Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Uma das minhas ratz morde - urgente.

Ir para baixo 
+12
Sasha99
rubnosline
misspucca
isa86
búzio
BasmatiRice
DanielaD
Siwain
liana
maria-mar
Leonor A
Andre Lopes
16 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
Andre Lopes

avatar


Masculino Mensagens : 47
Data de inscrição : 10/01/2014

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeSex Jan 10, 2014 2:31 pm

Boa tarde.
Estou aqui com um problema com uma das minhas ratz.
Quando as solto, para brincar com elas, uma delas, quando está mais "excitada" ou a brincar, começa a morder as minhas mãos e pés. Já me disseram para tentar dar umas palmadinhas para parar, mas quanto mais dou essa palmadinha, mais ela morde. Ultimamente não tenho conseguido brincar com ela, porque está constantemente a morder. Ontem ferrou-me aqui os dentes e fiquei a sangrar durante 10 minutos. A minha Mãe diz que ela morde e "bufa". O mais estranho é que ela só tem este comportamento quando está a brincar ou mais "elétrica", porque se for pegar nela enquanto está a dormir ou deitada, não me faz nada.
Admito que estou a começar a ficar com medo dela, porque não consigo brincar, vem logo "atacar", mordendo constantemente! E o pior é que são ferradelas bem fortes...

Alguém me pode ajudar? Tinha um bocado de urgência porque as minhas mãos estão a ficar cheias de marcas... e não tou a gostar nada deste comportamento agressivo...
Ir para o topo Ir para baixo
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeSex Jan 10, 2014 4:07 pm

que estranho... tenho duas ratz que abocanham os nossos dedos quando os metemos pelas grades e apenas porque pensam que tudo o que entra pelas grades é comida. mas mesmo assim abocanham e largam quase instantaneamente. Não faz ferida nem dói nada. Realmente cnão tenho experiência com ratz que mordem...apenas com ratz desconfiadas e inseguras. que não gostam de ser manipuladas e nesse caso o que fiz foi mesmo forçar o contacto connosco até ela ceder e parar de se sentir tão insegura, mas não me parece uma opção viável para o teu caso porque terias que fazer este processo sempre de luvas e ela provavelmente iria morder noutro sitio qualquer.

Dá-nos mais informações por favor...elas vieram de loja? de um criador? conheceste os pais? que idades têm? quantas ratazanas tens? sabes qual é a alfa? como é que elas se dão entre todas?
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeSex Jan 10, 2014 4:31 pm

Olá André, antes de mais benvindo ao fórum!...
Fica o convite para que nos fales um pouco sobre ti e as tuas ratz, adorávamos ver fotos delas (;

Quanto ao teu problema... Que estranho... já ouvi descrições desse exacto comportamento mas... em furões!!!  :ratsurpresa: 

A Leonor já fez todas as perguntas que a situação exige. Acrescento apenas que laves bem as mãos com sabão antes de interagir com ela, para que não estejam a cheirar a comida ou a outros animais. Bufar é sinal de agressividade sim...

Sugiro a que não provoques brincadeiras que a excitem com as mãos. Procura antes brinquedos de "longo alcance", como aqueles pompons na ponta de um pau dos gatos, um pedaço de maçã preso num pau, um fio com um papelote atado para ela perseguir...
Ir para o topo Ir para baixo
Andre Lopes

avatar


Masculino Mensagens : 47
Data de inscrição : 10/01/2014

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeSex Jan 10, 2014 5:48 pm

Obrigado pelas respostas.

Respondendo ás perguntas; São 2 ratazanas, machos. Vêm de criador, e não conheci os Pais. São irmãos.
Elas dão-se bem, dormem juntas e brincam juntas. Por vezes, põem-se a "lutar" na brincadeira (não é bem o termo acho eu..)

Como disse, isto só acontece quando ela está fora da gaiola, quando as solto e quando começam mais a brincar, porque quando está dentro da gaiola ela não morde nem nada do género. Põem-se a espreitar entre as grades e até dão beijinhos. Só uma delas é que tem este comportamento. O outro é calminho e mais brincalhão.

E mesmo quando as solto, no inicio, ela não morde. Passado uns minutos, quando começa a ficar mais "elétrica/mexida", é que começa a morder.
E não a provoco.. apenas começo a fazer festinhas e ela começa-se a virar para as mãos ou pés, mordendo. (isto passado uns minutos depois de começar a brincar com ela).
Ir para o topo Ir para baixo
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeSex Jan 10, 2014 6:19 pm

em relação aos pés...ela faz isso mais quando tens as meias calçadas? e quando tens sapatos ou os pés descalços? pode parecer estranho mas algumas ratz gostam de morde meias. deve ser por o pé mexer mas elas não o verem a mover, não sei.

qual foi o criador, sabes? ele deu-te algumas informações sobre os comportamentos dos pais ou informação genética?

qual a idade das ratz e há quanto tempo estão contigo?

experimenta um borrifador de água para a castigar, mas não o molhes muito, borrifa de longe apenas para ele parar. Cuidado com as diferenças de temperatura e o frio, se eles tiverem humidos é perigoso.
Ir para o topo Ir para baixo
Andre Lopes

avatar


Masculino Mensagens : 47
Data de inscrição : 10/01/2014

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeSex Jan 10, 2014 7:21 pm

Leonor A escreveu:
em relação aos pés...ela faz isso mais quando tens as meias calçadas? e quando tens sapatos ou os pés descalços? pode parecer estranho mas algumas ratz gostam de morde meias. deve ser por o pé mexer mas elas não o verem a mover, não sei.

qual foi o criador, sabes? ele deu-te algumas informações sobre os comportamentos dos pais ou informação genética?

qual a idade das ratz e há quanto tempo estão contigo?

experimenta um borrifador de água para a castigar, mas não o molhes muito, borrifa de longe apenas para ele parar. Cuidado com as diferenças de temperatura e o frio, se eles tiverem humidos é perigoso.

Nos pés, é quando tenho as meias calçadas apenas. Com sapatos não morde.

Os criadores, salvo erro, participam neste fórum. Foi na Casa do Hamster.

Estão comigo há cerca de 2 meses e pouco salvo erro, e eles têm cerca de 4 meses e pico.

Essa ideia do borrifador de água parece-me interessante..
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeSex Jan 10, 2014 7:42 pm

Hmmmm... mas aleija, quando morde? Fica marca ou sangue, ela aperta mesmo para magoar?

É que nas minhas brincadeiras com ratz pequeninos era muito comum elas mordiscarem-me os dedos na brincadeira, ao de leve sem magoar. Eu beliscava-as de volta com os dedos e elas adoravam x)
Ir para o topo Ir para baixo
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeSex Jan 10, 2014 7:43 pm

então talvez sejam os primeiros comportamentos de dominância, não Maria Mar? sobre adolescencias em machos não percebo nada mesmo...
Ir para o topo Ir para baixo
Andre Lopes

avatar


Masculino Mensagens : 47
Data de inscrição : 10/01/2014

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeSex Jan 10, 2014 7:46 pm

maria-mar escreveu:
Hmmmm... mas aleija, quando morde? Fica marca ou sangue, ela aperta mesmo para magoar?

É que nas minhas brincadeiras com ratz pequeninos era muito comum elas mordiscarem-me os dedos na brincadeira, ao de leve sem magoar. Eu beliscava-as de volta com os dedos e elas adoravam x)

Sim. Acabei de as soltar novamente, e ela passado uns minutos, começa a ficar "excitada", irrequieta, a cheirar tudo, e ataca os braços/mãos.
Acabou de morder novamente a minha Mãe, tinha duas camisolas e ficou a marca no braço.
É impressionante como tanto está calmo, na gaiola, como soltando-as, passando 5 minutos, começa a ficar assim... procura mesmo morder os nossos braços/mãos. E como disse, são mordidelas fortes, ontem pelo menos pôs-me a sangrar durante 10 minutos.

Já o meti dentro da gaiola de castigo neste momento. Teve fora da gaiola 5 minutos, já o voltei a meter lá dentro. É impossível tar á beira dele quando está solto....

Não estamos a gostar nada disto...
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeSex Jan 10, 2014 7:48 pm

Ui... então é mais problemático do que parece /:
Ir para o topo Ir para baixo
Andre Lopes

avatar


Masculino Mensagens : 47
Data de inscrição : 10/01/2014

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeSex Jan 10, 2014 8:01 pm

Estou sem saber o que fazer  Neutral 
Ir para o topo Ir para baixo
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeSáb Jan 11, 2014 12:04 am

tenta o borrifador...

poderá-se dar o caso de o ratinho biológicamente ter níveis químicos de alguma hormona mais elevados e isso explique o mau feitio? sei lá, tipo testosterona ou alguma outra hormona relacionada com a raiva e a agressividade?
Ir para o topo Ir para baixo
Andre Lopes

avatar


Masculino Mensagens : 47
Data de inscrição : 10/01/2014

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeSáb Jan 11, 2014 10:01 pm

Acabou de arrancar um pedaço de pele á minha Mãe quando ia tentar pegar nele para voltar a pô-lo no sitio que nós queremos.
Está completamente agressivo. Já tentamos assustá-lo quando tenta morder e é pior. Não sei o que fazer....
A única solução é ficar sempre dentro da gaiola, porque sempre que o soltamos não se consegue pegar nele.
Estamos mesmo a desesperar...
Ir para o topo Ir para baixo
liana

liana


Feminino Mensagens : 69
Data de inscrição : 16/12/2013
Idade : 32
Localização : Lisboa, Cascais

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeDom Jan 12, 2014 11:28 am

https://www.youtube.com/watch?v=1iEFAaPiH_0 Vê este video, isto é o que vais ter que fazer, a ratz no video deve ser mais calma que a tua mas isto é basicamente o que tu vais ter que fazer.
Usa camadas de roupa, luvas e tem toalhas ao lado. Vais ter que ir para um espaço pequeno, por exemplo, casa de banho, hall de entrada.
Não podes ficar com medo, ele vai te morder varias vezes, e o mais importante, não desistes!
Podes levar guloseimas contigo mas sendo uma ratz agressiva provavelmente não vai aceitar nada.
Leva o ratz para o espaço, só tu e ele. Não tentes dar festinhas, beijinhos, abraços.
Teu objectivo é cansar lo, mostrar lo que tu es o alfa e que não tens medo dele. Ele vai te atacar varias vezes, podes bloquear os ataques com a toalha, dando palmadinhas leves no focinho e no corpo.
Isto pode demorar muito tempo, horas, mas não desistes. Ele vai começar a morder menos e ate parar completamente. Só das festinhas depois de ele estar completamente calmo.
Quando ele já não esta agressivo e ja não esta a atacar te, não é para parar logo, agora o que tens que fazer é dar muitos festinhas, atrás da orelha, na barriga, etc.
Se perceberes bem inglês posso te mandar um link que explica este treino melhor. O senhor que escreveu isto já trabalho com varias ratz agressivas.
Boa sorte! e SFF não desistes! Se desistires antes de ele estar bem, vais ter que começar do 0 de novo.
Ir para o topo Ir para baixo
liana

liana


Feminino Mensagens : 69
Data de inscrição : 16/12/2013
Idade : 32
Localização : Lisboa, Cascais

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeDom Jan 12, 2014 11:33 am

Também pode tentar castrar lo, mas já ouvi que é muito arriscado.
Ir para o topo Ir para baixo
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeDom Jan 12, 2014 4:00 pm

Como já disse noutros tópicos não gosto muito dessa técnica. Deve ser sempre feita com muita cautela. Durante o processo de imersão os animais experienciam níveis de ansiedade demasiado elevados que podem deixar associações negativas muito fortes. Sei que aqui no fórum há quem utilize essa técnica, por isso se alguém que estaja bem familiarizado te quiser ajudar era fixe Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Andre Lopes

avatar


Masculino Mensagens : 47
Data de inscrição : 10/01/2014

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeDom Jan 12, 2014 4:46 pm

Obrigado pelos comentários, e já agora, agradeço que me envie o link em Inglês sff.

Acabamos de tentar com luvas protectoras e um borrifador de água e não vale a pena.
Com luvas, voltou agora morder a minha Mãe e mesmo assim fez um buraco na pele e sangrou.
Com o borrifador, ele fica meio assustado, de lado, mas não adianta.
Está muito agressivo  Crying or Very sad
Ir para o topo Ir para baixo
Leonor A
Admin
Leonor A


Feminino Mensagens : 904
Data de inscrição : 12/02/2013

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeDom Jan 12, 2014 6:24 pm

fogo... que cena...experimenta solta-lo só a ele e não brincar com ele. quando ele começar a ficar á vontade dá-lhe uma goluseima para o ir atraindo até ti...
vai fazendo isso todos os dias um bocadinho. não sei mesmo que te dizer. a minha experiência com ratz agressivas é muito pouca. Apenas tive uma ratz desconfiada e instável, mas nunca nos mordeu com essa agressividade toda.  pale 
Ir para o topo Ir para baixo
Andre Lopes

avatar


Masculino Mensagens : 47
Data de inscrição : 10/01/2014

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeDom Jan 12, 2014 7:19 pm

Leonor A escreveu:
fogo... que cena...experimenta solta-lo só a ele e não brincar com ele. quando ele começar a ficar á vontade dá-lhe uma goluseima para o ir atraindo até ti...
vai fazendo isso todos os dias um bocadinho. não sei mesmo que te dizer. a minha experiência com ratz agressivas é muito pouca. Apenas tive uma ratz desconfiada e instável, mas nunca nos mordeu com essa agressividade toda.  pale 

Eu se o soltar, ele anda "na dele"... só morde se estiver a brincar conosco ou se formos a pegar nele. Parece que fora da gaiola, não quer contacto conosco. Mas quando está conosco, parece que também está a brincar... mas essas brincadeiras depois traduzem-se em mordidelas fortes.
Por isso é que fico confuso. Como de castigo, logo vou soltar o pequeno e deixar este dentro da gaiola. E amanhã vou a um vet de exóticos sem falta, porque quero resolver o problema e assim está difícil. Já não se consegue brincar nem ter contacto com ele fora da gaiola....
Ir para o topo Ir para baixo
liana

liana


Feminino Mensagens : 69
Data de inscrição : 16/12/2013
Idade : 32
Localização : Lisboa, Cascais

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeDom Jan 12, 2014 8:53 pm

No inicio também não gostei muito dessa técnica, mas é exactamente a mesma coisa que as ratz iam fazer ao outro ratz que estava assim. Antes de tudo a ratz tem que respeitar te.
Mas realmente é estranho ele ficar assim só depois de ficar "excitado" :/ Talvez é melhor ver o que o vet acha antes de fazer algo.
Ir para o topo Ir para baixo
Andre Lopes

avatar


Masculino Mensagens : 47
Data de inscrição : 10/01/2014

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 7:36 pm


Hoje voltamos a soltá-los durante 40 minutinhos.
O pequeno parece que dá a entender que até fica menos brincalhão quando o grande vem para fora..
Hoje voltou a morder-me, e já deu para fazer sangue.
Começa a ficar nervoso. Impeço-o de ir para uma certa zona, ele vai forçando e forçando, ficando sempre mais nervoso. Passou muitas vezes pelas minhas mãos e braços e não mordia. Mas passado um tempo, começa-se a notar o nervosismo e ataca.
Voltei a pô-lo na gaiola de castigo....
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 8:31 pm

Eu não acredito na resolução de casos de agressão através do confrontamento.

Já tive de lidar com casos diferentes de agressividade em ratz: agressividade territorial (suspeito que seja o caso, apesar de parecer "invertido", o teu ratz é territorial no espaço à volta da gaiola mas não dentro dela, certo?) e agressividade "genética", simplesmente herdada (por isso não se deve cruzar ratz que mostrem sinais de ser agressivos) e não resolvida em pequeno através de uma boa socialização.

Em nenhum dos casos o confrontamento com o ratzo ajudou. Sim, tentei essa técnica, já que era uma das sugeridas por alguns sites... mas não ajudou mesmo nada ):

O que ajudou realmente foi a leitura do artigo Trust-Training Rats.
O caso de Phineas não é igual ao teu... o problema desse era a falta de socialização e o do teu parece ser territorialidade. Mas pode ser que a leitura ajude!...

As técnicas que me ajudaram a lidar com os meus casos, tantos os de agressividade herdada (Jekyll e Hyde) como o de territorialidade excessiva (Dylan), fui desenvolvendo ao longo do tempo e manuseamento do animal.
Consistiam no seguinte:

- Numa primeira fase, uso de luvas de jardinagem e uma toalha de mãos para manuseamento do animal. Tanto o Jekyll como o Hyde mordiam só de ser tocados e as luvas ajudaram a criar habituação. A toalha auxiliava ao enrolar o animal nela ou permitir-lhe subir para cima dela e usa-la depois para o manusear.

- Atitude calma, sem medo. Se o animal sentir que estamos nervosos, vai captar essas vibrações. Depois de já ter levado umas boas dentadas, aceitei-o como parte do meu destino enquanto dona x)
Respirar fundo e agir com segurança é essencial.

- Paciência. Sempre que possível, esperar que seja o ratz a vir ter connosco e não o contrário. Respeitar os tempos do animal, que se sente assustado ou ameaçado, e por isso reage.

- Palmas das mãos sempre viradas para cima.

- Mãos aproximam-se do ratz sempre de baixo para cima e de trás para a frente.

Estas duas últimas, das mãos, são das coisas que mais me ajudaram. Percebi que movimentos lentos mas seguros, com as mãos viradas de palmas para cima e aproximando-se de baixo para cima e nunca por cima do animal, são pormenores extremamente úteis a ter em conta. Penso que na natureza, muitas vezes o perigo vem de cima da ratazana e por esse motivo um animal menos relaxado pode sentir-se ameaçada ao ser abordada por cima e pela frente!...

Espero ter ajudado um pouquinho que seja.
Também queria sugerir que experimentasses soltar o ratz num lugar diferente do habitual, que lhe seja estranho, a ver se ele tem o mesmo comportamento.
Ir para o topo Ir para baixo
maria-mar
Admin
maria-mar


Feminino Mensagens : 1472
Data de inscrição : 10/02/2012
Idade : 36
Localização : Leira

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 8:49 pm

Li entretanto noutro fórum todo o teu percurso desde que as adquiriste e li também que apesar de não terem sido muito socializadas em bebés, só se tornaram agressivas depois de terem estado num "hotel" durante as tuas férias?

Provavelmente sofreram algum trauma, algo as assustou e criou esse comportamento... por isso mesmo, escolhia uma abordagem mais calma e passiva, pelo menos para já, do que espicaçá-las quando têm um comportamento negativo.

A ratazana maior comporta-se bem na gaiola: sente-se segura e gosta de lá estar.
No entanto, começa a comportar-se de modo agressivo depois de algum tempo no exterior... sente-se ansioso e excitado.

Eu procuraria arranjar um terceiro espaço, que fosse seguro mas não tão agradável como a gaiola ou interessante como o exterior, por exemplo uma transportadora, onde colocar o ratz durante uns 15 min de castigo depois de ele começar a demonstrar comportamento agressivo.
Ir para o topo Ir para baixo
Siwain
Admin
Siwain


Feminino Mensagens : 413
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 40
Localização : Algarve

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 9:31 pm

Provavelmente será um problema ligado à territorialidade e/ou dominância. Se vos procura para morder pode ser porque vos tenta afugentar do espaço, para que não o tentem colocar outra vez na gaiola. Tive um ratzo que me mordeu uma ou duas vezes na rua porque não queria voltar para a gaiola. Coloquei-o de castigo imediatamente e ele aprendeu rapidamente que morder não servia de nada e deixou de o fazer. Mas neste caso, ele mordia quando o agarrava e não me procurava para morder.

A esterilização pode atenuar muito a agressividade, no entanto existem sempre riscos ligados à cirurgia, os mesmos que existem em qualquer outro animal. Eu esterilizei dois machos solitários com sucesso para os conseguir juntar a outro grupo de machos após muitas tentativas falhadas. As agressões cessaram tanto da parte dos machos esterilizados como por parte dos outros.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ratz.pt
Andre Lopes

avatar


Masculino Mensagens : 47
Data de inscrição : 10/01/2014

Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitimeTer Jan 14, 2014 9:41 pm

Muito obrigado pelas respostas!

Respondendo por partes;

Sim, ela só ataca fora da gaiola. Nós costumamos soltá-las e sentamo-nos no chão para brincar com elas.
Ela anda por lá, á nossa volta. Começa a ficar excitada e aos saltos, a correr de um lado para o outro.
Depois é uma questão de tempo até passar pelos nossos braços/mãos, e morder. Mas antes de morder, ela passa algumas vezes sem atacar. É só quando se nota que fica "excitada", como se sentisse muito á vontade no espaço fora da gaiola.

Notamos que este comportamento começou depois de as termos deixado no hotel.

Eu hoje soltei os dois. Mas mal mordeu, pondo-me a sangrar, foi imediatamente para a gaiola de castigo...
Nós temos algum receio porque mesmo com luvas grossas de moto, ela morde e fura a pele na mesma, sangrando, tal como a minha Mãe tinha duas camisolas polares e mesmo assim ficou a sangrar. Por isso é que temos algum medo, porque quando ataca, ataca a sério! E nós já temos as mãos completamente mordidas...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Uma das minhas ratz morde - urgente. Empty
MensagemAssunto: Re: Uma das minhas ratz morde - urgente.   Uma das minhas ratz morde - urgente. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Uma das minhas ratz morde - urgente.
Ir para o topo 
Página 1 de 7Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» URGENTE - 2 Ratz machos com 11 meses para adoção
» As Minhas 4 ratz
» As minhas 4 ratz!
» A saúde das minhas ratz
» As minhas ratz não querem saber do WC!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Cuidados :: Comportamento-
Ir para: