de trepar (daí investir em altura ao invés de largura). Depois devemos considerar funcionalidade (portas e sua localização, por exemplo), preços, espaço que vai ocupar, gostos estéticos, etc... Depois além da gaiola parece-me que é importante o seu conteúdo. Não interessa uma gaiola grande se não tiver patamares e esconderijos e espaços. Para o Nico e o Oliver optei pela gaiola em anexo. Vou sempre juntando apetrechos de acordo com o que me parecem ser as necessidades dos rapazes.Hoje juntei mais uma escada e um pequeno wc num espaço mais elevado. Acho que tem espaço de sobra e que são felizes aqui. Ah!, comprei a gaiola em www.tiendAnimal.pt
Gaiola Ideal?? 2wc01vk
Ir para o topo Ir para baixo
http://instagram.com/frankenstaquio
Ryuuku

Ryuuku


Masculino Mensagens : 33
Data de inscrição : 05/04/2014

Gaiola Ideal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Gaiola Ideal??   Gaiola Ideal?? Icon_minitimeTer Nov 18, 2014 9:10 am

Boas!
Essa gaiola está bem bonita!
Vou tentar então apostar na altura e esconderijos, camas, etc.. Smile

Obrigado por o link!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Gaiola Ideal?? Empty
MensagemAssunto: Re: Gaiola Ideal??   Gaiola Ideal?? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Gaiola Ideal??
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» gaiola para ratz opinioes :)
» Sustrato ideal
» Gaiola
» Limpeza da gaiola
» GAIOLA!?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Cuidados :: Alojamento-
Ir para: